Transformers: O Último Cavaleiro
Filmes - Ação, Aventura, Ficção Científica
Transformers: O Último Cavaleiro (2017)
(Transformers: The Last Knight)
  • País: EUA
  • Classificação: 14 anos
  • Estreia: 20 de Julho de 2017
  • Duração: 149 min.

Transformers: O Último Cavaleiro | Crítica

Michael Bay depura seus interesses e faz o filme mais desconjuntado na série

Transformers: O Último Cavaleiro é um filme narrado por um lorde inglês com sinais de senilidade, como fica claro e torna-se motivo de piada na primeira cena que Anthony Hopkins e Mark Wahlberg dividem entre si. Essa informação pode parecer dispensável, afinal que diferença faz saber de quem é a perspectiva narrativa nesses filmes de Transformers que, um após o outro, se alteram e se anulam para manter a mesma repetição impessoal. O tal lorde não é menos funcional ou dispensável do que qualquer outro personagem da franquia criado antes para racionalizar o absurdo. A questão essencial, aqui, é sua condição de narrador senil.

Só isso justifica (pelo menos do ponto de vista diegético) o completo desprezo com que o quinto filme, ainda mais do que os anteriores, estabelece relações precárias de causa-e-efeito para levar seus personagens de um ponto a outro. Há o acadêmico ou cientista que estudou tudo, ele dita os caminhos dos guerreiros, mas toca o telefone e alguém diz que o caminho é outro, e o grupo se divide ou muda de direção, e de repente surgem os perseguidores (porque estar em fuga é a grande desculpa para correr sem rumo) e os tiroteios começam, e assim como tudo é filmado como clímax emocional em Transformers são também os tiroteios, então sempre há uma cavalaria a mais para chegar e salvar o dia no meio do tiroteio, o que reúne os personagens por fim.

Não há causalidade possível, de qualquer forma, dentro de uma franquia que aplica pequenos reboots a cada longa, revisando sua mitologia para ficar mais e mais revelatória a cada nova investida dos Decepticons à Terra. Há franquias que abraçam sua vocação episódica, como Velozes e Furiosos, mas depois de cinco filmes Transformers se recusa a seguir esse caminho: seus personagens acreditam que a mitologia é tudo, embora visivelmente ela não valha nada, e nessa crença todos eles parecem, no fim, dividir a mesma senilidade. Seria como juntar todas as maiores personalidades dos últimos séculos e dizer que eles fazem parte da mesma abençoada linhagem familiar - o que aliás Transformers 5 faz.

O que torna O Último Cavaleiro interessante dentro da franquia e da obra de Michael Bay é que o diretor, ao contrário dos personagens da sua criação, tem plena consciência do contexto. Se os maiores cineastas passam a vida profissional depurando um estilo e uma visão de mundo, buscando a essência das coisas, é possível dizer o mesmo de Bay: Transformers 5 é uma colagem de momentos e de dinâmicas que interessam o diretor desde seus primeiros longas. O que o desinteressa - plot, arcos dramáticos, viradas - é negligenciado ou simplesmente desconsiderado.

Michael Bay não é um diretor de ação, o que o interessa não é a ação como mecanismo que movimenta uma narrativa. O que vale para Bay - como o novo Transformers atesta - é a pose, a plasticidade. O nome dele aparece nos créditos finais sobre uma veloz panorâmica de dunas, não importa que deserto seja. A fotogenia é o idioma e a brodagem, a única dramaturgia possível. Todo personagem deste filme poderia estar também num vídeo de academia de Kléber Bambam, cego de adrenalina, dando soquinhos no amigo do lado a título de empatia, e assistir a um Transformers do começo ao fim é como ver em glitch o monstro saindo da jaula, mas o monstro só promete, põe a cabeça pra fora e nunca sai da jaula de verdade. A jaula é... o enquadramento.

O que temos neste filme, acima de tudo, é a consagração de Bay como ensaísta fotográfico das imagens isoladamente mais bonitas que os trailers de blockbusters são capazes de compilar. Pode ser o suficiente para ele como artista mas a essa altura do campeonato é pouco para manter a franquia no topo. De volta à comparação, é curioso notar que Bay identificou em Transformers, bem antes de Velozes e Furiosos, a vocação para a galhofa - assumida em espírito mas não como processo. Todo ator não-robô num filme de Transformers precisa ter consigo alguma noção de timing cômico. O que falta, então (e o filme solo de Bumblebee pode trazer), é a mudança de registro, ser mais uma franquia de filmes mesmo e menos essa ilusão insana de uma grande orquestração de um universo coeso, que até agora sequer dominou os rudimentos do começo, meio e fim.

Nota do crítico (Regular) críticas de Filmes
 

vamos aguardar o novo filme que vai vir so do bumblebee que vai ser por outro diretor

Perderam a noção!! Filme sem sentido e mal feito.

To brincando não kkkkk o filme é foda sim, me diverti pra caramba, pensando até em ver de novo, o visual é espetacular. Não fala assim do Optmus, ele pode fazer o que quiser, Guilherme Briggs mito!

Esse filme nao merecia nem 1 ovo se quer! Sua critica foi mais realista e condizente com o filme.

esse foi o pior filme da franquia, o ultimo antes desse ainda foi bem divertido, mas esse é ridiculo! Totalmente dispensável

ta brincando ne? Pior filme que ja vi na minha vida, chato, longo, poucas cenas de ação, sem nexo nenhum e o pior, OPTMUS PRIME a cada 10 minutos fala: Eu sou optmus prime! Toda hora...parece um retardado, um dos piores filmes que ja vi, e sem duvida o pior filme que vi no cinema nos ultimos anos.

nao cara nao foi, eu fui com expectativas para esse filme pois sempre achei legal a franquia, mas sinceramente arrependi de ver esse filme, muito chato e cansativo e sem nocao

Na boa, galera chata ein. O filme é foda, engraçado, divertido e com cenas espetaculares. A galera se deixa levar pela opinião coletiva em massa. Pintam que uma é uma bomba e todos seguem a risca. Esse 5 foi quase tão bom quanto o primeiro.

Assisti o filme e sinceramente achei essa nota dois ovos bondosa demais... História fraca demais e em certos aspectos se contradiz com o que aconteceu nos filmes anteriores. Cenários bem feitos, mas desperdiçados pela porcaria da "câmera nervosa" que não para quieta nem nas cenas mais calmas, como no castelo cheio de referências à mitologia Transformers que não podiam ser vistas direito por causa da câmera que não focalizava nada por mais de meio segundo. Personagens rasos que foram apenas introduzido na história para servirem como figurante de fundo. E é claro os esteriótipos preconceituosos que o Bay adora, como a mulher que não consegue dirigir direito e o garoto latino que aparentemente nasceu sabendo fazer ligação direta em automóvel. Enfim, me arrependi de ter ido ao cinema para ter assistido um videoclipe de duas horas e meia...

Aliás, pelo motivo mais esdrúxulo possível...

Filme horrível, tudo vira uma confusão...foi uma decepção.

DC são infinitamente melhores em história...assim ne...tirando alguns filmes ae...nao to falando de quadrinhos...

O filme é o samba do transformer doido... Inacreditavelmente bizarro e ruim! O primeiro filme da franquia foi bacana e coeso. O segundo forçou a barra, o terceiro chutou o balde. O quarto se desconectou de tudo e todos e quinto... bem... virou piada.

Pode crer.

Esse filme é péssimo. Nota 0,4.

Povo brinca só... É que muitas vezes uma opinião, por sua simplicidade, é muito mais compreensível do que as complexidades de uma crítica profissional (do ponto de vista diegético)

É exatamente isso q eu penso kkkk nao consigo odiar esses filmes :P

Gente, eu posso ler um texto do Hessel em qq lugar, em qq lingua e sempre saberei que foi ele o autor hahaha

Oi, moça . Eu não zoei o Hessel, não . Mas considero que crítica e opinião, correm alí, lado-a-lado. E muitos de nós entramos nessas postagens apenas pra saber se o filme é bom ou não. Eventualmente tiramos um sarro do Hessel pra dar mais graça, pode ficar despreocupada .

Acho que Hessel dar um 2/5 fala em contra da sua própria crítica, ou tal vez esse Bay fotográfico do que fala tocou alguma corda de sensibilidade dele, porque mal consegui terminar de assistir o longa. Tem poucos filmes que eu realmente recomendo poupar seu dinheiro e não assistir nunca, este é um deles.

Sinceramente, não consigo imaginar nenhum momento do filme que o Michael Bay possa ter levado a sério. Acho que o tempo todo ele estava rindo do absurdo que é tanta gente e dinheiro envolvidos nessa gigantesca piada de mau gosto. Simplesmente insuportável. No início ao fim.

Pode crer... Agora Transformers tá pura bagunça.

"mas como um todo o filme é bom" não é não

sim...o cara exagera no rebusquês, não entendo a necessidade de tornar complexo um texto que deveria ser claro e passar a mensagem sem maiores esforços

na boa, nem é tão ruim assim, tem seus momentos zoados, mas como um todo o filme é bom, não dá para comparar com transformers que é ruim como um todo...e bom em alguns raros momentos

pra isso prefiro aquele que tem o wolverine...que os robos lutam no ring...aquele filme é bom demais

já tem em hd com uma imagem boa pacas

sim, planos muito proximos, camara rápida demais, tem hora que vc só ve engrenagem na tela

menos, menos...dava pra curtir a pancadaria, agora tá ficando massante mesmo..menos do mesmo

caraca...optimus é o herói dos heróis...

mas não tem jeito, é ruim mesmo..eu gosto de filmes de ação e não gosto de ficar falando cinemês "traveling de contra plongée" mas entendo um pouco do assunto e gosto de classicos..mas assim, nem colocando o cérebro em ponto morto dá pra aturar esse filme novo, é ruim mesmo

Aí, carros 3 foi muito bom, em alguns pontos melhor que o primeiro...

com certeza...cade o 2 que não sai...?

olha o cara gastando o cinemês...."traveling em contra ponglée"...fala que é enquadramento de baixo pra cima pro povo entender...

melhor da serie vc trolou forte

mas sempre alguma coisa se salvava, vc simpatizava com alguém , tinha algum fio da meada, etc...alguma cena épica... Esse não tem nada...minto, a unica cena que presta é a briga do optimus com o Bee, o resto..mais do mesmo, ou dizendo menos do mesmo

concordo, foi sofrido ver uma serie tão boa ir deteriorando..

Realmente, o filme é ruim que dava..o anterior já foi ruim mas tinha...DINABOTS...e foi legal...dessa vez nada salvou o filme...olha que gosto de transformers, mas esse foi intragável...um recorte de cenas de batalha em um roteiro desconjuntado

Não vi nada de errado na crítica do Hessel. Porquê estão zoando? E outra, o que o Murilo escreveu não foi uma crítica, foi apenas uma opinião de espectador normal (Obs: não estou falando mal do Murilo, até porque eu também não tenho competência pra fazer uma crítica de verdade, afinal eu não sou um crítico).

Só agora você percebeu isso? Ele faz isso desde o segundo. Só o primeiro presta. Ponto.

O diretor nao tinha nada pra fazer nesse filme , então resolveu , criar uma sociedade secreta wtf , que protegia a origem dos Transformers por mais de mil anos , sendo que tem registros de fotos e videos , como eles protegerem isso eu não sei , da onde que vem todo aquele equipamento alienígena, na sala dele ? Wtf ??? Muitas coisas não fazem sentido nessa porcaria de filme

Mano a coisa que mais irritou foi as piadas sem graça a cada 10min , e tbm o fato de quase todas as cenas de Optimus , ele diz que ele eh o Optimus , só que tipo a cada 10min , já entendemos que vc eh o Optimus , e o romance dos dois principais eh uma tortura tbm . PIOR FILME DA SAGA

Longo e cansativo demais, se tivesse uma edição mais enxuta seria um bom filme

Em entrevista ele falou que foi divertido filmar. E que não tem frescura para escolher seus trabalhos...

Não, é o personagem do Mark Whalberg mesmo...

5.3 - IMDB 15% - Rotten 28 - Metacritic mas que belo filme, heim

não diria que foi o melhor não, aliás o ultimo que já não foi tão movimentado como os 3 primeiros ainda se saiu melhor do que esse, é um bom filme sim, mas se perdeu por desenvolver a trama de um jeito confuso e demorado, basicamente o bom do filme fica pra parte final do pega pra capar mesmo, mas quem não viu ainda, vá ver, pois liga para a parte final que agora que fizeram do jeito que foi não imagino como vai ser a entrada do Unicron esse se acordar é o fim de tudo da forma que fizeram

concordo os da DC são infinitamente melhores em história, e os da marvel mais pra família ver mesmo embora seja muito bons também não menosprezo que venham mais filmes !

teria que ter um reboot no atual pois Beast Wars se pega a história original dos transformes e não a versão cinematográfica onde não houve Arca caída a milhões de anos na terra, mas seria legal, tudo relativo a Transformers é muito bom, acompanho desde 83 desde criança, o universo deles é bem amplo e com muitas possibilidades, apesar das criticas de todos achando serem muitos robôs e explosões, o que esperam que seja ? é uma guerra de uma raça inteira de robôs, seria como qualquer filme de guerra que se possa encontrar, daí a pergunta, o filme de guerra seja ele qual for também é exagerado ? não gostei muito do como foi montada a história deste filme, ficou meio bagunçado, mas não se pode disser que foi ruim. acho que Beast Wars cairia mais na graça dos que reclamam do que é Transformers ! mas mesmo assim Megatron e Optimus estariam lá e suas contrapartes do futuro, kkkk

feiosin, tô zoando cara, nem assisti o filme, e provavelmente não vou. Acredito no seu comentário. Não sou expert em nada, só tava com tempo vago pra comentar. e fiz essa zoação. fica em paz, valeu!!!

Uma bosta! Michael Bay cagou nos transformes.

Esse filme foi melhor do que o anterior. Teve humor e uma trama mais convincente. Mas poderiam dispensar o Mark Wahlberg: ele é pouco interessante para a história. Os efeitos estavam bons e ainda fico me perguntando para que serve o 3D é não houve nenhuma cena expressiva para tal tecnologia. E pagamos a mais para nada. Mas o filme foi melhor do que o anterior, isso não tenho dúvidas. O crítico estava de mau humor para comentar. Dou 3 estrelas ou ovadas.

O melhor filme foi esse último ? O único que prestou foi o primeiro, esse de agora foi um lixoo.

"e quem não leu ou foi burro apra entender" rlx cara...fui ver o filme...nao comparar um filme com uma hq... os filmes da mavel sao infantis...os da dc tentam ser serios mais nao tem um roteiro bom...nao precisa ficar com raiva :V

será que é pq te malgo da HQ desse heroi que ele nunca superou, e quem não leu ou foi burro apra entender, acha que tudo aquilo é o plot? kkkk

kkkkkkkk

Bom...pelo menos os da Marvel Studios sao divertidos de ver...os de certas outras produtoras...tem o nome de uma mae como plot :v

Queria filme do Beast Wars.

Outra crítica sobre o filme: https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2017/07/19/transformers-o-ultimo-cavaleiro-2017/

Assistir é uma coisa, gostar é outra.

"Todo ator não-robô num filme de Transformers precisa ter consigo alguma noção de timing cômico." Engraçado, aqui o Hessel descreveu sem querer exatamente como funciona a escolha do elenco dos filmes do Marvel Studios.

Parceiro... até hj não tive a coragem de ver esse Sem Dor, Sem Ganho. Falando a verdade eu desisti de assistir os filmes do Bay... tbm não vi o 13 Horas... Mas vou tentar novamente ver o Sem Dor, Sem Ganho, por causa do seu comentário.

ja assisti pelo menos 4 desenhos diferentes deles e os filmes representam eles muito bem: uma história zuada de robôs armados até os dentes explodindo coisas.

Pra que o roteiro neh parceiro? "já sabemos da historia".... Ah... pra que ir ver o filme então?

quando transformers forem heróis a gente conversa. pessoal critica sem nem ter assistido 1 desenho do transformers (inclusive o pessoal do omelete) e quer dar pitaco kkk. critica marvel e dc porque pelo menos esses eles tem conhecimento dos quadrinhos.

CARA EU ACHEI O MELHOR FILME DA SERIE, VC TÁ É LOUCO, NAO ENTENDE NADA DE CINEMA FEIOSIN TU NÃO PAGA 1 REAL PORQUE TU ÉS LISO KKKK NUM TRABALHA, SÓ VAI QUANDO TEM GODELA.

Enquanto ainda existirem imbecis que paguem pra assistir a esse chorume no cinema, essa porcaria nunca vai acabar. Eu faço a minha parte, após o horrendo segundo filme não pago 1 real para mais nada dessa franquia lixxosa. Essa "franquia" representa a mais pura decadência atual do cinema pipoca americano.

Até a crítica do filme é chata de ler, omelete devia usar uma linguagem de mais fácil entendimento.

O Michael Bay não tem vergonha na cara se ele acha que aquilo que ele ta fazendo é cinema. O Hessel ainda fala que é regular séloko, só quero ver Dunkirk do Nolan o omelete sempre foi hater do cara.

Nem perco mais meu tempo procurando entender como esse troço faz tanto sucesso.

Cara, pra mim ficou assim: é melhor que o 4º, não que isso signifique alguma coisa, cliche atrás de cliché (na parte humana), na parte envolvendo os robôs ficou legal, humor ácido e rápido.... o que salvou o ingresso pago pra ver o filme são os efeitos visuais (e eu estava preparado pra isso), PQP, teve cenas ali que eu falei pra mim mesmo ´´uau´´´, usaram bem os efeitos... mas é isso.... como eu estava de bom humor, acho que porque é sexta-feira, eu dou 03 ovos..... o que me deixa puto, é que nas mãos do BENICIO DEL TORO, e com a grana que o estúdio disponibilizou ele faria algo extraordinário, no mínimo.... vejam bem, MICHAEL BAY não é mal diretor, mas eu acho que ele brinca demais com essa franquia, e o estúdio tá nem aí, acho até que eles falam pro BAY: toma aí, faz as suas loucuras, prejuízo a gente sabe que não vai dar.....

melhor filme de robôs não gosto de compara com outros filmes por que cada um tem a sua categoria de filmes roteiro pouco fraco mas os transformes não precisa de tanto roteiro já que 5 filme para que tanto roteiro já sabemos da historia .

Kkkkk

É comprado sim! 2 ovos para esse filme é muito! Brincadeira viu... leva a sério não. Só não aguentei! Comprado ou não, minha opnião é que o filme está fortemente ruim. Abs!

Melhor filme já feito! Falo com tranquilidade.

click here now >> http://bit.ly/2q6vZAE

Que filme HORRENDO, na verdade nem sei se pode ser chamado de filme... vou chamar de amontoado de cenas aleatoreas juntas por 2h30

Sinceramente acho esse filme superestimado demais, ele se segura bem até o meio do filme, porém, depois que o Ron Perlman aparece o filme fica uma porcaria....

O primeiro filme foi um sucesso também , aliás fez mais dinheiro que os Vingadores, ou não?

Quem for vá pelas cenas de ação que é só o que tem e salva (um pouco) o filme.

Só o primeiro tem história, os demais não tem qualquer arco. Mas, Bay faz do cinema uma estranha arte. O futuro dirá sobre ele.

Olha, gosto de Transformers, o primeiro é ótimo, o segundo é fraco mas a batalha final é bacana, o terceiro eu gosto e o quarto é esquecível, mas esse quinto é.... ridículo! Horrível, pior disparado da franquia, todo desconexo, diálogos toscos, aliás, não tem diálogos, os personagens só gritam um com o outro o filme todo. História bisonha, acho que quem escreveu esse roteiro estava drogado, a ideia de misturar lendas com a história dos Transformers ficou horrível. Nem as batalhas salvam! Detestei, o Michel Bay enterrou a franquia com esse filme, deviam fazer um reboot geral, Transformers com essa equipe aí acabou. Não consigo acreditar que os caras tem uma sala de roteiristas e sai uma bomba dessa! O filme é uma vergonha alheia total.

não acho horrorosa sem contar que é um derivado de desenho animado que é exatamente o que tá na tela os 3 primeiro adaptam ate bem os enredo de mais de 30 series que existem hoje mas o quarto vc ver que já aquilo não funciona mais e com esse ai vc tira a certeza

Murilo Perreira eu acho que maior problema do Transformers 5 foi a montagem mal feita, o filme é extremamente bagunçado, por mais que eu ache que a franquia sempre se propôs a não ter uma História elaborada e a focar na ação, infelizmente não tem como defender o 5°, e olha eu tbm sou muito fã da franquia eu adorei os 4 primeiros filmes e na boa eu nem consigo odiar o 5, mas tbm não tem como defender tanto.

Olha eu sempre gostei da franquia, eu adoro os 4 primeiros filmes, mas cara...como fã eu fiquei decepcionado. Eu não consigo detestar esse 5° filme, mas tbm nem tem muito como defender.

Vou assistir do mesmo jeito!!!Esse Hessel não gosta de nada, eu nem levo em consideração críticas feitas por ele!!!

Só vi os dois primeiros, depois vi que ia virar um Jigsaw, passei.

Fórmula Transformers ; °Fazer conexão com passado °Por um objeto mágico/tecnológico que sirva como MacGuffin °Discurso do Optimus °Guerra e explosão

O Megatron é o último cavaleiro?

Pra mim, ele só acertou a mão com A Rocha e Sem Dor, Sem Ganho.

Anthony Hopkins devia estar com o IPVA na Inglaterra atrasado, para ter topado fazer esse filme.

verdade...grilei com isso, e tem coisas piores.

O Michael Bay tem um filmaço no currículo, A Rocha. Um dos melhores filmes de ação da década de 90. Frenético, divertido, bonitamente fotografado ( aquele travelling em contra plongée em slow, com o Cage fazendo cara de coitado, é bonito dimais )... Mais o mito Sean Connery deitando e rolando e com o Nicolas Cage no auge da fanfarrice.... É sem duvidas o melhor do Bay. Depois vem os Bad Boys, a Ilha e o primeiro Transformes... Esses três são bons filmes. O Michael Bay deveria ter parado no primeiro Transformes, isso o pouparia do desgaste natural.... são dez anos fazendo a mesma coisa.... Saturou. Apesar dele ter gerado um lucro absurdo com os três filmes seguintes, criativamente não foi bom para ele e nem para a franquia. O cinema do Michael Bay piorou com esses filmes.

Acho que o Bay deveria abandonar a franquia e fazer um Reboot sobre a queda de Cybertron.

Serião, Decepticon assaltante de banco??? Acho que nem vou gastar internet pra baixar o filme quando ja tiver em Full HD kkkkkkkkkkkk

É dificil igual os filmes de Resident Evil kkkkkk. Assisti o RE 6 em casa, e meu deus, a cada segundo de cena de ação tem 10 cortes de câmeras, se eu tivesse visto o filme no cinema em Imax acho que tinha dado um ataque epilético haueehahueaauehaaueha.

Ainda não vi o filme, mas pelo jeito não presta igual aos 3 anteriores (o primeiro acho um bom filme).

Eu também gosto muito da música e da absurda fotografia, é um dos filmes mais bonitos já feitos, e eu acho que ele tem alguns monólogos em off bem reflexivos, que diferente do último filme do Malick não são apenas pseudofilosofia, eu realmente consegui ser tocado pelo filme em alguns momentos. Mas o roteiro é muito mal estruturado, personagens aparecem e desaparecem da história do nada, o primeiro ato é muito corrido, muita coisa no filme é dita e não mostrada, e a direção do Malick ta exageradamente experimental, aquelas distorções gigantescas de lente não acrescentam em nada e enchem o saco rapidamente. O filme também tem muitas cenas que poderiam ficar de fora do corte final, e muitas cenas que aparentemente deveriam ter ficado no corte final, mas foram cortadas.

Eu lembro que no 1 filme dos transformers o bacana da molecada e fas eram ver as carros se transformando em robos com aquele som muito louco da transformação. Hoje nem isso se ver mais nos trailers e a aparencia deles estão mais pra Aliens do que pra Robôs.

Eita, pelo que parece, para esse filme ser ruim tem q melhorar muito.. kkk Esta td mundo descendo a lenha nele, nem o Omelete consegue disfarçar.. Estão falando ate q o Michael Bay esta destruindo o cinema com esses filmes dos Transformers.. Tomara q ele vá mal nas bilheterias, caso contrario esse tipo de filme vai ser padrão.. Iria aparecer vários outros filmes sem roteiro, sem historia e desconexos..

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus