Vida (2016)
Filmes - Suspense, Ficção Científica
Vida (2016)
(Life)
  • País: EUA
  • Classificação: Não definido
  • Estreia: 20 de Abril de 2017
  • Duração: 104 min.

Vida | Crítica

Filme tenta reciclar o que há de melhor em longas espaciais, mas não empolga
Daniel Espinosa (Crimes OcultosProtegendo o Inimigo) resolveu dar um tempo em suas histórias policiais e embarcar rumo ao espaço com um time de seis astronautas vividos por Jake GyllenhaalRebecca FergusonRyan ReynoldsHiroyuki SanadaAriyon Bakare e Olga DihovichnayaVida, mais recente filme de terror do diretor sueco, narra a descoberta de vida em Marte, mostrando desde a euforia inicial de ver um novo capítulo da história da humanidade sendo escrita até o desespero por conta das coisas não acontecerem como esperado. Com uma premissa já bastante explorada, não é surpreendente que o filme se construa com base em referências cinematográficas - o longa parece uma colcha de retalhos de vários outras produções espaciais.
 
Grande protagonista do longa, o alien Calvin - que recebe o nome em um batizado gigantesco na Times Square - começa como uma criatura promissora. Como o personagem Hugh Derry (Bakare) pontua em uma das cenas, o ser é formado por células que são ao mesmo tempo olho, músculo e cérebro. Começando como uma estrutura mitocondrial fortificada e evoluindo rapidamente até se tornar uma espécie de ameba assassina que cresce fagocitando matéria orgânica, o estágio evolutivo final do alienígena decepciona por ser o clichê do que se espera de ETs em filmes de terror: uns tentáculos de um lado, algo de pegajoso, uma cabeça insectóide e, voilà, temos um ser do espaço.
 
Sobre a tripulação, vale dizer que as cenas focadas no desenvolvimento da personalidade dos personagens são insignificantes. Em dado momento, temos o dr. David Jordan (Gyllenhaal) divagando sobre estar muito tempo no espaço e sobre não querer voltar por não se sentir em casa na Terra. O personagem de Hiroyuki Sanada aparece em uma passagem comemorando ter se tornado pai, o de Bakare fala sobre a gravidade zero ter sido uma espécie de libertação para sua paraplegia. Nada disso é fundamental para a história, com uma leve exceção para a situação de Gyllenhaal, que posteriormente usa seu senso de pertencimento espacial para justificar algumas de suas ações na trama.
 
Apesar disso, a superficialidade dos seis tripulantes é justificável: nenhum deles está ali para alimentar o apego dos espectadores, visto que a narrativa do filme se desenrola nos moldes de uma versão espacial de filmes como Pânico. Aliás, falando em outros filmes, é importante pontuar que não há absolutamente nada de inédito em Vida. Uma fotografia incrível do espaço já foi vista em Gravidade, um grupo de astronautas lutando contra um invasor alienígena já foi visto em Alien - O Oitavo Passageiro e o Ryan Reynolds interpretando ele mesmo também já foi visto em algumas comédias românticas e filmes de super-herói.
 
Curiosamente, o filme sobre a descoberta da vida em outro planeta se torna um longa sobre os sacrifícios que o ser humano é capaz de fazer em nome do instinto de preservação da vida na Terra. Para quem nunca viu o clássico de Ridley Scott do fim da década de 1970, a produção pode ser interessante, mas, mesmo assim, falta algo de complexidade na trama que permita ao espectador sentir-se minimamente desafiado intelectualmente na cadeira do cinema. A premissa é fraca, a história é óbvia e, para enumerar algo de realmente positivo no longa, o visual é bastante caprichado. Verdade seja dita, o filme em momento nenhum aparenta ter a pretensão de ser mais do que apenas divertido e cumpre essa missão - mas, levando em conta as fontes nas quais ele bebe, poderia ter alcançado um resultado final muito maior.
Nota do crítico (Regular) críticas de Filmes
 

Sim, há muitas bobagens e clichês no filme. Mas como assisti sem muita expectativa, me diverti.

Pois é.

Amigão, boa tarde. Obrigado. Eu apenas tentei traduzir o que o filme efetivamente é, bem lá no fundo. Não há originalidade alguma na história, ou no roteiro. Tecnicamente o filme até convence (boa fotografia, boa edição sonora - música nem tanto - boa montagem e efeitos visuais). Mas é só. História surrada, roteiro um tanto pueril e atores ruins ou não empenhados em tentar alguma interpretação não convencional (Ryan Reinolds, por exemplo, afora Deadpool, só interpreta ele mesmo). Como você disse: se é para levar como divertimento descompromissado, esquecendo os filmes antecessores BEM MAIS competentes, OK. Do contrário, não vale os 20 paus do aluguel de um Blu Ray (média de preço aqui em Curitiba). Abc!

kkkkkkk, vai lutar com os macacos.

vixe, ou tu tem 10 anos ou memória muito ruim, ou problemas cognitivos. filme ruim, no máximo mediano.

o problema é justamente haver esta colisão, ultra mega power plus blaster cliche. beira o absusdo. até minha tataravó podia prever isso, não acha?

certinho.

kkkkkkkk, tipo isso.

tu é louco ou tem treze anos?

cara, sua crítica foi perfeita, o filme é muito ruim, clichê e sem originalidade alguma, de 0-10 recebe 5 por ter um pouco de tensão e suspense, dá pra divertir os iniciantes no assunto.

isso, dois, pra mim também acabou alí, tipo deixou de ser um filme pra levar a sério, e ficou só na diversão e suspense mesmo, sem falar que ficou totalmente previsível o quer viria a partir da li.

sim, sim, hahahaha, esse é uma dois muitos erros crassos do filme. foda né?

PRA MIM NOTA 5 .filme cliche, com personagens burros, beirando o amadorismo imbecil, tipo deby e loyde mesmo. filnal super ultra mega cliche, nada inovador, pouco melhor que alien convenat. nada mais.

ISSO, ISSO! SINTETIZOU TUDO.

seria uma trama mais enlaçada, mas o filme é cliche de mais, em alguns momentos ridículo, como em alien convenant

claro, super imbecilmente óbvio este final. ridiculamente óbvio. lastimável. poderia ser um bom filme.

O final deve ter sido daquele jeito para talvez fazerem uma continuação, mas achei um final meio bosta de qualquer forma.

Achei isso forçado também.

Não gostei, o final foi óbvio demais. Fizeram daquele jeito para talvez ter uma continuação?

Um plot interessante seria a criatura começar a se desenvolver (com o filme indicando uma passagem de tempo maior, 1 ano ou mais de pesquisas dentro da estação espacial), e atingisse uma forma próxima a humana (mas desenvolvendo de forma mais acelerada), e passasse a emular a nossa espécie, tanto na aparência quanto na personalidade. Com isso, ganha a admiração e confiança da tripulação, mas seu intuito é chegar ao planeta e se estabelecer.

Filme fraquíssimo, cheio de erros científicos, personagens burros para dar continuidade fácil à trama e final extremamente forçado para chocar.

É bom, mas não é melhor que Covenant. Se tiver sequencia vou querer assistir pra ver no que dá esse bicho por aqui.

Gostei do filme , o elenco tá muito bem , se tiver uma continuação , pode ser ainda melhor.

É um bom filme, nada mais doq isso...nota 6. Infelizmente, pq a ideia inicial parecia mto boa, o "nascimento" da criatura e o desenvolvimento dela no início criavam margem para algo criativo e diferente. Uma pena q caíram no clichê da criatura "padrão" ao invés de criar um novo tipo de ameaça, como Alien, O Enigma de Outro Mundo é mais recentemente, A Chegada fizeram, cada um na sua época. Um pouco mais de criatividade aí, é o filme poderia ter sido salvo.

cara, pelo q eu entendi, as duas cápsulas de fuga provavelmente estavam já na direçao da terra. a capsula da mulher saiu do curso pq colidiu com destroços no caminho. a nave do jake continuou em direçao da terra pq ele nao conseguiu empurrar a alavanca na hora H... fica implicito isso num plano q mostra ele com a mao esquerda no manche, mas o Calvin estrangula ela na hora.

Eu tbm

pelo que eu entendi ela forçou a nave dela ir pro espaço também achando que a nave dele iria mas o calvin conseguiu guiar ela pra terra

Só achei previsivel quando caiu na Terra msm

segura essa referência

Olá vim do futuro próximo, eles vão usar Head & Shoulders pra matar o bixu piruleta

Gostei do filme, conseguiu manter a tensão. Não é perfeito, tem seus problemas principalmente na parte do japa e no final trocado. Mas em relação a manter o suspense, da um pau em Prometheus e Covenant , duas bostas que só se venderam pelo nome do diretor... no quisito suspense, esse filme ficou acima.

E deu 3 pra porcaria de Monstros ¬¬ Filme alias que mal apaecem monstros, daí os caras me contratam o diretor pra fazer Godzilla e: adivinha Mal aparece o Godzilla

WHATAFUCK!!! "Sci-fi politizada tem efeitos de profissional e narrativa de amador" Marcelo hessel ?!?!?!??

WHAT?!!?!!?!?

Ah entendi então, e a nave dela parou no espaço devido os detritos terem pechado na nave... ficou melhor assim, mas na hora eu pensei que ele tinha EVOLUIDO demais haha "WTF?!?!?"

Acho q assistimos filmes diferentes, pra vc falar q esse é o melhor filme desde Alien das duas uma, ou vc tem 8 anos de idade ou então não vimos o msm filme.

Concordo em gênero, numero e grau. Um Plot Twist q além de mal-feito foi super previsível.

nao cara... como foi dito no filme a nave tem como destino base a terra... o maluco la ia levar para o espaço manualmente "se tivesse tempo suficiente" como ele mesmo disse... oq da a entender eh q n teve, que foi atacado antes...

CALVIN aprendeu a pilotar ??? ahihaiuah

Um filme melhor sim que o Covenant. Agora se formos falar em referências, qual filme não bebe em outras fontes? Quer dizer então que quando Nolan e seu Interestellar copiam descaradamente o clássico 2001 e até o singelo "Contato" pode, mas quando não é um Nolan da vida não pode? Vai entender o povo.

o Calvin aprendeu a pilotar a nave? Sério? Foi isso mesmo? Hauahiahauh

hahahaha cara esse final foi mto besta

Cara eu me perguntei a mesma coisa, até previ o plot twist bem antes - acabou nao sendo chocante pra mim :/ - mas deve ter sido 1) a nave dela pechou num pedaço de nave, tanto que ela saiu rodopiando, 2) a nave dele, o Calvin deve ter pilotado haihauauahauahhauaha

A mesma raiva que dá do super herói super man. O alen é super over power de poderoso, nada nem arranha o bixo, ai fica muito apelão a proposta do filme.

Eu não fui enganado, qdo eu vi eles embarcando de volta para a terra eu sabia q existia a chance de a mulher e o cara se ferrar, a vida é assim.

Seu resto de aborto! kkkk

B o s t a é você seu moleque de m e r d a !!! Queria só ver se tu teria coragem de me mandar calar a boca pessoalmente, frangote!!! kkkkkkkk

Sua vida já é uma b0sta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk calaboca seu merd4..

Acho que uma das premissas do filme é a de que Calvin é inteligente. Talvez ele tenha entendido que precisava do astronauta para que a cápsula fosse aberta na Terra. Ainda sobre o final, houve uma colisão que danificou a outra cápsula. Por isso a astronauta não conseguiu pilotá-la. Concordo que o filme não é perfeito e tem algumas inconsistências, mas é um bom horror espacial.

Quando a ameba pegou o instrumento de corte e cortou a luva.... Pra mim, o filme já foi naquele segundo. Até ri 😂😂😂😂😂😂

Alguém me explica pq os dois pilotaram errado no fim, a ponto de trocarem a direção das naves de fuga? Mandaram o bixo pra terra?!?!?!? como assim?!?!?!?

cerveja

Tu não pode pode ter assistido a mesma galhofada dos astronautas trapalhões que eu assisti.

Olha, desculpa se fui rude. Não foi a minha intenção. A final cada um com seus bois. Até.

Amore, você não sabe aceitar opniões alheias e discutir uma coisa de forma saudável e a gente que é burro? Da licença ai kid

Colcha de retalhos e clichês do início ao fim, sem demonstrar a menor competência de seus antecessores. Referência óbvia, Alien (1979) é copiado, descaradamente (há até uma cena que remete diretamente à obra de Ridley Scott, envolvendo o invariavelmente péssimo Ryan Reinolds). Outros filmes claramente imitados: The Thing (1982) e The Blob (1958 e 1988). Os seres humanos presentes no filme são apenas o contraponto para Calvin, já que, embora representem o pleno domínio da tecnologia para manter um artefato orbitando a Terra, não se mostram minimamente efetivos em trancar uma escotilha e ejetar o capiroto marciano para o espaço exterior. Tudo se resume à tríade: a) despertar a praga, b) fugir dela e c) morrer no fim (hellooo Doom???). Há até uma esperança à la The Martian nos debates "filosóficos" entre os astronautas trancados em um ambiente claramente claustrofóbico. Mas o texto do roteiro termina quando Calvin resolve tomar as rédeas da situação (literalmente), já que consegue manipular ferramentas para sair do "viveiro de testes", influir nas comunicações da ISS (ser primitivo???) e, ao final, fazer com que um módulo de salvamento, onde está embarcado, não se perca no "deep space" e permita o desembarque em um novo mundo à beira da colonização (coisa que nem o Xenomorfo conseguiu). Se você tem aptidão para perder duas horas de sua vida em um evento que mal lembrará no dia seguinte, esse filme é "a sua onda". Do contrário, alugue os Blu-ray dos Aliens 1 e 2, The Thing e The Blob.

Pelos parabéns, ironicamente, obrigado... Sobre o resto... é melhor nem te responder pra não estender a conversa.. FLWS

Uma porcaria, perdi quase duas horas da minha vida assistindo uma grande palhaçada e com Ryan Reynolds fazendo papel de Deadpool novamente, até esperei o bicho ressuscitar depois que a ameba mata ele.

Alien Covenant assisti duas vezes no cinema. Quem é fã da série Alien vai adorar. Contudo esse filme é bem mais fraco.

Não precisa ficar nervoso. Não estou tentando te convencer que o filme é ruim. Estou dizendo que EU achei ruim. Um abraço.

um bom filme com um final desnecessário. podia ter feito o feijão com arroz que seria mais legal, mas, resolveu fazer um plot twist mal feito. caiu no meu conceito.

Já vi q você é uns dos telespectadores idiotas e com mínimo de inteligência kkkkkkk animal

Inverossímil? Kkkkkkkkk não sei o que você esperava ao "olhar" kkkk um filme de FICÇÃO!!!!!! PELO AMOR QUE POVO IMBECIL!!!!

Não concordo com o texto. O filme é fantástico. Uma dos melhores suspense / terror que vi nos últimos anos. O filme realmente deixa tenso / da medo. O melhor Alien desde Alien (1979). Principalmente saindo junto com Alien Covenant, humilha a franquia no qual claramente se inspirou.

Ótimo comentário! Fazia tempo que eu não olhava um filme tão irritante e inverossímil.

nao é melhor, nao. Covenant é superior em efeitos e atuação

Odeio quando os problemas começam por causa de burrice dos personagens , os cara são astronautas, e ainda cometem falhas como desobediência , e coloca em risco o resto da tripulação

Italo, não foi o desfecho em si que achei incoerente, foi a forma como foi mostrado. Os personagens estavam agindo como se estivessem conseguindo, a reação e as expressões deles indicavam que estavam conseguindo, tudo isso simplesmente para enganar o expectador. Esta é a forma mais forçada de surpreender. A mulher foi mostrada até o último segundo consideravelmente equilibrada, simplesmente dizendo para si mesma "você consegue", e a nave trepidava muito, coisa que só se justificaria pelo atrito com a atmosfera. Já o homem estava frio, encarando o alienígena com ar de superioridade e sem qualquer trepidação na nave, o que seria coerente com a capsula vagando pelo espaço. Tudo isso batia com os cortes, mostrando o homem encarando o Calvin, sem turbulência, seguido da nave seguindo para o espaço, e a mulher determinada, com muita turbulência, seguida da nave entrando na atmosfera. Claro que os cortes poderiam até ser usados para confundir, mas o comportamento dos personagens e das naves não foram coerentes com o desfecho, só isso. Como eu disse, achei o filme excelente, muito bem desenvolvido, acho que vale muito a pena, mas, na minha opinião, a produção queimou o final só para criar uma reviravolta extremamente forçada e desnecessária. Poderiam simplesmente construir este mesmo final,só que de forma mais honesta. Sobre ser imprevisível, realmente não achei, essa possibilidade era totalmente plausível, provável, até bem previsível, uma vez que quase todo filme do gênero não acaba bem. Eu fui assistindo e torcendo para que não fizessem isso porque seria, pra mim, um grande filme terminando como um filme qualquer (volto a dizer, considerando a construção das cenas, não o fato em si). Só terminando, claro, não tira o mérito do resto do filme.

Um "Alien" melhor do que o pobre "Covenant" conseguiu ser. Bons personagens, boa direção, suspense muito bem criado, você não sabe quem será o próximo a morrer pois não tem nenhum protagonismo superior entre um personagem e outro. Gostei muito, apesar de não ser nem um pouco original, faz muito bem aquilo que se propõe.

Nem tudo na vida tem coerência, eles queria fazer uma coisa mas não conseguiram, assim como vc pode querer atravessar a rua amanhã e não conseguir e ser atropelado. O filme apenas tem um tom mais realista, imprevisível.

Vocês são muito burros.

Filme muito ruim!! Um ser que por nada morre e come todo mundo. Depois na cena que o japonês tenta entrar na cápsula que foi pra estação, ela se desprende e abre uma fenda, daí a sucção que acontece ali, teriam morrido os três. Beira a idiotice e subestima a inteligência do telespectador. No final uma astronauta sozinha e treinada não consegue levar a cápsula pra terra mas um ser marciano consegue. Detalhe para os gritos finais do astronauta na cápsula ainda vivo no rio já em terra, o marciano poupou a vida dele por alguns instantes depois de tanto assassinar no filme? Se o seu sentimento assistindo um filme quer uma mescla de agonia com burrice aconselho. Abraços

Se não fizessem aquilo, poderiam colocar a vida dos outros integrantes em risco e toda a missão assumida por eles. A mensagem ali foi dizer que talvez seja necessário perder uma vida para não colocar a vida de um planeta todo em risco.

Filme muito bom. Não podemos exigir tanto de um filme que focou mais no terror/ficção. Não foi colocada nenhum tipo de complexidade para reflexão no filme, como no filme Interestelar, por exemplo. O filme é curto, denso e direto. Ao contrário dos que muitos dizem por ai, não vejo nenhuma semelhança com filmes como: Gravidade e Interestelar, a não ser o fato de se passarem no espaço Gostei muito do filme.

A anaconda do espaço kkkkkkkkk Só visualizando as críticas do filme aqui nos comentários abaixo, realmente existe gosto para tudo nessa vida viu :P pqp o filme mais sem graça, no segundo filme o bicho vai comer a terra em peso, e n vai existir arma para destruir-lo.

Ah cala boca Acabei de ver e é foda!

Não é questão de como quer que termine, é questão de coerência com o que estão mostrando. As reações dos dois pilotos durante toda a fuga não foi coerente com o que ocorreu no fim, tanto que, assim que foi "revelada" a troca de destinos, as reações mudaram abruptamente. Forçaram a barra pra tentar surpreender. Achei o filme excelente até ali, só não gostei da forma como construíram a cena. Eu não escolho final de filme, só gosto de coerência na construção das situações. Sobre assistir Alice, deixa de ser mal educado e infantil, tente aprender a conversar civilizadamente.

Concordo, filmaço!!! Fazia tempo que não aparecia um alien assim, inteligente e assustador. Gostei muito.

Terminou do jeito certo. Dando margem para uma sequencia. Ou vc queria que a piloto caisse na terra e tudo terminasse como num conto de fadas? Vai assistir Alice no país das maravilhas.

Sim, o outro modo de comunicação é pelo whats zap. Ou pelo facebook. Vai assistir filme da Xuxa.

Imbecil é vc seu jegue.

👏👏👏👏👏 um dos filmes mais idiotas q já tive o desprazer de assistir.... um bando de idiotas fazendo idiotice até morrerem ... sem falar na comunicação que fora cortado pelo alien ... que estupidez e essa só existe uma única forma de se comunicar com a terra estando no espaço.. ridículo o filme ..

Gostei! Fazia tempo q nao via um thriller espacial bom!

Eu gostei, principalmente o final, apesar de ter sido mal desenvolvido.

Uma coisa é referencia, outra é copiar isso e só

Coragem viu

Qual seria sua desculpa para passar pano num filme com roteiro e desenvolvimento preguiçoso, caso a janela lançamento de Alien fosse no final do ano. E Vida estreasse sozinha e mesma assim fosse o um fracasso?

Bicho, eu fiquei nesse estado de tão razo é o roteiro não explora nada na criatura, quase parei mas pensei porra vai se fuder tomara que Calvin mate todo mundo e destrua a terra mesma. Meu unico desapontamento é que o final foi covarde por não mostrar as implicações do calvin na terra que seria mil vezes mais interessante do que 6 pessoas que nem lembrava mais o nome delas no final do filme, morrendo uma por uma por quase 2h de filme

Amore, presta atenção no filme. A primeira cena dos dois logo no começo filme, já define tudo. Todo mundo morre. Ela vai pro vacuo ele tras o alien pra terra. Sem falar na sequencia em que as capsulas quase se chocam. É tipo ui advinha em copo meu alien está aqui na mesa. Se você consegue ser surpreendido por pouca coisa. Olha parabéns viu. Mas vamo exercitar mais a percepção das coisas pra não ficar se iludim com coisas tão obvias.

O problema do filme é que os pontos positivos dele, que geralmente faz um filme bom no geral. Já foi visto e replicado no cinema. Vocês precisam entender, que quando você ta lendo uma critica, não a opnião ou a visão de uma entidade/portal/omelete, é de alguém de uma pessoa por trás do omelete. Se você acha OK, ver um filme e os unicos pontos interessantes dele, ja foram mostrados em outros filmes. Tudo bem cara você decide. Um filme nunca vai agradar todo mundo. Lide com isso. E bem o filme basicamente é um Gravidade com um Alien. Teria sido interessante se soubessem explorar melhor os conceitos que riscam na superficie do vidro

Como assim?

o filme é..........ok... Mas que final besta......

infelizmente os 2 filmes sao ruins demais

Um dos filmes mais imbecis que tive o desprazer de assistir. Um festival de idiotices e trabalhadas dignos da típica burrice norteamericana.

Entendo o ponto da crítica. 2/5 Eu gostei do filme, acho que uns 15/20 min a mais, mostrando os personagens melhor e fazendo o telespectador se importar mais com eles seria bacana. A Trama é bem simples e claramente inspiradas nos filmes citados. Mas eu até que gostei! Ele é bem pipocão, não tenta ser muito cabeçudo! Ele sabe que é só um filme de suspense/terror "normal" e ele entrega bem a diversão que eu espero desses filmes mais medianos. Mas eu daria um 06/10 ou uns 3 ovos como é a métrica do site.

EI.. A ESTAÇÃO ESTÁ ORBITANDO A TERRA!!! COMO ASSIM O NOME FOI ESCOLHIDO A ANOS LUZ DE DISTÂNCIA!????

Sério isso cara?

Pra você ver como opinião é relativa: Assisti 'Alien' e não gostei...(achei que era por ser meio antigo, mas não) E eu não "falei besteira", eu falei o que gostei... (talvez a única besteira foi essa: "Se Alien não existisse -não que eu goste-, esse seria O clássico sobre o tema daqui a alguns anos..." já que eu não posso definir o que se torna um clássico ou não) Sobre o final: eu realmente achei que a mulher ia chegar na terra (seria praticamente igual a gravidade, admito) então me surpreendi quando ela não chegou. Só achei errado porque o cara tava vivo, sendo que o alien já tinha aberto o "capacete" dele, então ele deveria estar morto.

Ruim!

filme chato, o cara lá sendo morto pela estrela do espaço e os tripulantes só assistindo sem esboçar nada "seguindo o protocolo.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus