Vida (2016)
Filmes - Suspense, Ficção Científica
Vida (2016)
(Life)
  • País: EUA
  • Classificação: Não definido
  • Estreia: 20 de Abril de 2017
  • Duração: 104 min.

Vida | Crítica

Filme tenta reciclar o que há de melhor em longas espaciais, mas não empolga
Daniel Espinosa (Crimes OcultosProtegendo o Inimigo) resolveu dar um tempo em suas histórias policiais e embarcar rumo ao espaço com um time de seis astronautas vividos por Jake GyllenhaalRebecca FergusonRyan ReynoldsHiroyuki SanadaAriyon Bakare e Olga DihovichnayaVida, mais recente filme de terror do diretor sueco, narra a descoberta de vida em Marte, mostrando desde a euforia inicial de ver um novo capítulo da história da humanidade sendo escrita até o desespero por conta das coisas não acontecerem como esperado. Com uma premissa já bastante explorada, não é surpreendente que o filme se construa com base em referências cinematográficas - o longa parece uma colcha de retalhos de vários outras produções espaciais.
 
Grande protagonista do longa, o alien Calvin - que recebe o nome em um batizado gigantesco na Times Square - começa como uma criatura promissora. Como o personagem Hugh Derry (Bakare) pontua em uma das cenas, o ser é formado por células que são ao mesmo tempo olho, músculo e cérebro. Começando como uma estrutura mitocondrial fortificada e evoluindo rapidamente até se tornar uma espécie de ameba assassina que cresce fagocitando matéria orgânica, o estágio evolutivo final do alienígena decepciona por ser o clichê do que se espera de ETs em filmes de terror: uns tentáculos de um lado, algo de pegajoso, uma cabeça insectóide e, voilà, temos um ser do espaço.
 
Sobre a tripulação, vale dizer que as cenas focadas no desenvolvimento da personalidade dos personagens são insignificantes. Em dado momento, temos o dr. David Jordan (Gyllenhaal) divagando sobre estar muito tempo no espaço e sobre não querer voltar por não se sentir em casa na Terra. O personagem de Hiroyuki Sanada aparece em uma passagem comemorando ter se tornado pai, o de Bakare fala sobre a gravidade zero ter sido uma espécie de libertação para sua paraplegia. Nada disso é fundamental para a história, com uma leve exceção para a situação de Gyllenhaal, que posteriormente usa seu senso de pertencimento espacial para justificar algumas de suas ações na trama.
 
Apesar disso, a superficialidade dos seis tripulantes é justificável: nenhum deles está ali para alimentar o apego dos espectadores, visto que a narrativa do filme se desenrola nos moldes de uma versão espacial de filmes como Pânico. Aliás, falando em outros filmes, é importante pontuar que não há absolutamente nada de inédito em Vida. Uma fotografia incrível do espaço já foi vista em Gravidade, um grupo de astronautas lutando contra um invasor alienígena já foi visto em Alien - O Oitavo Passageiro e o Ryan Reynolds interpretando ele mesmo também já foi visto em algumas comédias românticas e filmes de super-herói.
 
Curiosamente, o filme sobre a descoberta da vida em outro planeta se torna um longa sobre os sacrifícios que o ser humano é capaz de fazer em nome do instinto de preservação da vida na Terra. Para quem nunca viu o clássico de Ridley Scott do fim da década de 1970, a produção pode ser interessante, mas, mesmo assim, falta algo de complexidade na trama que permita ao espectador sentir-se minimamente desafiado intelectualmente na cadeira do cinema. A premissa é fraca, a história é óbvia e, para enumerar algo de realmente positivo no longa, o visual é bastante caprichado. Verdade seja dita, o filme em momento nenhum aparenta ter a pretensão de ser mais do que apenas divertido e cumpre essa missão - mas, levando em conta as fontes nas quais ele bebe, poderia ter alcançado um resultado final muito maior.
Nota do crítico (Regular) críticas de Filmes
 

Olha, no fim comprei a crítica de Alien Covenant também, que garantiram ser outra bomba, e fui assistir uma sessão especial do "Alien- o oitavo passageiro" de 1979 promovida pelo Cinemark...valeu muito á pena, pois quando este filme passou originalmente eu era um bebê de colo!

Só por curiosidade... Queria saber se realmente valeu a pena essa reserva toda.

Valeu, Leonardo!

Pois é... Quando li a crítica pensei "será que não entendo nada de filme, não achei o filme tão ruim assim..." Mas vendo os outros comentários do povo vejo que não estou sozinho nessa... Lógico que crítica é uma coisa pessoal, para o cara que escreveu o texto o filme é fraco, mas eu achei ele bem legal... Talvez, como eu não fui com uma espectativa alta sobre o filme, acabei de surpreendendo, mas achei bem legal...acho q mereceu ao menos 3 ovos...

Valeu muito a pena ter ido ao cinema assistir Vida, porque eu fiquei tonto, ansioso, dei risada e tive aflição em diversas cenas. Se tratando de um filme com uma temática que eu adoro, nota 10.

A crítica especializada está parecendo cada vez estar mais e mais "vendida".

Discordo completamente da crítica! O filme é muito bom e faz referências aos filmes antigos de terror espacial de forma muito competente.

O filme é bom, já essa crítica nem tanto...

Eu gostei muito do filme. Muito tenso, assustador e o Alien é nojento, cruel e medonho. Não é a reinvenção da roda e nem tem a pretensão de ser, mas diverte sim e muito.

Muito boa, crítica!

O Omelete deu 4 estrelas pro novo A Bruxa de Blair. Ou seja...

Bom, já que tem "Alien:Covenant" mês que vem que promete dar novo fôlego á franquia, não vou gastar meu dinheiro com este filme. Como eles mesmos disseram, o filme n~]ao traz nada de novo, e diversão tem de monte em outras fontes, então...

Outra crítica sobre o filme: https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2017/04/19/vida-2017/

Na espera de Alien Covenant.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

o problema é esse, a critica do site é gosto e não técnica. Falta profissionalismo

Essa sessão de criticas do Omelete é uma piada Site bom é o Plano Critico, muito mais técnico, e não uma analise pessoal como o Omelete Tinha que acaba isso no site, é o calcanhar de Aquiles do site!

Ambientação do espaço bem feita, a gravidade zero também foi utilizada com bastante propriedade no desenvolvimento das cenas de ação. Já no plano das ideias é difícil ver algum atrativo nesse filme. Não há um pingo de maravilhamento com a descoberta da vida alienígena, tudo jogado com muita pressa e sem desenvolvimento. "Achamos vida em marte, eehhh beleza faz uma live, vamos cutucar o bicho" : / Mas ainda assim, me fez pensar no quanto vai ser legal quando esse dia chegar. Depois da descoberta e crescimento do bichão tudo segue de maneira bem maluca, protocolos não são seguidos, ameaças desconsideradas, cientistas agindo de forma absurdamente amadora, mortes e mais mortes, conversinhas com filosofia barata. A Joana comentou ali embaixo: "Os astronautas, desde o início apresentam uma postura de "no idea what I'm doing", com diálogos pífios sobre os acontecimentos com eles e a vida extraterrestre na nave. Muito juvenis para estarem numa missão como aquela" Digo o mesmo sobre esse diretor. De boa intenção o inferno tá cheio, mas vá lá, dá pra dar uma nota 6. :)

Análise simplesmente perfeita.

As críticas tem sido bem pessoais, como vc falou amigo, estão deixando as questões técnicas de lado e se alguém cria uma antipatia por um filme a crítica e pesada

Essa sessão de criticas no site do Omelete é sempre uma vergonha Deveria ser removida do site... Sempre pessimistas. Não julgam o filme como um todo, fotografia, roteiro, atuações e etc. Julgam se gostam ou não. Uma vergonha, de resto o site é ótimo, mesmo a parte de critica dos filmes Critica de verdade, que analisam o filme com deve ser analisado em todos os aspectos só no site do "Plano critico" mesmo. Espero que a equipe do Omelete não enxergue isso como um ato de um hater, e sim como uma critica construtiva. O filme deve ser criticado por todos os fatores, deve ser feito por no mínimo alguém que tenha algum conhecimento de cinema, estudado e tal. E não por uma pessoa que se considera cinéfilo(a).

Gostei bastante do filme, bastante claustrofóbico, fotografia muito bonita, sem falar nas cenas de flutuação da câmera que dá a imersão para quem assiste ao filme. Só fiquei um pouco confuso com o fim do filme, mas mesmo assim, bem proveitoso. Problema da galerinha que vai assistir esses filmes é querer compará-los com Gravidade e Interestellar que são marcos e filmes bastante diferenciados em seus roteiros.

Eu também não entendi, mas prestando bem a atenção tem pessoas que depois de ler uma critica já sai falando mau do filme sem nem mesmo ter assistido, e alguns que já vão assistir o filme achando que o filme é ruim só para concordar com a critica.

O filme é bom e o final foge completamente do esperado.

Verdade, o filme é foda.

O filme é foda, podem ver. "Imitou Alien"...Oh só isso basta pra assistir..."a fotografia bonita já foi vista em Gravidade"...Uai e era pra ser feia? Filmaço!!! Tenso demais!!! Só assistam!

Os pontos negativos mais fortes da crítica são justamente pelo fato do filme não ter sido um marco de sua era, ou inovador. Mas o filme sim, é bom. Tem tenção de formas que poucas vezes (em uma cena ou outra) se foi explorado num filme no espaço, e os personagens são interessantes, e até se pode ter empatia. Não concordo com a necessidade do desenvolvimento psicológico dos personagens precisar se encaixar com as reviravoltas do filme. Acho que, quando o filme opta por um explicação da vida do personagem pra fazer a trama se resolver, é saída fácil de roteiro. Visualmente bonito, filosófico em um ou outro momento, claustrofóbico, e com um dos aliens mais típicos dos vilões de filmes de terror dos anos 80. Vale a pena ser assistido no cinema.

Não vai virar um clássico, mas é bom sim!

O filme é bom galera,é mais um daqueles filmes que a critica boicota,ou seja a critica segue "maria vai com as outras". Só não gostei de uma coisa no filme: Uma cena me deu vontade de vomitar tive que sair da sala por que passei mal,já que fiquei muito imerso no filme. Dica para as pessoas: Quando for ver um filme,veja a sinopse,assista o trailer para ver se te agrada,se tiver com pouca grana e tá na duvida se vale a pena ver X filme, veja a opinião de pessoas normais "não criticas" e a partir daí tome uma decisão.Já deixei de assisti bons filmes,assim como já vi muito filme ruim com base em opiniões da critica especializada,hoje quando estou na dúvida prefiro ouvir algum amigo ou conhecido com gosto parecido com o meu para saber se o filme é bom. Ultimamente observo que a critica em geral está em uma especie de boicote a filmes que não correspondem a determinados eixos de diretores/atores queridinhos dela.

Pode assistir, galera!!! O filme é bom!!! Vai sem medo de ser feliz!!!

OMELIXOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

Adorei este filme!! Não entendo essas críticas tão ruins... mas gosto é gosto..

Ahahahhahahahahha não sabia q tinham dado 5 ovos! Ahahahahhaha! como levar a sério?

Filme realmente muito fraco. O climax extremamente mal montado tentando forçar um plot twist, insulta a inteligência do espectador.

Eu curti o filme.. Nada de regular... achei muito bom.. bem tenso.

Não venham para o cinema esperando um filme de ficção científica como eu vim: ele só tem a ambientação de um filme de terror no espaço mesmo. Os astronautas, desde o início apresentam uma postura de "no idea what I'm doing", com diálogos pífios sobre os acontecimentos com eles e a vida extraterrestre na nave. Muito juvenis para estarem numa missão como aquela... Analisando como um thriller, aí a situação melhora. Muitas cenas de suspense que deixam o espectador inquieto na cadeira. Algumas cenas gore à la Alien com certa inovação na fotografia... O pior de tudo é a previsibilidade, especialmente do final. 😥

2 ovos? podem assistir que eh bom.

Minha gente, nem todo filme precisa ser o melhor filme do mundo. Assisti e é bom, somente, não precisa de mais. Ele é um filme bom e simples e não o próximo clássico do cinema mundial :/

Nessa não tem como defender.

5ovos

O roteiro de A Chegada é definitivamente melhor que o filme, e um dos mais inteligente que eu li em tempos. Dizer que o roteiro dele é ruim e que Interstellar foi o ultimo sci-fi bom que teve é um pouco irônico, roteiro de insterestellar grande parte é exposição desnecessária.

Pois então.... não sei qual foi o filme que esse crítico do OMELETE viu..... o filme é redondinho, suspense e terror na medida certa.... efeitos visuais TOP..... tá difícil hein.... essa geração leite com pera quer que qualquer filme de alienígena tenha a mesma pegada de ALIEN.... Em tempo: acredito que a forma final que foi mostrada do alien, era a forma jovem, acho que a adulta ele ficaria bem maior.....

Sabia né! Filme q custou 50 milhões e já se pagou! Sem grande publicidade! Tem razão. Super bucha!

Pelo que eu assisti, o filme não é "REGULAR" mas sim um "ÓTIMO" filme de ficção científica! No que daria inicio a uma grande franquia de filme de terror e suspense. Além de tudo e que eu achei o ponto forte da trama, o filme não se apega ao estrelismo. Dando foco no TERROR e no SUSPENSE. Porém, cada um tem sua forma de pensar e analisar o filme, inclusive o crítico especializado.

Assim como "Interstelar" também não tinha nenhuma novidade pra quem já conhecia "2001 - Uma odisseia" no espaço, "Vida" realmente não tem nenhuma novidade pra quem já conhecia "Alien", mas eu gostei desse filme. "Vida" nem se propõe a ser original como "Gravidade", é apenas diversão, e pra mim, valeu o ingresso! Agora, provavelmente vai ser um fracasso de bilheteria... bom, tudo na mais perfeita normalidade, a fila de "Velozes e furiosos" deixa bem claro como são as coisas, pra felicidade da grande massa.

Assino embaixo. Filme lento e com um roteiro que ofende a inteligência de qualquer um com dois neurônios funcionando. Um dos filmes mais superestimados do século.

Distrito 9 deram 02 ovos...

Rapaz, que filme animal, véi.... Um dos aliens mais Sacanas que eu já vi.... Excelente filme...... Interessante que o alien estando vivo, só isso já era motivo de apreensão..... peguei raiva dessa criatura..... Pra mim é 05 ovos....

A serie The Expanse cumpri a missão.

O que há de errado na crítica? Acabei de ver o filme e ele é EXATAMENTE o que está escrito no texto. E você pelo jeito não viu, então fala mal sem saber exatamente o porquê. Enfim, é um filme totalmente descartável, daqueles que você para pra ver numa tarde de sábado numa reprise no telecine pipoca pra matar 1h30 do seu dia, e nada mais.

Olá. Sobre Valerian, eu pretendo dar crédito por causa do Luc. Ainda não sei o que esperar. Dos filmes mais recentes do gênero Space Sci-Fi/Opera, eu gostei apenas de Perdido em Marte, Interstellar e do incrível A Chagada.

Event Horizon, o Doom que eu respeito !

A Chegada foi uma das melhores sci-fis que já assisti. Filme brilhante e com uma mensagem bem relevante. Eu to torcendo que Valerian seja bom também.

Gostei de Interstellar também. Sou contrário na questão sobre A Chegada. Mas respeito tua opinião.

Fiquei decepcionado com o filme, é uma ficção científica incompetente e um terror deprimente. É um filme sem personalidade que se contenta em ser só mais uma história formulaica hollywoodiana.

A chegada pra mim tem um roteiro tão bosta que dá enjôo. O ultimo sci-fi que prestou pra mim foi Interstellar. E o ultimo horror scifi: Event Horizon

Esqueceu que eles deram 1 ovo para O REGRESSO.

Fui assistir ghost in the shell e passaram um trailer desse filme. Na realidade não era um trailer, mas sim uma cena completa com 5 minutos de duração. Com isso entendi que a sony estava desesperada por saber a bucha que ela tinha em mãos.

Omelete já foi bom em criticas. Perdeu a essência de tudo. Saudade dos velhos tempos de Omelete. Com certeza irei conferir esse filme!!!!!

Concordo com tudo que você disse, as pessoas estão mau acostumadas a se basearem na opinião dos outros e criticar o filme sem nem mesmo ter visto. Claro que tem filmes que o trailer é melhor que o próprio filme e vice versa, mas dai sair falando que o filme não presta por uma unica critica lida. Eu costumo ler de 3 a 5 criticas diferentes para ter uma ideal do que esperar do filme.

Única coisa boa que deve ter no Passageiros são os efeitos.

eu sei que nao é do marcelo mas vale a pena falar MAGIC MIKE XXL NEVER FORGET

Bom dia Não vi e pretendo continuar assim. Ahaha

Deram 4 ovos para Cinquenta Tons Mais Escuros, deram 5 para Magic Mike 2 e deram apenas 3 para O Resgate do Soldado Ryan...rs

Aquele passageiros é uma porcaria melhor passar longe mesmo ^^

Então não é um "pré-prelúdio" de Venon? rs

eh bem ruim msm

Cara, esse seu comentário é mutio burr0. RT já é feito de opiniões diferentes. Se ele viu o RT, ele já viu diversas opiniões.

Não me empolgou. Assim como o filme com a "queridinha de Hollywood" e Star Lord. Gosto muito do gênero space/sci-fi e dos últimos lançamentos, o que me fez ficar em grade expectativa, foi o A Chegada. Este realmente um imenso filme. Anciedade pelo vindouro Alien. Não vi e não li mais nada desde o primeiro trailer. Falta pouco.

Não, esse é de naves espaciais e alienígenas

Pelo trailer ja achei genérico

Achei melhor que Prometheus

Aí vc precisa existir pra saber se realmente os atores estão bem, pelo trailer parece muito genérico, tipo de filme que só vale ver em casa pra passar o tempo.

Quem disse que eu não quero "opiniões" (assim que se escreve) diferentes? Assim como fui em busca do Rotten Tomatoes e do IMBD, tenho total liberdade de vir aqui no site do Omelete que é considerado um dos maiores portais da área no Brasil. Leio reviews pra cara.lh0, e as críticas do Omeleft tendem a ser tendenciosas. Desmereceram o filme pelo simples fato de existir um outro longa-metragem de 1979 chamado "Alien". Pelo que ando lendo, Life tem uma abordagem semelhante, mas toma rumos diferentes do que o filme do Ridley Scott tomou. Jake Gyllenhaal ótimo como sempre, Ryan Reynolds fora de sua zona de conforto mas atuando bem, e outros pontos positivos descartados por puro fanboyolismo do crítico com a obra do Ridley.

Pelo trailer realmente não empolga msm, vou deixar pra dar uma conferida em casa, aí não gosta e se tiver ruim coloco outra coisa para assistir.

Se vc já viu o RT pra que tá perdendo tempo aqui se não quer opniões de pessoas diferentes?

Vendo o trailer, só conseguia pensar: Mais do mesmo!

Bomba pq?

Omelete ta foda de críticos viu...cada um pior que o outro

Merecia 3 ovos no mínimo. No Rotten Tomatoes ficou nos 67% e no IMBD com uma nota 7. Vale lembrar que esse é o site que deu 4 ovos pra Cinquenta Tons Mais Escuros, então não se deve dar muito mais crédito às críticas como antigamente.

Engraçado, a mini critica da Carol foi bem mais alegre e me deu uma grande vontade de ver. Ja essa... Ainda assim, de qualquer forma eu só verei em casa mesmo. pois a grana desse ano, esta só pros filmões blockbusters, ja que essa pais ta afundando cada vez mais...

Bomba!

Eu nunca gostei de filmes assim mesmo.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus