Viva - A Vida é uma Festa
Filmes - Animação, Aventura, Comédia
Viva - A Vida é uma Festa (2017)
(Coco)
  • País: EUA
  • Classificação: livre
  • Estreia: 4 de Janeiro de 2018
  • Duração: 105 min.

Viva - A Vida é Uma Festa | Crítica

Nova animação da Pixar perde assinatura do estúdio, mas carrega peso emocional das produções da Disney

A compra da Pixar pela Disney deu uma qualidade híbrida às produções dos dois estúdios, muitas vezes confundindo suas origens aos olhos do público. Valente é uma animação da Pixar com cara de Disney, enquanto Zootopia é um filme da Disney Animation que poderia facilmente ter saído da mesma fonte de Monstros S.A.

O novo exemplo dessa mistura é Viva - A Vida é Uma Festa (Coco). O símbolo da Pixar abre o filme e Lee Unkrich e Adrian Molina, mas é um gosto de Disney que fica durante o rolar dos créditos finais. A música é o elemento central da narrativa, que usa o Dia dos Mortos mexicano para contar uma história sobre sonhos e família.

Isso dá a Viva uma linguagem tradicional. A jornada de Miguel é clássica - um garoto que precisa lutar pelo seu direito de cantar e no caminho aprende valiosas lições sobre perdão e legado -, o que se reflete no visual do filme. A qualidade técnica da animação, capaz de recriar texturas com profundidade, se sobressai a sua inventividade estética. As decisões tomadas são esperadas e seguras, seja no design dos personagens ou no contraste entre os tons terrosos do mundo dos vivos e o colorido do mundo dos mortos. É o que afasta o filme da assinatura de um estúdio conhecido pela inovação visual, subtexto complexo e profundidade psicológica de personagens variados, sejam brinquedos, formigas, peixes ou idosos rabugentos.

Viva evita entrelinhas, mas se destaca por sua qualidade sentimental - há pelo menos uma cena de lágrimas garantidas - e pela homenagem que faz ao “dramalhão mexicano” dentro dessa proposta. Há traições e reviravoltas na história da família de Miguel que são dignas de novela. A animação, porém, evita o tom caricatural tratando esses elementos com delicadeza. A paixão move as relações familiares/amorosas de um povo que celebra seus antepassados para que a morte não seja o fim e esse entusiasmo nato é visto com orgulho.

Viva - A Vida é Uma Festa é uma animação competente, mas não se destaca entre outras que já trataram do mesmo tema (como Festa no Céu, animação de Jorge R. Gutiérrez produzida por Guillermo del Toro, e até A Noiva Cadáver, de Tim Burton e Mike Johnson). Sua aura de clássico Disney, contudo, garante uma verdade emocional que facilita a sua conexão com o público. Essa é uma celebração que entende a vida em todas as suas etapas, mesmo após a morte. 

Nota do crítico (Bom) críticas de Filmes
 

Eu sei que os filmes são dublados, infelizmente, mas o original é em inglês e o pior, vários personagens com sotaque espanhol. Com certeza o filme aborda temas muito profundos da cultura mexicana. Até o roteiro faz uma homagem as novelas mexicanas, com drama exacerbado e reviravoltas para manter a audiência. Só quis falar que o filme não é tão perfeito assim.

Adorei o filme.Levei as crianças e acabei me emocionando,como muitos adultos também.Lindo filme e roteiro brilhante!

Outra crítica sobre o filme: https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2018/01/15/viva-a-vida-e-uma-festa-2017/

Achei Loving Vincent bem melhor que Coco

Filme lindo e emocionante. Com lições de vida e uma mensagem muito bonita. Nota 10!

Concordo. Apaixonei-me pelo filme.

Na primeira e única vez que reclamei de uma "crítica" dessaí (que contou metade do filme do Logan semanas antes de ser lançado no cinema) levei um ban de presente. Então nem ligo mais para as críticas e ovos do site. Qualidade e senso crítico nulos.

Desculpa, mas discordo totalmente. "Coco" não está no patamar de obras como "Up" e "Wall-e", mas chega bem perto. Os personagens são muito graciosos, o roteiro é lindo e o filme consegue fazer um tributo digno - ainda que imperfeito - à cultura Mexicana. Desde "Toy Story 3", não tinha saído tão satisfeita após assistir algo com assinatura da Pixar. É a cara deles: inteligente, sensível, imaginativo e envolvente para crianças e adultos. Torcendo por todos os prêmios possíveis, incluindo o Oscar.

Quando vi que deu 3 ovos eu nem li a critica. Tão triste ver que uma animação tão boa quanto Coco está sendo subestimada desse jeito. O filme é sem duvidas uma das melhores produções da Disney/Pixar dos últimos anos, aborda o mesmo tema que Lady Bird e de uma forma incrivelmente superior, tem uma ambientação linda e uma forma tão graciosa de contar a história. Lady Bird com 5 ovos, Call Me by Your name com 5 ovos, Moana com 5 ovos, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri com 5 ovos, The Shape of Water com 5 ovos e nenhum deles é tudo isso, alguns mereciam no máximo 4 ovos e outros 3 já tava de bom tamanho. Mas no fim, tudo não passa de opinião, tanto a de quem fez a critica quanto a de quem está reclamando :(

Enquanto isso o filme só vem recebendo prêmios. Boa Natália! kkkkk

Oh jovem,todos filmes de animação tem sua versão dublada no país que ela vai passar! Mas por ex, Gael Garcia dublou seu personagem nas 2 línguas! O que eu falo de cultura mexicana, são os minimos detalhes... O povoado que se passa a história é igual aos pequenos povoados mexicanos. Existem detalhes menores, pra quem nunca veio ao Mexico irá sacar. Por ex: vendedor de tamales, as taquerias de rua e etc.

pra mim ele é o segundo melhor

Vou ver se consigo...

que crítica fraca, mas crítica fraca já é recorrente por aqui, nem sei pq me surpreendo ainda

Pelo que eu saiba o filme é todo em inglês.

Sim é maneiro, mas preferi Loving Vincent como a animação do ano. A parte técnica desse da Pixar é absurda

Só farei um comentário. Coco mereceu o Globo de Ouro. Tomara que leve tudo na temporada de prêmios. O Oscar, inclusive.

Besteira. Dublador também é ator. O problema é quando botam celebridades que nem são atores para dublar. Ainda bem que a Disney mandou embora Luciano Huck quando começaram a gravar a versão BR do seriado Enrolados Outra Vez (Tangled The Series).

Cara, a Disney fez a mesma coisa com Elena de Avalor, a supostamente princesa latina cuja série é toda falada em inglês (exceto algumas palavras em espanhol aqui ou ali, como abuela e abuelo, avó e avô, respectivamente) e começou mal pra caramba e, talvez por isso, fracassou na América Latina inteira. Nos países hispânicos a série perde até para Miraculous (Lady Bug) no próprio Disney Channel que exibe as duas séries. No Brasil, então, normalmente de costas para a América Latina, a série fracassou mais ainda. Doido para saber como está sendo a bilheteria de Coco no Brasil. Se fracassou, nem o boicote dos pequenos cinemas servirá de desculpa. Mas o filme é maneiro. Não é perfeito, mas é bom. Mereceu o Globo de Ouro.

3 ovos é sacanagem! O filme merece mais

Concordo contigo!! O filme é extraordinário! Traz um sentimento que aquece o peito e sai pelos olhos! Transborda emoções! Pixar se saiu muito muito bem! Pra mim é 5 estrelas!

Muito melhor que Lady Bird que ganhou 5 ovos

Eu nem assisti, estava desanimado depois dessa crítica mas a animação simplesmente ganhou o Globo de Ouro...

Não é que a animação seja ruim, mas não é tudo isso que pintam. Primeiro que ela é totalmente previsível, antes da metade da animação dá para perceber que a história não é aquela e quando determinado personagem aparece em cena, logo ligam-se os pontos. Segundo ponto é que a animação tenta forçar o espectador a chorar, tipo o que os dramas fracos vivem fazendo. Não sei se animação era comédia para crianças (não consegui rir em nenhum momento) ou se era drama para jovens e adultos. Terceiro ponto, talvez alguns achem pouca coisa, mas acho que conta muito. A história é mexicana, se passa no México, a Pixar vende como a primeira animação latina e o povo fala em inglês? E o pior, alguns com o sotaque carregado. Não consegui perceber o motivo disso. Lógico que sei que americano não curte ler legenda e por isso, forçaram esse aspecto, mas para mim perde-se muito. Enfim, apesar de vários erros a animação é muito bem feita, detalhes lindos, mas não entra no top 5 da Pixar, muito longe aliás. Talvez não entre nem no top 10 deles.

kkkk

eu previ que o Ernesto não era o verdadeiro tataravô dele mas nao tirou nem um pouco a graça do filme pra mim.

Acho que isso faz parte de Viva. O roteiro não é tão original assim e eu até acertei algumas previsões que eu tinha enquanto eu assistia. Mas por mais simples e previsível que seja o roteiro, ele tem algo muito mais importante: coração. A historia é cativante e fácil de se relacionar além de ter momentos genuinamente emocionantes como a PIXAR sabe fazer tão bem. Eu daria 5 ovos fácil.

ninguem ia perceber, estavam ocupado de mais chorando (todo mundo a minha volta no cinema estava chorando)

Uhum, a Disney vai comprar esse seu comentário para as pessoas saberem, mas vai ser seu não da Disney !

Exato, é como se o cara famoso tivesse comercializado a música, por isso ela parecia só mais uma música popular, mas o Hector fez a música de forma intimista, só com um violão, apenas para a filha. Já tinha chorado quando ele cata para a Inês(no original o nome dela é Coco, por isso esse é o título original do filme), mas quando o Miguel canta e ela começa a se lembrar das coisas, e ainda pega a foto, eu já tava quase soluçando e fazendo careta de choro, tava com vergonha que alguém no cinema percebesse.

algo q eu gostei mt foi q tipo vc ouve lembre de mim pela primeira vez e acha q é so mais uma música mas quando o Hector canta ela vc chora ai vc acha q nao tem como ficar mais triste e o Miguel e a Inês cantam e pronto vc desaba em lágrimas kkkk

Faço coro contigo!

O filme é incrível, uma das melhores animações da Pixar, emociona, chega a sair suor dos olhos de muito marmanjo. Como assim uma animação que não se destaca entre as outras? Essa animação simplesmente ganhou o Globo de Ouro, e tá com a mão no Oscar, e não se destaca? Retratou o México, onde muitos não conhecem sua cultura. Essa animação é cinco estrelas, divertida, emocionante e com uma pitada de lição de vida, como todas as animações da Pixar trazem. Esses críticos..... Nunca se deve confiar 100% em uma crítica!

Realmente emocionante! Essa Natalia não deve ter família! Só conseguia lembrar dos meus avós e quanto minha família é importante!

Velho, eu nem reclamo da nota porque cada um tem um gosto diferente mas não tem como não desaprovar essa análise. Primeiro ela assistiu e depois deu uma "googleada" no filme pra falar sobre a produção. A Natália Bridi consegue ser pior que o Hessel. Parece até que saiu da faculdade agora e está tentando provar que entende dos assuntos técnicos na crítica.

Vários adultos chorando na minha sessão (inclusive eu). Mehor filme da Pixar desde Up!

No ranking da Pixar achei que esse filme só foi inferior a Toy Story 3 e Up - Altas Aventuras e Os Incríveis.

Comassim?!! Cara, eu chorei litros com este filme. É muito bom em relação a outras animações atuais. Arrisco a dizer que é a melhor atualmente.

Eu chorei demais com este filme. Ratatouille, por exemplo, não me fez chorar quando eu assisti pela primeira vez. Não falo só no sentido emocional - essa animação é boa em todos os quesitos.

Teu ranking é exatamente o meu, só com um porém: gosto de Universidade Monstros.

Como se fosse dificil ganhar com uns concorrentes daqueles... Ultimamente só as animações da Pixar/Disney ainda prestam, a Dreamworks desistiu de competir. Mas se "coco" disputasse com os outros filmes da Pixar/Disney que ja ganharam Globo de Ouro ou Oscar, perderia feio.

Amei o filme, mas longe de ser um "wall E", "monstros SA" ou "ratatouille"... Daria 4 ovos.

Quantos anos vc tem? Ainda não chegou na parte sobre metáfora, metonímia e ironia da cartilha? Quando chegar lá, vc volta e lê de novo o que escrevi.

Que o Ernesto era um assassino, não, mas que ele era mau e que o Héctor era o tataravô eu previ.

O omelete vai fazer Live do Oscar, então você poderá ver a reação dela ao ver o filme ganhando melhor animação.

Os filmes não era produzidos pela Disney, era distribuídos, apenas isso, existe uma diferença muito grande entre os dois.

Esse filme não é da Disney, é da Pixar. São duas empresas diferentes, mesmo que a Pixar seja da Disney, toda a parte da criação é feito pela Pixar.

Um dos filmes que mais me fez chorar, só chorei tanto com Cinema Paradiso e O Garoto. O filme não é perfeito, tem bastantes clichês e é previsível em alguns momentos, além de ser mais infantil que a maioria dos filmes da Pixar, nesse ponto a Natália acertou, o filme tem mais momentos bobinhos feitos para criança do que precisava, na era de ouro e em Divertida Mente a Pixar foi mais madura. Mas ainda assim, o roteiro é muito bem escrito, a criação de mundo é fantástica, o visual também, e é o filme mais emocionante da Pixar, impossível não chorar no terceiro ato.

Merecido; mas também, vc viu os concorrentes? Pra mim foi um ano fraco o 2017.

Crítica de cinema boa é só com o Plano Crítico mesmo...

Se vc não sabe escrever e diferenciar coco de cocô, o problema é seu...

Natália Brid mais uma vez querendo pagar de cult diferentona...

Fui ontem em Sorocaba assistir Carolina. Em Indaiatuba e Itu colocaram o Ferdinando no lugar de Viva e não vão exibir a produção!

Cara, nem me lembro a última vez que tinha chorado vendo um filme no cinema. Nunca fui ao México e nem conheço profundamente a cultura, mas me emocionei bastante com este filme.

Falou tudo!

Pois é....

Críticos, não sei por que ainda leio eles. O filme foi sensacional, fui ver com meu filho, mas parece que eu gostei mais do que ele. Um filme bem mais profundo do que essa crítica superficial.

Até queria ver no cinema, mas vai que é um "Coco"?!

O Filme é muito bom, por ser um Disney fica acima da media, mas você percebe que poderia ser melhor, a Disney ultimamente esta preferindo ter quantidade e esta diminuindo sua qualidade, foca apenas em algumas animações em especifico e nas outras apenas faz um feijão com arroz básico pra ganhar algumas centenas de milhões, fez isso em 2015 com O Bom Dinossauro e focou mais em Divertida Mente, em 2016 repetiu a mesma coisa com o Procurando Dory, onde você claramente percebe que foi um filme mal aproveitado e focou apenas em Zootopia no Inicio do Ano e Moana no final do Ano, em 2017 ate agora não vi um filme que a Disney realmente se empenhou pq Carros 3 foi muito fraco e COCO ficou a deseja, o filme é bom mas poderia ser melhor, esse ano a Disney só vai focar em Os Incríveis 2 na metade do Aano e Detona Ralph 2 final do ano !!

5 ovos para Stranger Things, 3 ovos para Coco... E assim a vida segue.

Quando o coração é gelado é assim msm.

Talvez a história seja clichê, mas o filme é mais do que emocionante. O filme retrata detalhadamente uma data importantíssima da cultura latina, e por exemplo eu, que conhecia muito pouco, saí de lá fascinada com essa cultura. O filme tem desenhos maravilhosos, personagens muito legais, as músicas também são muito boas. Isso tudo com esse ponto emocionante que você citou, me tocou demais hehehe

Como assim? Que lugar do interior? Aqui em Sorocaba está passando Viva em, no mínimo, 10 sessões por dia! Vem pra cá =)

E é um filme ótimo de ver! Assisti ontem de tarde e estava torcendo muito pra ganhar esse prêmio.

Felizmente, eu vi. =]

Viva – A Vida é uma Festa venceu o prêmio de Melhor Animação nesse domingo :))

Filmaço! Moro no Mexico a 2 anos, e o filme trás, nos minimos detalhes, a cultura mexicana! Dos poucos filmes feitos nos EUA que respeitam a cultura do país onde passa a história! Foi o primeiro filme que me levou as lagrimas! Remete a lembrança e amor pela família! Faz tempo que esse site já foi bom!

eu assisti hoje,ontem,e que filme lindo,pixar arrasa

Cara, a Dublagem tá muito bem feita, vale a pena conferir

Já ganhou o Globo de Ouro

Veja do Jovem Nerd

Eu vi ela chorar lá no CCXP na Premier de Viva.

Ai a colega passou metade da crítica falando de caracte´risticas tecnicas da animação O.o Hamiga menos, aqui não é o canal da Digital Foundry não. 1 ovinho quebrado pra sua crítica

Natalia, que critica mal feita, merecia 4 ovos, os filmes da pixar poderiam ter a mesma formula mas eu me emocionei e me diverti mais neste filme do que Vida de inseto e outro filme pixar, Aliás acredito que voce , baixou a nota porque deu mais ovos para um outro filme lancado em 2014, e para se justificar diminuiu viva, que é bem melhor que Festa no ceu, que nem era filme distrubuido da disney até entao, era Fox em 2014. Arrume essa critica porque a voz do povo é a voz de Deus!!! acho que voce nao chorou menina kkk

Vem pro ABC , ou SP capital passa.

A verdade é que desde o primeiro toy story os filmes já eram produzidos pela disney, então não dá para dizer que os filmes eram mto diferentes dos da disney, apenas deram uma refrescada na industria. não notei mudanças do estilo da pixar, tanto que o proprio Catmull escreveu no livro dele que a pixar conitnua com o mesmo sistema depois da venda. O estudio da disney sim mudou bastante depois que lasseter começou a produzir os filmes deles.

GENTE O Filme é Lindo!! Vale cada centavo e mais..

omelete??? kkk.. o certo é ir pelo Rotten, IMDb ou Metacritic... Omelete é igual ao GameVicio não presta em dar notas.. tudo fanboy

A cena Remember Me, nossa! Tinha um homem com a filha sentada do meu lado. E ele se emocionou muito nessa parte. Foi lindo.

Ah... meu gosto tbm não bateu com o dela não. E achei a crítica meio sem sentido.. rsss.. bem ruim.

Eu nem estou acreditando nessa crítica. Parece que ela nem assistiu o filme. Só tem na cabeça que a Disney comprou a Pixar e provavelmente vai sempre mencionar isso em todas as críticas que ela fizer de filmes Disney x Pixar. E vai achar que tudo é influência da Disney. Cara, achei esse filme TÃO Pixar!! Bem do jeitinho que a gente gosta. Amei.

Nossa, essa crítica foi uma das piores que já vi no Omelete. Merecia, no mínimo, 4 ovos. E não concordo. O filme tem tudo de Pixar, bem do jeito que a gente gosta mesmo. Omelete tinha que rever essa crítica. Eu sempre confiei nas críticas do Omelete e sempre vinha conferir a quantidade de ovos aqui para decidir se valeria a pena investir minha grana em determinado filme. Mas essa crítica aqui agora vai me deixar super com pé atrás. No mínimo, vou ignorar qualquer coisa da Natália Bridi. Porque , sinceramente, nem tenho palavras para expressar o quanto eu achei essa crítica ruim e com argumentos tão nada a ver com a obra que este filme é.

Dar a mesma notas de carros 3 está de brincadeira com os leitores, sério? Não tem nem comparação. Mesmo que não tenha uma estória tão criativa quanto wall E quase sem falas ou a coragem de usar um velho rabugento. As cores do filme são fantásticas e o roteiro é simples, mas bem resolvido, 4 a 5 ovos fácil. É um ótimo filme. Tanto que estava a pouco tempo com IMDb 88.

Só um psicopata pra pelo menos não marejar os olhos...

Queria ver a cara da crítica quando esse filme estiver na lista do Oscar de melhor animação e quem sabe até ganhá-lo( algo muitíssimo provável até o momento)

Não concordo, merecia no mínimo 4 ovos, não é tão marcante como Toy Story, mas ele mexe muito com você, te faz pensar, refletir. Fora que são lágrimas certas. Mas se você não chorou, procure ajuda, sério, você tem problemas.

Como assim o filme é previsível? Quem imaginava, nos primeiros 30 min, que o Ernesto de la Cruz fosse um assassino e o Héctor era o real tataravô do Miguel? Ah, vão dormir...

Não tem atores na dublagem. Só um personagem que só tem duas falas tem a voz do vocalista do Jota Quest. De resto são dubladores mesmo fazendo todo o filme

literalmente ganho 52% dos ovos no omelete kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pois não se esqueçam da caixa de lencinhos que o filme é bom,mesmo.

Maa o filme tem mexicanos involvidos sim! Tanto que captura a essência cultural do país. Comparar Coco com a abominação que foi O Bom Dinossauro é heresia, e não recomendo ver dublado, já que mais uma vez a Disney e a Pixar preferiu contratar atores do que dubladores profissionais.

Quando se faz filme sobre cultura latina deve ter latinos envolvidos na produção! Ta igual O Bom Dinossauro! Vou esperar a versão dublada pois estou agora no interior do Pará...

Ele é um cara de bom gosto, isso sim. Coloco Viva como um dos melhores que vi nesse ano tbm.

"Perde a assinatura do estúdio" Sério isso? Melhor filme da Pixar desde Up, facilmente!

O interior de SP aderiu ao pacote e infelizmente não veremos Viva nas telonas!

Achei "Viva" uma tremenda de uma obra de arte. Sem dúvida um dos melhores filmes da PIXAR. Uma das coisas que mais gostei, aliás, foi da complexidade das personagens. Quase todas extremamente humanas e...vivas. rs. Com dilemas, erros, acertos, com questões e com coisas a aprender. Um filme sobre perdão e esquecimento e como esses conceitos se completam. Subtexto muito mais complexo que 90% da produção atual. "É o que afasta o filme da assinatura de um estúdio conhecido pela inovação visual, subtexto complexo e profundidade psicológica de personagens variados", ou seja, discordo totalmente da Bridi.

O filme está com excelentes críticas, as melhores entre os filmes animados esse ano.

Então ta falta assistir muita coisa boa viu.

Realmente meu gosto não bate com o da Natália. Com certeza ela esta torcendo para Batman Lego, depois diz que e marvete, trairá

20x em 6 dias? Hahaha e vê filmes baixadas na internet ? Que poser

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus