Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos
Filmes - Comédia, Romance
Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos (2010)
(You Will Meet a Tall Dark Stranger)
  • País: EUA, Espanha
  • Classificação: 12 anos
  • Estreia: 26 de Novembro de 2010
  • Duração: 98 minutos min.

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos | Crítica

Woody Allen faz o filme mais agridoce da sua safra recente de crônicas de amor

Em 2005, Woody Allen tentou, sem muito sucesso, articular em Melinda e Melinda uma aproximação entre a comédia e a tragédia. O filme hoje é um dos mais apagados dentro da cinematografia do diretor porque Allen, que sempre nos ensinou a rir das nossas fraquezas, vem desde então lapidando melhor o seu lado tragicômico.

O que em 2005 se esforçava para ser formulado como teoria, Allen põe em prática em Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (You Will Meet a Tall Dark Stranger, 2010). Na sua safra recente de crônicas comportamentais, é certamente um filme mais agridoce do que Vicky Cristina Barcelona e Tudo Pode Dar Certo, embora menos redondo e não tão marcante.

Na trama, Alfie (Anthony Hopkins) se divorcia de Helena (Gemma Jones) para buscar sua juventude perdida, na forma da acompanhante profissional Charmaine (Lucy Punch). Filha de Alfie e Helena, Sally (Naomi Watts) também se vê infeliz no casamento com Roy (Josh Brolin) e apaixona-se por seu chefe na galeria de arte onde trabalha, Greg (Antonio Banderas). Roy, por sua vez, escritor que nunca conseguiu superar o sucesso de seu primeiro livro, se deixa levar pela beleza da vizinha Dia (Freida Pinto).

Estão todos, enfim, esperando que uma nova pessoa chegue em suas vidas para acabar com os problemas - embora apenas uma delas, Helena, tenha oficialmente caído na conversa da futuróloga charlatã que promete dias melhores por vir. Sem ser comodista, Allen expõe a forma como as paixões - e o consequente desespero - cegam mesmo aqueles que se julgam os mais realistas. E o que surge dessa cegueira é um potencial que o diretor sabe bem aproveitar, tanto no drama (na subtrama de Alfie) quanto no humor (a cena em que Sally se revela para o chefe e outra em que Roy descobre a verdade na mesa de bar são as melhores do filme).

Woody Allen sempre apreciou os cineastas franceses, e alguns críticos dizem que os suspenses recentes do diretor, feitos nos intervalos das comédias, como Match Point e O Sonho de Cassandra, se aproximam bastante da obra do falecido Claude Chabrol. Nesse sentido, Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos está mais para a série de contos morais do também falecido Eric Rohmer. Se não faz o seu filme mais memorável, Allen ao menos conta mais uma pequena boa história sobre o amor.

Leia mais críticas da Mostra 2010
Leia mais críticas do Festival do Rio 2010

Nota do crítico (Bom) críticas de Filmes
 

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus