Filmes

Crítica

Dominação | Crítica

IGREJA UNIVERSAL PICTURES presents: DOMINAÇÃO- Sai demônio! Sai deste corpo que não te pertence!

01.01.2001, às 00H00.
Atualizada em 10.11.2016, ÀS 11H05

O demônio está prestes a assumir uma forma humana e apenas uma aprendiz de exorcista, Maya Larkin (Winona Ryder), pode detê-lo... Pronto! A história se resume a isto.

Para os fãs de filmes sobre satanismo, a sensação é - do início ao fim do filme - de eterno dèjá vu: são inúmeras as referências a clássicos do gênero. Dominação (Lost Souls) não traz nada de original: O tempo todo espera-se "algo" que vai acontecer para justificar aquela enrolação. Mas nada acontece, causando praticamente um motim no cinema. Ao término da sessão a multidão saiu vaiando e fazendo comentários pertinentes ao filme (seria inadequado reproduzi-los aqui , pode haver crianças no recinto).

Esta história do bem vencendo o mal, a gente até engole... mas a vitória não pode ser assim, de graça! Especialmente quando se trata da essência do mal personificada: o satanás, o demônio, o diabo, o capeta, o coisa-ruim, ele tem tantos nomes... Neste caso, o respeito deve ser em dobro (vide o final de Advogado do Diabo). Nunca foi tão fácil e ridículo acabar com este arremedo de "Anticristo" (que faria até Nietzsche revirar no túmulo).

Como se não bastasse, pode-se contar nos dedos de uma mão as cenas que realmente assustam o público (e ainda sobrariam quatro dedos, eu diria). Winona Ryder deveria escolher melhor seus papéis. Desperdiçou talento numa atuação bem "feijão-com-arroz" que nada exigiu da atriz.

Nesta estréia de direção de longa-metragem do polonês Janusz Kaminski - diretor da ótima fotografia de Resgate do Soldado Ryan e A Lista de Schindler -, o que se salva é o aspecto visual. A fotografia, assinada por Mauro Fiore - Amor em chamas, Acusação fatal, Soldier Boyz -, é o que há de original e apreciável no filme. Segundo Kaminski, "a idéia central foi nadar contra a corrente do visual típico dos filmes modernos de terror e partir para a invenção de algo mais surpreendente".

Nadar contra a corrente pode ser muito interessante, mas é bom ter cuidado pra não morrer afogado...

 

Nota do Crítico
Ruim
Dominação
Lost Souls
Dominação
Lost Souls

Ano: 2000

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 97 min

Direção: Ryan Thompson

Elenco: Johnny Gel, Fred Williamson, Joseph Scott Anthony, Tommy Beardmore, Jerry Lynch

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.