Filmes

Crítica

Ela Dança, Eu Danço | Crítica

Ela Dança, Eu Danço

07.12.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H21

Ela Dança, Eu Danço
Step Up - 98 min
EUA, 2006
Musical/Romance

Direção: Anne Fletcher
Roteiro: Duane Adler, Melissa Rosenberg

Elenco: Channing Tatum, Jenna Dewan, Mario, Drew Sidora, Rachel Griffiths, DeShawn Washington, Josh Henderson, Alyson Stoner, Tim Lacatena, Deirdre Lovejoy, Jeannie Ortega, Damaine Radcliff, Heavy D

Ela dança, eu danço (Step up, 2006) chega aos cinemas com o pior título nacional de 2006. É impossível ver um cartaz ou um trailer sobre o filme e não pensar no funk quase homônimo do MC Leozinho. O longa, no entanto, não tem nada a ver com os morros do Rio de Janeiro.

Ambientado em Baltimore, a história gira em torno de Tyler (Channing Tatum), um órfão "branquelo" que mora no meio da vizinhança de maioria negra. Ele joga basquete de rua (streetball) com os amigos apostando uns trocados e comete delitos, como roubo de carros, para garantir suas roupas da Ecko Unlimited e aparelhos eletrônicos. Em uma noite, porém, eles são pegos vandalizando uma escola de artes. Como pena, ele é obrigado a prestar trabalho comunitário no colégio. No meio dos futuros artistas, ele não demora a crescer os olhos pra cima de Nora (Jenna Dewan), uma estudante de dança.

Como esperado, ela tem um problema urgente (seu parceiro de ensaio torce o pé) e cabe ao príncipe encantado entrar em cena para salvá-la. Mas ele, claro, tem seus próprios dilemas. Deve partir em busca de um sonho impossível, cheios das regras que ele nunca seguiu, ou continuar nas ruas com os amigos que o ajudaram a chegar até ali? Embora tente incluir alguns elementos dramáticos e urbanos, qualquer um que se decidir por ver este filme, sabe muito bem que está diante de um romance musical em que, com o perdão da infâmia e do SPOILER, ninguém vai dançar no final.

Apesar de debutante na cadeira de diretora, Anne Fletcher usa a sua larga experiência como coreógrafa na hora do trato com os atores. Assim, ela consegue boas atuações mesmo com um elenco cheio de novatos ou jovens em início de carreira. Nada digno de Oscar, mas todos eles dão conta do recado sem exagerar nos tipos e modos - o que, devido aos temas retratados, já é um mérito e tanto.

Outro ponto a favor de Fletcher é a performance dos atores na hora de dançar. Todos eles foram cuidadosamente escolhidos levando-se em consideração não apenas a capacidade de atuar, mas também o seu desempenho como dançarinos, dispensando assim as cabeças baixas, bonés, perucas e cortes rápidos na hora em que os dublês entrassem em cena. Tanto o galã Channing Tatum, quanto a donzela Jenna Dewan garantem que todo o suor das horas de treinamento apareçam nas suas coreografias.

Mesmo escorregando nos clichês que se espalham por todo o filme, Ela dança, eu danço deve agradar tanto ao público que gosta dos collants da dança clássica, quanto os que usam calças largas e bonés de lado tão comuns na street dance.

Nota do Crítico
Bom
Ela Dança, Eu Danço
Step Up
Ela Dança, Eu Danço
Step Up

Ano: 2006

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 98 min

Direção: Anne Fletcher

Roteiro: Duane Adler, Melissa Rosenberg

Elenco: Channing Tatum, Jenna Dewan, Damaine Radcliff, De'Shawn Washington, Mario, Drew Sidora, Rachel Griffiths, Josh Henderson, Tim Lacatena, Alyson Stoner, Heavy D, Deirdre Lovejoy, Jane Beard, Richard Pelzman, Carlyncia S. Peck

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.