Filmes

127 Horas | Omelete Entrevista: Simon Beaufoy

Roteirista fala de seu trabalho ao lado de Danny Boyle
-

Simon Beaufoy trabalhou ao lado de Danny Boyle no ganhador do Oscar Quem Quer Ser Um Milionário? (2008). Nada mais óbvio do que repetir a dobradinha de sucesso e por isso os dois voltaram a trabalhar juntos em 127 Horas, filme estrelado por James Franco sobre um alpinista que, em maio de 2003, durante uma escalada no Estado de Utah, nos EUA, teve seu braço preso embaixo de uma rocha por cinco dias - daí as 127 horas do título.

Na conversa com o nosso correspondente em Los Angeles, Steve Weintraub, editor do site Collider, Beaufoy explica como vê a sua profissão de roteirista, conta como é trabalhar ao lado de Boyle e fala sobre seu próximo projeto, estrelado por Ewan McGregor e Emily Blunt, Salmon Fishing in the Yemen.

Nem todos sabem quem é o roteirista ou o co-roteirista de um projeto. Isso é estranho para você? Muitos falam sobre ir para o banheiro, depois da exibição, porque é lá que você ouve o que as pessoas realmente pensam sobre o filme.

Simon Beaufoy: Um ótimo roteirista amigo meu diz que a invisibilidade é um superpoder. Mas os roteiristas são certamente invisíveis no maravilhoso mundo de Hollywood. E tudo bem. Estou feliz com isso. Acho que o trabalho do escritor é, na maior parte do tempo, ouvir. E isso acontece pouco. Foi assim que aprendi a escrever. Diálogos são como música. A música, o ritmo e os diálogos vêm de escutar. Então... os escritores costumam ser os mais silenciosos.

Você trabalhou com Dannyno projeto anterior dele, Quem Quer Ser Um Milionário. Você poderia falar um pouco sobre como entrou neste projeto? Sei que Danny tinha o livro há um bom tempo...

Este projeto tem pairado na mente de Danny por muito anos. Quando ouvi falar que ele queria muito fazer esse filme, e queria saber histórias sobre isso - e eu conheço todas, porque eu também escalo -, eu disse: "Danny, essa é a uma das ideias que não dá para fazer. É um cara, no Canyon, por cinco dias, e ele não se mexe. Impossível." Claro, se você diz que é impossível para o Danny seus olhos brilham e ele diz que será incrível. Por exemplo: com o elenco de Quem Quer Ser Milionário? ele disse que seria impossível fazer essas crianças cresceram dos 7 aos 18 anos. E ele adora quando é impossível. De qualquer jeito ele fez um rascunho do roteiro e disse: "Será assim". E era cheio daquela energia, a última coisa que você esperava de uma ambientação potencialmente estática. Cheio de energia e vida, e eu logo aceitei fazer.

Uma das coisas que tem sido fascinante para mim ao prestar atenção nas exibições é que as pessoas têm passado mal no cinema. Chegam a chamar ambulâncias. O que você acha disso?

E não é por ser sangrento. Você vê mais sangue em Jogos Mortais ou Halloween. É porque é uma história de vida muito pessoal e intensa. E o público assiste através dos olhos daquele cara, preso ali. Ele tem uma jornada extraordinária e claustrofóbica, por um tempo muito longo. Quando chega a esse estágio, você está incrivelmente tomado por ele, como se fizesse aquilo ao seu própio braço. Acho que foi muito desesperador para ele sair naquele estágio. É uma reação empática. Não é assustador, do tipo que você acha nojento e não quer mais assistir. Na verdade, várias pessoas que desmaiam voltam para ver o filme. Não é que não gostaram, é só muito impressionante para algumas pessoas.

Esse é o seu segundo projeto na sequência com o Danny. Então, claro que tenho que perguntar, o que farão a seguir?

Danny vai tirar um tempo para o teatro, e então fará a abertura da Olimpíada de Londres. Mas estamos planejando algumas coisas para depois disso.

Eu sei que - e eu tenho que encerar - você escreveu Salmon Fishing in the Yemen. E eu queria saber se você poderia falar um pouco sobre esse projeto.

Sim, foi dirigido por Lasse Hallström, com Ewan McGregor e Emily Blunt. E as filmagens terminaram algumas semanas atrás. Eu estou animado para ir à ilha de edição para ver como está ficando.

Se você não se importa, conte rapidamente sobre o que é o filme.

É sobre um xeque maluco que decide construir um rio com salmões no meio do deserto. É uma história de amor situada em torno dos personagens que o ajudam no projeto.

Muito obrigado e parabéns pelo filme.

127 Horas estreia nesta sexta nos cinemas.

Amor Impossível
(Salmon Fishing in the Yemen) Direção: Lasse Hallström Estreia em 15/06/12
sobre o filme
Galeria de imagens (24)

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus