Filmes

O Último Mestre do Ar: Omelete Entrevista M. Night Shyamalan

Diretor fala sobre o processo de criação do filme
-

O Omelete esteve no México a convite da Paramount para uma rodada de entrevistas de O Último Mestre do Ar. Conversamos com M. Night Shyamalan sobre a adaptação do desenho da Nickelodeon, as dificuldades do projeto e as escolhas feitas pelo o roteirista e diretor.

Assista à entrevista ou leia a transcrição abaixo do vídeo.

Olá M. Night, obrigada por vir. Primeiramente, sei que é um grande desafio, é um filme de grande escala. É difícil fazer um filme de guerra tai chi?

M. Night Shyamalan: Um filme de guerra tai chi? Sim, acho que todos os épicos. Os detalhes envolvidos na direção são tão complicados. É intimidador. Mas eu tinha um sentimento diferente na cabeça do que eu queria fazer nesse filme. Ele tem um pano de fundo asiático, quanto a filmes de artes marciais, meio que primo de O Senhor dos Anéis nesse sentido. No estilo, na mitologia que se passa em outro mundo. O que a época medieval era para aquele filme, a Ásia é para o nosso.

Quanto aos seus filmes anteriores, você fez thrillers, que acabam lidando com pouca informação. E agora, neste projeto, você tem muita exposição porque é uma adaptação do desenho. O que você mudou no seu processo de escrever?

Bem, não muita coisa, na verdade. Continuo adaptando mesmo que em menor escala. Eu adapto o livro mais ou menos baseado nos ritmos do livro. Você precisa adaptar o desenho baseado nos ritmos que ele tem. Sabe, é na primeira parte de todas as trilogias que se arma as mitologias e coisas assim. Eu não diria que tenho pouco diálogo, meus filmes são peças, basicamente. São thrillers. Então A Vila é basicamente só diálogo.

Sim.

Então é parecido, você precisa delimitar muitas regras.

Você mencionou a mitologia, você termina o filme com um gancho, e é fiel ao desenho. E agora você tem o resto da trilogia. Você depende da bilheteria internacional para aprovar os outros?

Sim, sim. Então estamos esperando os resultados de todo o mundo e aí espero que a Paramount me ligue e diga "Faça o dois e o três".

Ok. E as guerreiras Kyoshi, elas estarão no DVD, no livro dois?

Elas estavam, eu filmei as guerreiras Kyoshi nesse filme, mas achei que elas estavam distraindo muito, porque não acrescentavam muito no terceiro ato deste filme. Mas elas são personagens ótimas para trazer, eu adoro elas. Então eu as traria no segundo filme.

E as interações com Sokka, você pretende manter isso?

Sim, sim, com certeza. É ótimo, eles meio que têm um romance entre eles.

Ok. Sobre algumas cenas de ação. Você filmou isso, incluindo os dobradores de terra, com tomadas longas e travellings. Isso faz parte do seu estilo ou é significativo dentro do universo de O Último Mestre do Ar?

Para mim é definitivamente um jeito de mostrar como o personagem se sente, num momento de ação. Quando tantos estímulos estão acontecendo, você pega um personagem e fica no que ele está sentindo, em meio a todo caos e tudo isso. Faz com que você se sinta- ao menos para mim, faz com que eu me sinta mais imerso. Ganha um tom mais tranquilo depois que o momento acabou.

Preciso perguntar sobre seu próximo filme. Você está procurando por um estúdio e já tem um elenco: Bruce Willis, Gwyneth Paltrow. Como está indo isso?

Estou tentando decidir o que fazer com base no que acontece com esse filme. Se formos fazer um segundo, meio que tenho que fazer bem rápido. Porque leva tanto tempo para fazer um filme desses direito. E a pré-produção leva um ano. E tem a idade das crianças. Minha esperança é fazer o filme entre esses dois. Escrevi um thriller e espero fazer um filme entre esses dois, então não tenho muita certeza.

Ok, última pergunta. The Night Chronicles você está produzindo e planeja dirigir?

Não, não vou dirigir esses filmes. Todas são ideias que eu tive e que eu ia dirigir. E contratei ótimos jovens diretores para fazer e o primeiro é Devil, que sai em setembro.

Na verdade, esse foi um ótimo trailer.

Obrigado.

Bom, acho que é isso.

Obrigado, cara.

O Último Mestre do Ar já está em cartaz nos cinemas do Brasil.

O Último Mestre do Ar
(The Last Airbender) Direção: M. Night Shyamalan Estreia em 20/08/10
sobre o filme
Galeria de imagens (72)

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus