Atores em greve com roteiristas

Créditos da imagem: Mario Tama / AFP

Filmes

Notícia

Presidente do Sindicato de Atores chama de "repugnantes" falas do CEO da Disney

"É tão óbvio que ele não tem ideia do que acontece com os trabalhadores", afirmou

Omelete
2 min de leitura
14.07.2023, às 18H47.

Fran Drescher, a presidente do Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA), criticou duramente o CEO da Disney, Bob Iger, que descreveu a expectativa de atores e roteiristas em greve como "irrealista". À Variety, Drescher disse achar a declaração "repugnante e alienada".

"Se eu fosse parte da empresa, eu trancaria ele e não deixaria que ele falasse com ninguém sobre isso, porque é tão óbvio que ele não tem ideia do que realmente está acontecendo com trabalhadores dedicados que não ganham nada perto do salário que ele recebe. Sete, oito dígitos grandes. É muito dinheiro que eles fazem, e eles não se importam se são barões de terras da Idade Média".

Antes da oficialização da greve dos atores, Iger declarou que a associação que representa os estúdios (AMPTP) queria "negociar um acordo muito bom", como fez com o Sindicato dos Diretores (DGA), mas que atores e roteiristas "estão aumentando o conjunto de desafios que esse negócio já enfrenta".

A declaração de Iger, além de contestada no anúncio do SAG da greve, não repercutiu bem. Roteirista de She-Hulk, Cody Ziglar respondeu à fala do executivo, dizendo que recebeu US$ 396 de residuais pelo seu trabalho na série da Marvel. Já o ator John Cusack comparou a ganância dos estúdios a "um tropo cômico lendário".

Os atores de Hollywood não entram em greve desde 1980. A paralisação não só deve barrar as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impedir a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos e a caminho dos cinemas.

Com a pressão adicional da greve dos roteiristas, já em curso há dois meses, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos devem ser completamente paralisados até a assinatura de novos contratos. Os dois sindicatos não entram em greve juntos desde 1960.

****

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.