Filmes

Crítica

Life – Um Retrato de James Dean | Crítica

Longa acerta na ambientação física, mas tem trama arrastada e cansativa

21.07.2016, às 12H04.

O objetivo de Life - Um Retrato de James Dean é muito claro: mostrar os pensamentos profundos e complexos de James Dean, astro do cinema americano da década de 1950, que ficou conhecido por sua rebeldia que representava a juventude da época.

Com Dane DeHaan no papel principal, o longa foca no começo da carreira de Dean, quando Dennis Stock, fotógrafo freelancer da revista Life, se interessou em fazer um ensaio com ele, acreditando que aquele jovem ator ainda quase desconhecido tinha algo mais para mostrar do que as estrelas da época.

A trama começa sem muitas explicações sobre quem é Dean, e isso é mostrado pouco a pouco com o desenvolvimento do filme. Para o fã que já vai aos cinemas sabendo da história não há tantos problemas, mas o público que talvez não conheça a figura e a importância cultural de Dean pode ficar um pouco perdido no começo.

O filme acerta bastante na ambientação da década de 50, com roupas, carros e costumes, onde se inserem os pensamentos de Dean sobre a indústria cultural, a fama e a vida. O diretor Anton Corbijn (conhecido de outra cinebiografia, Control) se preocupa tanto em deixar isso claro que o filme se torna arrastado no segundo ato, e parece dar voltas e mais voltas.

As atuações também afetam bastante o filme, principalmente a de Robert Pattinson como o fotógrafo Dennis Stock. O ator tenta passar as preocupações e anseios do profissional, mas não entrega um bom resultado. Até existe uma química com DeHaan, mas o filme é tão parado que isso não se desenvolve. O protagonista de Life, aliás, é o responsável pelos melhores momentos do longa. em cenas interessantes em que consegue cumprir o objetivo de mostrar as emoções de Dean, sem ficar caricato.

No final das contas, Life é um material interessante para os fãs fervorosos de James Dean, mas se preocupa pouco em mostrar a importância desse ícone para o público geral. Uma pena.

Nota do Crítico
Regular
Life - Um Retrato de James Dean
Life
Life - Um Retrato de James Dean
Life

Ano: 2015

País: Canadá, Alemanha, Austrália, EUA

Duração: 112 min

Direção: Anton Corbijn

Roteiro: Luke Davies

Elenco: Robert Pattinson, Dane DeHaan, Joel Edgerton, Ben Kingsley, Kelly McCreary, Kristian Bruun, Lauren Gallagher, Kendal Rae, Alessandra Mastronardi, Stella Schnabel, Peter Lucas, Drew Leger, Jason Blicker, Emily Hurson, Emma Pedersen, Allison Brennan, Philip Maurice Hayes, Jessica Rose, Jack Fulton, Michael Therriault, Kristen Hager, John Blackwood, Justyn Michael Richards

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.