Filmes

Notícia

Ligeiramente Grávidos

Da arte do palavrão ou Como falar a língua do seu público

20.09.2007, às 17H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H28

Já faz alguns dias que a alta linda loira apresentadora de TV Alison (Katherine Heigl) descobriu-se grávida do gordinho desempregado maconheiro Ben (Seth Rogen), fruto de uma noite de bebedeira. Ela decide não só ter o filho dele como, para nosso espanto, resolve também dar uma chance ao relacionamento.

Muito sinceramente, e ainda assustada, Alison pede a Ben: "You're a sweet guy, right? Don't fuck me up, ok?".

ligeiramente grávidos

None

ligeiramente grávidos

None

Traduzida, a frase não tem o mesmo efeito. "Fuck" sempre ganha no Brasil versões amenas como "sacanear", no máximo "ferrar", raramente sua versão literal, "foder". Nos Estados Unidos, a vigilância é tamanha que os censores anotam a quantidade de "fucks" que um filme pode ter - como Ligeiramente Grávidos (Knocked Up, 2007) tem níveis scorseseanos de palavrões, pegou um Rated R, proibido a menores de 17 sem acompanhamento de um adulto, o que não impediu o filme de estourar na bilheteria.

A grande questão - e aí está meu ponto - é que "fucks" são insubstituíveis. A sinceridade com que a garota pede ao cara "vê se não vai me foder" não dá para expressar com outras palavras. Sem ironia: o palavrão é também uma forma de sensibilidade.

Desde que estourou como produtor em O Âncora e como diretor em O Virgem de 40 Anos, o diretor/roteirista/produtor de Ligeiramente Grávidos, Judd Apatow, tem sido alvo de análises em Hollywood. Muitos dizem que ele descobriu o que o público procura em termos de comédia hoje, e outros tantos acham que Apatow é o único que entende a mente de um espectador adolescente na atualidade, dado o sucesso de filmes teen que ele produz, como Superbad.

Assistindo a um filme desbocado como Ligeiramente Grávidos, fica claro que a fórmula mágica de Apatow, evidentemente, e antes de mais nada, é falar a língua de seu público, especialmente o masculino. Mas isso não significa apenas reproduzir o linguajar chulo, mas entender como se expressam tipos socialmente bem demarcados como o nerd maconheiro. Sempre que Alison aparece na sua frente, Ben repete na maior honestidade: "Nossa, você está linda hoje...". Não há, na fala dele, sinal de cafajestagem, ou qualquer conotação outra. Ele simplesmente acha-a linda todo dia, e diz. Os personagens de Apatow são cristalinos.

E assim como os personagens igualmente cristalinos, ingênuos por vezes, dos filmes de Wes Anderson (Os Excêntricos Tenembauns) e Jared Hess (Napoleon Dynamite), os tipos criados por Apatow são absolutamente cativantes, tanto os críveis quanto os implausíveis. Se como contador de história Apatow ainda é um tanto artificial - O Virgem de 40 Anos e Ligeiramente Grávidos não conseguem se libertar de cacoetes da comédia romântica, como as reviravoltas cronometradas, e esse esquematismo é no fundo uma espécie de falsidade - sua autêntica cumplicidade com os personagens que elabora compensa os tropeços.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.