Filmes

Lista

13 grandes filmes para celebrar o Dia Mundial do Rock

Gênero já ganhou várias histórias nas telonas

13.07.2017, às 18H56.

O rock já foi mostrado diversas vezes nos cinemas em cinebiografias, comédias ou ficções que celebram toda a paixão dos fãs pela música. Abaixo você confere uma lista com 13 produções importantes para comemorar Dia Mundial do Rock:

Quase Famosos

Lançado em 2000 com a direção de Cameron Crowe, Quase Famosos fez sucesso ao unir duas coisas que caminham juntas: o jornalismo musical e o Rock N’ Roll. Na trama, o jovem William Miller (Patrick Fugit) tem o sonho de trabalhar na revista Rolling Stone e consegue a chance de acompanhar a tour de uma banda. Logo ele se vê envolvido demais no mundo cheio de diversão, drogas e muita música. A produção venceu o Oscar em 2001 de Melhor Roteiro Original e também foi indicado aos prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante (para Kate Hudson e Frances McDormand) e Melhor Edição.

Pink Floyd The Wall

Dirigido por Alan Parker (Asas da Liberdade), Pink Floyd - The Wall foi lançado em 1982, com as músicas do disco homônimo e icônico. A trama acompanha um astro do Rock que consome drogas e acaba perdido em memórias de sua infância, seus problemas com a família e os castigos da escola. Um filme pesado, porém muito bonito e obrigatório para os fãs de Pink Floyd.

The Runaways - Garotas do Rock

O longa foca em Joan Jett (Kristen Stewart) e Cherie Currie (Dakota Fanning) e na fundação da banda Runaways, que entrou para a história e abriu caminho para várias bandas de rock lideradas por mulheres. Se você já ouviu “Cherry Bomb” em Guardiões da Galáxia e não conhece esse longa, essa é a hora de assistir.

Cazuza - O Tempo Não Para

Lançado em 2004, Cazuza - O Tempo Não Para conta a história do jovem que se tornou vocalista do Barão Vermelho e um dos maiores poetas da música brasileira. Daniel de Oliveira faz o papel principal e interpreta Cazuza desde a juventude até sua batalha contra a Aids. O longa foi a oitava maior bilheteria do país em seu ano de lançamento, ficando na frente de longas como O Último Samurai e Van Helsing - O Caçador de Monstros.

Sing Street: Música e Sonho

Lançado em 2016, Sing Street: Música e Sonho conta a história de Conor, o mais novo de três irmãos que vê a família cheia de problemas e precisa trocar de escola para diminuir os gastos da casa. Quando conhece a encantadora e misteriosa Raphina, ele monta uma banda apenas para impressioná-la, mas a música acaba mudando sua relação com a escola, os amigos e o irmão mais velho. A produção está disponível atualmente na Netflix.

Across the Universe

Protagonizado por Jim Sturgess e Evan Rachel Wood, o longa é mais um com o tema dos Beatles e usa as músicas do quarteto de Liverpool para contar a história de Jude, um jovem britânico que vai para os EUA e se apaixona por Lucy, mas tem o romance ameaçado pelos problemas que acompanham a Guerra do Vietnã. O longa foi indicado ao Oscar 2008 de Melhor Figurino.

The Rocky Horror Picture Show

Um dos clássicos que mistura Rock e terror, o filme de 1975 mostra um casal que fica preso na estrada em uma tempestade e acaba na mansão do louco cientista Dr. Frank-N-Furter. Através do Rock N’ Roll e suas danças, ele revela para a dupla a sua maior criação: o musculoso Rocky. O longa ficou famoso pelo uso incrível da música e o visual icônico de Tim Curry como o/a protagonista.

CBGB: O Berço do Punk Rock

Lançado em 2005, o filme é focado na origem do CBGB, famoso clube de música americano, que foi o berço de várias bandas importantes da cena punk rock. O espaço foi inaugurado em 1973 e a produção foca Hilly Kristal abriu o local que acolheu shows de bandas como Ramones, Talking Heads, entre várias outras. Uma aula de história do Rock N’ Roll nas telas.

Os Cinco Rapazes de Liverpool

Antes de conquistarem o mundo com suas músicas, os Beatles eram um grupo de cinco jovens, que foram para Hamburgo tentar alcançar o sucesso. A trama mais interessante do longa é de Stuart Sutcliffe, o baixista e quinto membro da banda, que se apaixona por uma jovem e precisa decidir entre viver com ela, ou acompanhar seu amigo John Lennon.

Ainda Muito Loucos

Lançado em 1998, o longa conta acompanha o reencontro da Strange Fruit, banda que chegou ao auge do sucesso há 20 anos e sumiu do mapa. Longe das loucuras e badalações da vida de rockstar, os membros arrumaram empregos comuns e relembram dos tempos de glória, até que o tecladista resolve juntar todos novamente. O papel mais interessante é de Bill Nighy, que mostra de forma muito verdadeira as inseguranças e questionamentos dos grandes astros da música. O longa foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical e Melhor Música Original para “The Flame Still Burns”.

Escola de Rock

Uma das maiores homenagens para o Rock N’ Roll é essa produção de 2003, protagonizada por Jack Black. Disfarçado de professor, ele vê em um grupo de crianças talentosas a chance de ganhar a Batalha de Bandas, mas antes precisa ensinar a eles tudo sobre o estilo musical, desde grupos clássicos, até riffs e músicas obrigatórias. E, claro, no meio de tudo isso, cada jovem amadurece por conta do envolvimento com o Rock. Obrigatório para quem gosta do estilo.

Somos Tão Jovens

Filme que conta a história de um capítulo importante do Rock nacional, quando a cena de Brasília começou a esquentar e Renato Manfredini Jr. deu os primeiros passos para se tornar Renato Russo. Lançado em 2013, Somos Tão Jovens mostra a formação do grupo Aborto Elétrico e, posteriormente, da Legião Urbana. A atuação de Thiago Mendonça no papel principal é o grande destaque da produção.

Piratas do Rock

Imagine uma época em que as rádios britânicas tocavam apenas duas horas de Rock N’ Roll por dia. Qual é a solução? Claro, montar uma rádio pirata em um barco atracado na costa da Inglaterra. Essa é a trama de Os Piratas do Rock, brilhante filme de 2009 com Bill Nighy, Philip Seymour Hoffman, Rhys Ifans e vários outros nomes no elenco. O desfecho do longa é um dos mais dramáticos e divertidos dos filmes com tema musical.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.