Filmes

Lista

15 easter eggs de Doutor Estranho

Conheça alguns dos segredos do filme

11.11.2016, às 17H41.
Atualizada em 11.11.2016, ÀS 18H01

Os filmes da Marvel sempre escondem diversos segredos, sejam referências dos quadrinhos ou pistas do MCU. Já falamos sobre alguns desses easter eggs na Omelista (veja aqui) e agora complementamos a lista de referências:

None

Outro possível paciente descrito na ligação é uma mulher de vinte e poucos anos que foi acertada por um relâmpago, acidente complicado por um implante eletrônico no cérebro que a ajudava a lidar com esquizofrenia. A tal jovem poderia ser Carol Danvers antes da sua transformação em Capitã Marvel. Derrickson fez mistério: "Tudo o que posso dizer é... talvez. Sobre isso vocês vão ter que esperar para ver...". Nos quadrinhos, a criação da Capitã tem outra explicação - e envolve ameaças alienígenas e transferências de poderes kree - mas a Marvel já indicou que pode mudar a origem dela no cinema.

None

Um pouco antes do acidente, Strange está em uma ligação falando sobre pacientes em potencial, sendo um deles um coronel do exército de 35 anos que sofreu uma lesão na coluna com uma armadura experimental. Apesar da similaridade com o acidente de James Rhodes (Don Cheadle), o Máquina de Combate, em Guerra Civil, é possível que se trate na verdade de um acidente causado pelos experimentos Justin Hammer em Homem de Ferro 2, já que Rhodes tem muito mais de 35 anos. Ainda assim, a placa do carro de Strange no filme é de 2016 e o carro é um Lamborghini Huracan, modelo 2015/16.

None

No percurso que leva ao acidente de Doutor Estranho está tocando "Interstellar Overdrive", de The Piper at the Gates of Dawn, disco de estreia do Pink Floyd de 1967. Além disso, na cena em que confronta Christine Palmer (Rachel McAdams), Stephen Strange está usando uma camiseta com a capa de The Madcap Laughs, disco solo de Syd Barrett, membro da primeira formação do Pink Floyd. Por sua vez, uma imagem das HQs do Doutor Estranho ilustra secretamente a capa de A Saucerful of Secrets, disco de 1968 da banda.

None

Na primeira cena pós-créditos do filme, Doutor Estranho é visto com as suas luvas amarelas, assumindo totalmente o visual dos quadrinhos. O trecho, que introduz a participação de Strange em Thor: Ragnarok, foi dirigido por Taika Waititi.

None

Foi de Benedict Cumberbatch a ideia de que ele próprio deveria interpretar Dormammu. Scott Derrickson gostou da ideia do seu protagonista interpretar o herói e o vilão do filme: “[Dormammu] era uma versão ultra-inflada de Strange, um ego enlouquecido. Há algo de interessante no confronto desse diminuto cara com o poder do tempo e esse monstruoso conquistador. Não podia pensar em ninguém melhor para interagir com Benedict  do que ele mesmo”.

None

Quando se prepara para defender o Sanctum Sanctorum de Hong Kong ele escolhe como arma a Varinha de Watoomb, um artefato mágico recorrente nos quadrinhos. Pode ser controlado pela mente e tem uma variedade de utilidades místicas.

None

O easter egg aparece também em Homem de Ferro 3 (Stark corta o braço de Aldrich Killian); Thor: O Mundo Sombrio ( Loki corta a mão de Thor); Capitão América: Soldado Invernal (Bucky sem o braço após uma longa queda), Guardiões da Galáxia (Gamora corta o braço de Groot), Vingadores: Era de Ultron (Ultron corta o braço do futuro Garra Sônica), Homem-Formiga (depois de ter a armadura sabotada, Jaqueta Amarela perde seu braço direito), Capitão América: Guerra Civil (Homem de Ferro arranca o braço do Soldado Invernal) e Agents of S.H.I.E.L.D (Coulson perde o braço esquerdo). 

None

O filme continua o easter egg que começou na na Fase 2 do MCU em que cada filme mostra alguém sem braço ou mão [em referência a Anakin Skywalker e Luke Skywalker em Star Wars]. Desta vez é o Mestre Hamir que, sem parte do braço, mostra para Strange que a magia não depende do corpo físico.

None

Um dos mestres de Kamar-Taj é Hamir (Topo Wresniwiro), que nos quadrinhos é conhecido como Hamir, o Ermitão, que é pai de Wong (vivido por Benedict Wong no filme). No longa, o personagem também serve como uma referência ao visual do Ancião dos quadrinhos em contraste com o do filme, vivido por Tilda Swinton - quando Strange chega no templo pensa que Hamir é o Ancião.

None

A Torre dos Vingadores pode ser vista em todas as cenas aéreas de Manhattan.

None

O protetor do Sanctum Sanctorum de Nova York antes do Doutor Estranho é Daniel Drumm (Mark Anthony Brighton), que nos quadrinhos é irmão de Jericho Drumm, o Irmão Voodoo.

None

Durante a cena de treinamento de luta, Mordo explica a Stephen Strange o que são as relíquias, dando como exemplo o bastão do Tribunal Vivo. Nos quadrinhos, o Tribunal Vivo é uma poderosa entidade cósmica cuja existência se confunde com a do universo. Sua função é garantir o equilíbrio do multiverso e ele tem importante papel na Guerra Infinita.

None

A cena em que Stephen Strange escreve o próprio nome várias vezes, forçando as suas acidentadas mãos, foi tirada do arco escrito por J. Michael Straczynski.

None

A cena em que Doutor Estranho escolhe usar um machado para derrotar Kaecilius (mas é impedido pelo manto de levitação) é uma referência ao arco publicado em 2016, em que o mago supremo passa a usar um machado místico.

None

O livro que Stan Lee aparece lendo na sua participação especial é As Portas da Percepção, escrito por Aldous Huxley em 1954 sobre a sua experiência com mescalina e o uso de psicotrópicos na percepção da arte. A cena foi dirigida por James Gunn, que comandou três das próximas quatro participações de Stan Lee em filmes da Marvel (leia mais)

None

Tina Minoru (Linda Louise Duan), uma das magas de Kamar-Taj, mais presente na HQ que serve de prelúdio para o filme (veja aqui), é mãe de Nico Minoru, membro dos Fugitivos (Runaways em inglês), que ganhará série pelo Hulu (leia mais).

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.