Deadpool

Créditos da imagem: Deadpool (Reprodução)

Filmes

Lista

Confira 15 filmes que quebram a quarta parede

Quando o cinema fala com você

12.02.2016, às 17H21.
Atualizada em 31.10.2021, ÀS 14H55

A quarta parede é a barreira imaginária que separa os personagens do público. A ação de uma peça, filme ou série acontece dentro dessas quatro paredes. Quando essa "caixa" é rompida, acaba a ilusão de que o que se está vivendo (personagem)/ vendo (público) é real.

Em Deadpool, que já está em cartaz nos cinemas brasileiros (leia a crítica), o mercenário tagarela usa esse recurso quase como um superpoder, seguindo o exemplo dos quadrinhos. Além de falar com o espectador, o personagem tem consciência de quem é e onde está, fazendo dsso a base para diversas piadas.

O cinema usa constantemente esse método, seja pelo humor, como no caso de Deadpool, como um exercício de questionamento da própria linguagem, ou como estratégia na hora de usar a narrativa em primeira pessoa. A seguir, listamos alguns exemplos da quebra da quarta parede no cinema:

O Grande Roubo de Trem (1903)

None

Uma das primeiras vezes que o recurso aparece nos cinemas. A cena, que não tinha relação direta com a trama e podia ser exibida tanto no início como no final do filme, mostrava um ator olhando diretamente para câmera e atirando. O público reagia assustado, acreditando que poderia levar um tiro. Veja no You Tube.

Os Bons Companheiros (1990)

None

O diretor Martin Scorsese usa o método para se aproximar de Henry Hill e do mundo dos mafiosos. O longa conta também com uma homenagem a O Grande Roubo de Trem, com Joe Pesci reproduzindo a mesma cena e descarregando uma arma na direção do público.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

None

A quebra da quarta parece é a base do roteiro de Woody Allen, permitindo diversos experimentos de linguagem cinematográfica. O diretor/roteirista explica que sentia que o público compartilhava dos mesmos sentimentos e problemas do seu protagonista: "Queria falar diretamente com eles e confrontá-los". Disponível na Netflix.

Alfie (2004)

None

O remake de Como Conquistar as Mulheres (1966) usa o recurso para entrar na vida do garanhão metrossexual do título e garantir um retrato que vai além das aparências. Disponível na Netflix.

O Lobo de Wall Street (2013)

None

Martin Scorsese usa o recurso mais uma vez para entrar dentro da cabeça e das farras de Jordan Belfort, aproveitando a narrativa do livro escrito pelo mesmo.

Alta Fidelidade (2000)

None

Outro caso de adaptação que insere a narrativa em primeira pessoa na história, não limitando o contato entre personagem e público a um discurso em off. Assim, Stephen Frears garante o impacto do texto de Nick Hornby e entra na cabeça do seu protagonista.

Violência Gratuita (1997 e 2007)

None

Michael Haneke fez duas versões praticamente idênticas do mesmo filme, focando em uma dupla de simpáticos jovens que torturam uma rica família. O longa discute o consumo de violência e usa a quebra da quarta parede para banalizar uma situação chocante ao mesmo tempo em que a retrata com requintes de crueldade.

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

None

Provavelmente o filme mais lembrado quando se fala em quebra da quarta parede. Usando a técnica, John Hughes transformou o espectador em cúmplice do "dia de folga de Ferris". Disponível na Netflix.

Clube da Luta (1999)

None

Outro dos filmes mais lembrados por usar o recurso. O narrador apresenta seu mundo (e Tyler Durden) para o espectador da mesma forma que o faz no romance de Chuck Palahniuk, tornando o público parte do grupo. Disponível na Netflix.

O Império (do Besteirol) Contra-Ataca (2001)

None

Kevin Smith fez um filme sobre um filme que sabe que é um filme. 

Quanto Mais Idiota Melhor (1992)

None

Na tarefa de adaptar o quadro do Saturday Night Live para a tela grande, Mike Myers colocou Wayne Campbell para falar com o público, usando o recurso até para fazer o product placement mais descarado e divertido do cinema.

S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço (1987)

None

Mel Brooks gosta bastante do recurso e na paródia de Star Wars usa a quebra da quarta parede em diversos momentos para fazer piada e abusar da metalinguagem. Disponível na Netflix.

O Senhor das Armas (2005)

None

Mais uma vez a quebra da quarta parede serve para entrar sem intermediários em algum submundo, desta vez o dos negociantes de armas. Disponível na Netflix.

O Máskara (1994)

None

Assim como Deadpool, o Máskara usa a quebra da quarta parede como um superpoder da zoeira.

A Grande Aposta (2015)

None

No filme indicado a 5 Oscars, o diretor e roteirista Adam McKay usa a quebra da quarta parede para (tentar) explicar a sua complicada trama econômica. Em cartaz nos cinemas.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.