Filmes

Lista

16 coisas que descobrimos nos extras de Star Wars - O Despertar da Força

Lançamento on demand revela segredos dos bastidores

04.04.2016, às 19H13.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Com o lançamento em video on demand de Star Wars - O Despertar da Força, começam a sair os primeiros extras do filme. Esses conteúdos aprofundam-se, inicialmente, em histórias de bastidores - e reunimos algumas da melhores aqui.

A leitura do roteiro

None

A primeira imagem revelada do filme, a leitura de roteiro que reuniu o elenco antigo e novo e deixou a internet enlouquecida tentando adivinhar personagens e papéis, tem um vídeo especial nos extras de Star Wars - O Despertar da Força. Nele, é revelado que Mark Hamill foi o responsável pela leitura do texto, papel que normalmente caberia ao diretor. Apesar de só aparecer na cena final, o ator foi o que mais trabalhou naquele dia.

Kylo Ren na Millennium Falcon

None

O momento em O Despertar da Força em que Kylo Ren, a bordo da base Starkiller, sente através da Força que seu pai aterrisou no planeta - com uma singela virada de rosto em direção à câmera com o sussuro "Han Solo" - era originalmente bastante diferente. Em uma cena removida, vemos Ren entrando na Millennium Falcon, semienterrada na neve. É no cockpit da nave que ele diz "Han Solo". A opção vista no cinema certamente reforça seu poder e vai ao encontro de momentos clássicos entre Luke e Vader.

Batalha na Neve

None

A batalha na neve entre Kylo Ren e Rey aconteceu em um superelaborado set de filmagens dentro dos estúdios Pinewood. Foram usadas 750 caixas de neve artificial, árvores de verdade e um pano de fundo 360 graus para criar a ilusão de uma locação real. A escolha por filmar no estúdio deu-se pela complexidade da coreografia e por ser uma cena noturna - o que limitaria o tempo de gravação em um ambiente real.

Criaturas

None

De fantoches e bonecos animatrônicos a seres feitos com maquiagem e prostéticos, foram criadas mais de 110 criaturas reais para o filme. A equipe esforçou-se para seguir o visual estabelecido nos longas originais, optando sempre que possível pelos efeitos práticos. Computação gráfica foi empregada em alguns casos - como no comprador de sucata Unkar Plutt - para melhorar movimentos faciais. Todas as criaturas ganharam breves histórias para justificar suas existências e visuais, inclusive as quase 100 que frequentam o bar de Maz Kanata.

Irmãs Dengue

None

Aliás, lembra dos mosquitos gigantes que aparecem em uma das cenas no castelo de Maz Kanata? Chamam-se, curiosamente, "Irmãs Dengue".

Han + Chewie + casa

None

A já clássica cena do "Chewie, estamos em casa" teve um lugar especial na produção. Já ciente de que ela seria importantíssima e emotiva no filme, JJ Abrams separou um dia inteiro na agenda de filmagens para rodá-la. "Tinha que sair perfeita", revela. No documentário Segredos de Star Wars, o diretor aparece visivelmente emocionado registrando essa sequência.

Leia + C-3PO

None

Leia Organa e C-3PO apareceriam originalmente antes da cena que vimos no cinema. A general e o androide estavam em um trecho removido, que viria logo na primeira meia-hora, na base da Resistência. Nela, Leia recebe a notícia de que a vila em Jakku foi destruída e Poe Dameron e BB-8 desapareceram, assim como o mapa. Para C-3PO só resta demonstrar seu eterno pessimismo com um "Puxa vida! Que catástrofe!". A remoção certamente valoriza a entrada da personagem mais tarde, em um momento bem mais poderoso.

O tema de Rey

None

No featurette John Williams: A Sétima Sinfonia, o icônico compositor revela que o tema de Rey foi particularmente difícil para criar. "É um tema de aventura, de certa forma. É feminino e forte, ao estilo dela. Ela é uma catadora de lixo. Vive sozinha, sem os pais. Senti muita empatia por essa pobre criatura".

De Vader a Kylo Ren

None

Para o tema de Kylo Ren, John Williams criou uma espécie de extensão do tema de Darth Vader. "Eu tinha que retratar esse poder maligno, força e ameaça de forma imediatamente acessível". Ele compara o resultado à "Marcha Imperial"

A altura do líder supremo Snoke

None

Andy Serkis interpretou o líder supremo Snoke sem saber exatamente como ele ficaria no filme. Mas o holograma gigante já era parte do visual, então ele sentou-se no alto de uma parede de 4 metros para atuar presencialmente com Domhnall Gleeson e Adam Driver no set, como já havia feito em King Kong. Sua voz saia amplificada de caixas de som.

Os Rathtars e a Arca Perdida

None

O trecho a bordo do cargueiro espacial em que os rathtars saem das suas celas inclui uma homenagem a Indiana Jones. Uma das cenas, que mostra Harrison Ford correndo com a criatura esférica no seu encalço, é parecidíssima com a sequência da bola de pedra rolando em Os Caçadores da Arca Perdida. Os rathtars, por sua vez, foram inspirados em um brinquedo de cachorro - uma bolinha com cerdas.

BB-8 e o post-it

None

O design de BB-8 passou por várias fases, incluindo um diminuto androide voador e um robô alto até chegar ao visual conhecido - uma esfera com um segmento de esfera no topo. O formato final do BB-8 foi desenhado por JJ Abrams em um post-it, pois o diretor estava querendo simplificar ao máximo o companheiro de Poe Dameron.

O novo velho Chewbacca

None

A roupa de Chewbacca leva pelo de iaque e carneiro. Eles foram costurados, um a um, sobre uma estrutura mais moderna que a original, mais maleável e permitindo melhor movimento. O rosto foi montado a partir de moldes da década de 1970 e os produtores optaram por manter a tecnologia da máscara baixa, para deixá-lo como o original.

A origem de Capitã Phasma

None

Kylo Ren seria originalmente cromado. Mas os designers e o diretor optaram por algo mais sombrio para o vilão, algo que o remetesse à sua grande fonte de inspiração, Darth Vader. Semanas depois, Kathleen Kennedy, a presidente da Lucasfilm, viu a arte conceitual e ficou encantada, pedindo que ela fosse incorporada ao filme. Surgia então a Capitã Phasma, batizada em homenagem ao filme Fantasma (1979), de Don Coscarelli, que tem uma bola cromada maligna como ameaça.

O despertar de Kylo Ren

None

Uma frase de JJ Abrams em Segredos de O Despertar da Força acaba com uma das teorias mais absurdas surgidas sobre o filme, a de que Kylo Ren teria matado o pai como uma maneira de aproximar-se do líder Snoke - e futuramente assassiná-lo. "A cena da morte foi necessária para o filme. Ele não é apenas sobre o despertar da Força em uma jovem, mas também o lado sombrio da Força despertando no vilão", diz o diretor.

O primeiro tempo Jedi

None
A Ilha Skellig Michael, na costa da Irlanda, foi escolhida para ser o local do primeiro templo Jedi não apenas pelo visual, mas também pela sua história. O local foi usado em 600 d.C. como um retiro cristão isolado do mundo e contém um mosteiro ancestral que é patrimônio da UNESCO. Hoje, apenas 50 pessoas podem visitar a ilha por vez, então o uso de equipamentos é limitadíssimo. A equipe de filmagens teve que carregar por conta própria, 600 degraus acima, todas as câmeras, iluminação, etc. Os pássaros que aparecem voando na cena não são computação gráfica. A ilha é também um santuário natural.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.