Filmes

Lista

Blade Runner 2049 | Descubra 10 easter eggs do filme

Longa cria interessantes ligações com o filme de 1982; cuidado com os spoilers

06.10.2017, às 16H07.
Atualizada em 06.10.2017, ÀS 18H04

Blade Runner 2049 não exige que o espectador tenha visto o seu predecessor, Blade Runner - O Caçador de Androides (1982), mas os fãs do original não ficarão decepcionados com as homenagens deixadas na versão do diretor Denis Villeneuve. A seguir listamos alguns easter eggs e curiosidades* que ligam um longa ao outro:

*contém spoilers sobre Blade Runner 2049 e Blade Runner - O Caçador de Androides

 

Mariette Vs Pris

O visual da prostituta vivida por Mackenzie Davis é uma clara homenagem a Pris, a replicante encarnada por Daryl Hannah no filme de 1982. Davis conta que chegou a fazer cosplay da personagem antes de ser escalada para o papel no novo filme.

Do roteiro original

Uma das primeiras cenas de Blade Runner 2049 coloca K (Ryan Gosling) em confronto com Sapper Morton (Dave Bautista), um antigo replicante fabricado pela Tyrell Corporation que vive agora como “fazendeiro de proteína”. O trecho, que envolve K esperando pacientemente na cabana de Morton e uma panela de sopa no fogo, estava no roteiro original de Hampton Fancher para o filme de 1982, com Deckard em ação aposentando um replicante em uma cabana em meio a gigantescas máquinas agrícolas, mas nunca chegou a ser filmado.

Unicórnio/Cavalo

Era de Gaff também o unicórnio de origami que, somado ao sonho de Deckard, abria o questionamento sobre o Blade Runner também ser um replicante. No novo filme, um cavalo de madeira se torna uma espécie de ponte para realidade, traçando um interessante paralelo com a Edição Final do filme de Ridley Scott. 

Gaff e a Ovelha

Quando K visita Gaff (Edward James Olmos) o ex-parceiro de Deckard faz uma ovelha de origami em reverência ao livro Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?.

Teste Voight-Kampff

O áudio da cena do filme de 1982  do teste (entenda) que Rick Deckard aplica em Rachel para determinar se ela é ou não uma replicante aparece como uma evidência na investigação de K.

Planos similares

Além da abertura, Villeneuve brinca diversas vezes com os enquadramentos, fazendo uma ponte entre passado e presente que também joga com o tema do questionamento da realidade intrínseco à franquia.

K

O “nome” do personagem de Ryan Gosling é uma homenagem a Philip K. Dick, autor de Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, livro que estabelece a base para a franquia (na imagem, a foto de Gosling como K ao lado do registro do encontro entre Ridley Scott e K. Dick na época do primeiro filme). 

Cena de abertura

Os dois filmes começam de forma bastante similar, revelando o aspecto apocalíptico da sua realidade. A diferença é que em 2019 sobrevoamos Los Angeles à noite e em 2049 somos apresentados durante o dia às “fazendas” que mantêm viva a população da Terra. Em comum as duas aberturas também têm o close-up em um olho. O órgão da visão é um importante elemento de identificação dentro da narrativa. 

Deckard Replicante?

A Edição Final de Blade Runner abre a possibilidade de Rick Deckard ser também um replicante e a forma como Denis Villeneuve trata a questão mantém a aura de mistério em torno do personagem, em mais um aceno ao filme original. Não é um easter egg por definição, mas é uma bela homenagem ao espiríto da visão de Ridley Scott. 

Deckard Vs K

O modelo do casaco de K e o uso da gola para cima é uma clara referência ao estilo de Deckard no filme original.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.