Filmes

Lista

Rei Arthur | Conheça os lugares que tornam a lenda uma realidade

Um passeio pela Inglaterra e País de Gales nos locais que afirmam ser parte da fábula

20.05.2017, às 11H50.
Atualizada em 20.05.2017, ÀS 22H02

A estreia do filme Rei Arthur: A Lenda da Espada reacendeu a curiosidade dos espectadores em relação a uma das maiores lendas da história. Para descobrir mais sobre a fábula, o Omelete foi convidado pelo Visit Britain para conhecer os locais na vida real que deram origem aos contos que ficaram famosos em suas diversas adaptações para o cinema e TV.

Távola Redonda

Távola Redonda da vida reaa

Tão famosa quanto o próprio Rei Arhtur, a verdadeira Távola Redonda é localizada no condado de Cumbria, ao norte da Inglaterra. Ao contrário do que muitos pensam, não há ruinas, nem algum indício que uma grande mesa estivesse por lá. Na realidade, o local é um grande descampado circular do período Neolítico. Por conta do seu formato de arena, acredita-se que ali era onde o Rei reunia seus cavaleiros, que eram tratados como iguais. Saiba mais sobre a Távola aqui

Castelo de Carlisle

Castelo de Carlisle

Segundo a lenda, Rei Arthur vivia em Camelot. Em Carlisle, ao norte da Inglaterra, um grande castelo localizado no meio da cidade é tido como a “Camelot da vida real”. Fundado em 1092, por William Rufus, por aqui teria acontecido o casamento do monarca com Guinevere e também seria o lugar de encontro com seu conselheiro Merlin. O rumor sobre a lenda veio depois que historiadores compararam as paisagens vistas do castelo com as descritas nos contos, e de fato elas eram muito similares. Além do Rei Arthur, o local também é famoso por ter sido a locação da série Outlander.

Lago Ullswater

Lago Ullswater

Em Cumbria, ao norte da Inglaterra, é localizado o lago Ullswater, onde é possível fazer um passeio de barco para conhecer as histórias do Rei Arthur que figuram no local. Por lá, acredita-se que que um dos cavaleiros da Távola Redonda, Sir Tristão, está enterrado em suas margens. E também,  outro Cavaleiro, Sir Eglamore, viveu com sua mulher na beira do lago. A lenda diz que sua esposa tinha sonambulismo e se afundou na água, inspirando o famoso poeta William Wordsworth a compor um de seus poemas mais famosos, “A Sonâmbula”.

Lagos Llydaw, Dinas e Ogwen

Lagos Llydaw, Dinas e Ogwen

Se você quer saber onde está a espada Excalibur do Rei Arthur, a dica é: ela está no fundo de um destes lagos, na região de Snowdonia, no País de Gales. A lenda difere sempre entre os três, porém a sorte é que todos são muito perto um do outro, sendo fácil admirar suas paisagens e quem sabe, descobrir qual é o real. 

Da Távola Redonda, ao castelo onde o monarca supostamente viveu, dê um passeio pela Inglaterra e País de Gales em uma lista dos lugares onde grande parte da lenda nasceu. Confira:

Ruínas da abadia Valle Crucis

Ruínas da abadia Valle Crucis

Com a reforma anglicana, de Henrique VIII, muitas igrejas, paróquias, abadias e mais foram destruídas por conta da implementação da nova religião, incluindo a Valle Crucis, localizada na cidade de Llangollen, no País de Gales. Porém, grande parte da sua estrutura resistiu e aqui é dito que Percival, um dos cavaleiros da Távola Redonda, estava à procura do Cálice Sagrado, outra grande história que faz parte da lenda do Rei Arthur.

Maen Huail

Maen Huail

Em uma pedra, no meio de Ruthin, no País de Gales, reside a lenda que o Rei Arthur decapitou seu rival Huail, após ele invadir suas terras. Quase escondida em uma esquina, ao lado do Castelo/Hotel Ruthin, é uma das atrações da cidade.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.