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Certo Agora, Errado Antes | Crítica

Hong Sang-soo volta ao formato de díptico em um dos seus filmes mais dramatizados e acessíveis

17.05.2016, às 15H49.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Não são apenas as noites de bebedeira e os diretores de cinema apaixonados que se repetem nos filmes do sul-coreano Hong Sang-soo: a própria repetição se torna um personagem frequente, como já se viu anteriormente em longas como A Visitante Francesa, um dos únicos Hong a estrear em circuito comercial no Brasil.

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Em Certo Agora, Errado Antes (Right Now, Wrong Then, 2015), o próprio título já antecipa que o roteiro é um dos também tradicionais dípticos do cineasta: acompanhamos Ham Cheon-soo, um cineasta que chega a Suwon para uma sessão de perguntas-e-respostas com a exibição de um dos seus filmes. Lá, durante a visita a um tempo, ele conhece Hee-jeong, ex-modelo e aspirante a pintora, e coloca seus poucos recursos (a fama, algumas frases de efeito) para conquistá-la.

Como o espectador descobrirá, o galanteio de Ham talvez não tenha dado muito certo, porque o filme depois repete todo o encontro, mas sob outro ponto de vista. Não convém aqui contar que perspectiva é essa, para não estregar a surpresa. O que dá pra dizer é que embora Hong mude sensivelmente alguns ângulos de câmera para fazer o encontro mais ou menos seco ou climático, as mudanças na segunda metade do filme dependem da primeira para fazer sentido - como em todo díptico que se preze.

Até aí não há muita novidade: desde a viagem bate-e-volta de Seul para uma cidade pequena até a passagem por templos budistas, situações nos filmes de Hong se repetem, às vezes com mínima variação. O que Certo Agora, Errado Antes tem de particular, antes de mais nada, é a fotografia. Sua adesão ao cinema digital há alguns anos contribuiu para que seus filmes, descomplicados em encenação, tivessem também uma estética chapada, desafetada. É assim em Hahaha (2010), por exemplo. Em trabalhos recentes, porém, como no excelente Our Sunhi (2013), cada vez mais a imagem digital se aproxima da granulação da película (como a tecnologia do digital de modo geral) e o resultado é que Certo Agora, Errado Antes é um dos filmes de Hong que mais chamam a atenção para sua composição de quadro e suas texturas.

Em cena, isso significa que os personagens em primeiro plano se "distanciam" mais do fundo embaçado. A maneira como Ham fica observando Hee-jeong na cena do jantar (ele um pouco mais afastado e ela mais rente à câmera) se torna mais dramática na fotografia, porque esse espaço que separa os dois, por menor que seja, é perceptível na imagem. De qualquer forma, a distância (ou a falta dela) que os tipos enamorados de Hong tomam entre si sempre foi um dos ingredientes mais irresistíveis de suas comédias românticas agridoces.

Se a fotografia acaba tornando Certo Agora, Errado Antes um filme com mais peso dramático - até na hora da ressaca ele parece mais tenso; é raro ver os personagens de Hong tão imprestáveis no dia seguinte - isso também se percebe na relação entre Hee-jeong e Ham. Não temos aqui um filme de várias formas de amar, mas uma história talvez até melodramática de encontro predestinado, em que algumas escolhas formais do diretor (como o zoom no rosto de Hee-jeong quando ela percebe o golpe de Ham na primeira parte, mais didático que os zooms normais de Hong) pontuam bem momentos morais. A atuação de Kim Min-hee no papel de Hee-jeong - carregada de gravidade e não tão naturalista quanto normalmente se vê nos filmes do cineasta - completa o pacote.

O resultado é que Certo Agora, Errado Antes, nesse saldo mais dramático que o normal, esteticamente agradável, e também mais acessível, pode servir bem como porta de entrada para quem começa a tomar contato com a obra de Hong Sang-soo. Não é preciso saber de todas essas repetições filme após filme para apreciá-lo, mas vale avisar que, uma vez pego, o espectador dificilmente se livra da vontade de conhecer sua prolífica cinematografia.

Nota do Crítico
Ótimo
Certo Agora, Errado Antes
Right Now, Wrong Then
Certo Agora, Errado Antes
Right Now, Wrong Then

Ano: 2015

País: Coreia do Sul

Onde assistir:
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