Filmes

Crítica

Menina dos Olhos | Crítica

<i>Menina dos olhos</i>

21.10.2004, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H17

Menina dos olhos
Jersey Girl

EUA,
2004 - 102 min.
Comédia romântica

Direção e roteiro: Kevin Smith

Elenco: Ben Affleck, Raquel Castro, Liv Tyler, Jennifer Lopez, George Carlin, Betty Aberlin, Matt McFarland, Sarah Stafford, Paul Litowsky

O que esperar de uma comédia romântica cujo cartaz de divulgação mostra o canastrão Ben Affleck estampando um sorriso maroto no rosto enquanto encara uma menininha simpática?

Menina dos olhos (Jersey Girl, 2004) é o filme em que o nerd Kevin Smith resolve deixar seus gibis de lado e contar uma história sobre gente comum, esquecendo os tipos estranhos presentes em seus filmes anteriores. O resultado não poderia ser outro: um filme comum. O que não quer dizer que ele seja ruim. Pelo contrário, ao deixar a nerdice de lado, Smith consegue contar uma história simples e honesta. Previsível, é verdade, mas divertida e, em certos pontos, até comovente.

Ollie Trinkle (Ben Affleck) é um bem sucedido relações públicas de uma grande gravadora, que se apaixona por Getrude Steiney (Jennifer Lopez). Mas, de repente, ele é atingido por uma maré de azar e vai parar no fundo do poço, sem emprego, sem casa e com uma filha nos braços para criar. Ajudado por seu pai Bart (George Carlin), ele tem que se ajustar à sua nova realidade e cuidar da pequena Gertie (Raquel Castro, incrivelmente parecida com Lopez). No caminho, eles conhecem Maya (Liv Tyler), candidata a nova namorada de Ollie e porta-voz das piadinhas sobre masturbação presentes em todos os filmes do diretor.

Como em todo filme de Kevin Smith, o destaque fica para os diálogos, sempre bem escritos. Desta vez, até há algumas referências ao seu habitual nerdismo, mas as falas são mais profundas e sinceras, sem pieguices. As atuações estão dentro da média, incluindo o fraco Affleck, que desde Gênio Indomável vem repetindo o mesmo papel.

Não se assuste também com a aparição quase relâmpago de Jennifer Lopez: após o fiasco Contato de Risco (Gigli, 2003), em que ela contracena com Ben Affleck, e todos os "casa-não casa" com o ex-noivo, os produtores resolveram apagar ao máximo a sua imagem do filme, inclusive cortando cenas. Nem o material de divulgação escapou: só quem está acostumado a ler as letrinhas miúdas consegue encontrar o nome da atriz no pôster do filme!

Menina dos olhos é um filme seguro, sem grandes reviravoltas, genialidade ou mesmo inteligência. Todos os clichês de dramas/comédias envolvendo pais e filhos estão lá: a dificuldade de pai e filha se entenderem, a saudade da esposa/mãe, a discussão familiar inflada, a apresentação escolar da filha versus o compromisso profissional do pai. Recursos simples, já utilizados até em comerciais de TV, mas que nas mãos de alguém minimamente competente costumam funcionar. E esse é o caso de Kevin Smith, que pode ser nerd mas de bobo não tem nada.

Nota do Crítico
Bom
Menina dos Olhos
Jersey Girl
Menina dos Olhos
Jersey Girl

Ano: 2004

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 102 min

Direção: Kevin Smith

Roteiro: Kevin Smith

Elenco: Ben Affleck, Jennifer Lopez, Stephen Root, Liv Tyler

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.