Bernardo Bertolucci

Créditos da imagem: Fiction Cinematografica/Eu e Você/Reprodução

Filmes

Notícia

Morre Bernardo Bertolucci, diretor de Último Tango em Paris e Os Sonhadores

Cineasta tinha 77 anos

26.11.2018, às 06H20.
Atualizada em 29.11.2021, ÀS 08H07

Bernardo Bertolucci, o polêmico cineasta italiano responsável por Último Tango em Paris, faleceu em decorrência de um câncer aos 77 anos. A morte foi confirmada por Flavia Schiavi, representante do diretor. 

Apesar de ser mais lembrado por Último Tango em Paris, seu maior sucesso em Hollywood foi O Último Imperador, que levou 9 Oscars na cerimônia de 1988, incluindo duas estatuetas para Bertolucci: Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado (dividido com Mark Peploe).  Entre seus trabalhos mais conhecidos também estão O Conformista (1970), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, e Os Sonhadores (2003).

Nascido em 16 de março de 1941, em Parma, na Itália, Bertolucci era filho do poeta Attilio Bertolucci, tendo seguido os passos do pai e conquistado um prêmio aos 21 anos por sua poesia antes de decidir se tornar um cineasta. Seu primeiro trabalho foi como assistente de Pier Paolo Pasolini em Accattone - Desajuste Social (1961).

Em 2016, o diretor se envolveu em uma polêmica relacionada a Último Tango em Paris depois de revelar que a atriz Maria Schneider, na época com 19 anos, não foi informada sobre o que realmente aconteceria na "cena da manteiga". "Foi uma ideia que tive com Marlon [Brando, ator da cena] na manhã antes da filmagem”, afirmou o diretor, dizendo que se sentia mal, mas não arrependido, já que queria “a reação dela como mulher e não como atriz. Queria que ela reagisse como alguém humilhada. Acho que ela me odiou e odiou Marlon, porque não a avisamos”. Logo depois, Bertolucci esclareceu a própria declaração: “Eu especifiquei, mas talvez não tenha ficado claro, que eu decidi com Marlon não informar Maria que usaríamos a manteiga. Queríamos a reação dela pelo uso impróprio disso. Alguém pensou que Maria não sabia da violência com ela, mas isso é falso!”. Schneider morreu em 2011 por conta de um câncer, mas teve vários problemas psicológicos ao longo da vida. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.