Filmes

Notícia

Morre Pat Morita, o Sr. Miyagi

Morre Pat Morita, o Sr. Miyagi

28.11.2005, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H01
O ator californiano Noriyuki Morita, ou melhor, Pat Morita, ou melhor ainda, Sr. Miyagi, faleceu de causas naturais na última quinta-feira em sua casa em Las Vegas, Nevada. O primeiro nipo-americano a ser indicado ao Oscar, por sua marcante coadjuvação em Karatê Kid (1984), tinha 73 anos.

O mestre lacônico de Daniel-san foi o papel de maior destaque numa carreira de mais de cem personagens em séries de TV e longas-metragens. Morita estreou no cinema em 1967, como figurante, na comédia musical Thoroughly modern Millie. O destaque na telessérie Happy Days em 1975 e 1976 o gabaritou para estrelar seu próprio televisivo, Mr. T and Tina, em 1976.

O tipo mirrado, com 1,60 metros de altura, era ideal para caracterizar o oriental pensativo, de poucas e definitivas palavras. A imagem do mestre Miyagi apanhando moscas só com os dois pauzinhos faz parte do imaginário oitentista. O personagem, que voltou para três continuações da série, em 1986, 1989 e 1994, até emprestou seu nome ao restaurante japonês que Morita mantinha em Sunset Boulevard. À Associated Press, Evelyn Guerrero, esposa do ator há doze anos, disse que o marido dedicou a vida inteira a atuar e fazer rir.

Noriyuki Morita deixa duas filhas do primeiro casamento e um personagem querido por uma geração inteira.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.