Filmes

Notícia

A Forma da Água é acusado de plágio

Americano afirma que longa foi claramente inspirado na peça Let Me Hear Your Whisper

26.01.2018, às 15H44.
Atualizada em 07.02.2018, ÀS 16H29

A Forma da Água, longa do diretor Guillermo del Toro que concorre a 13 prêmios no Oscar 2018, foi acusado de plágio pelo escritor americano David Zindel, de acordo com o The Guardian. Filho do vencedor do Pulitzer, Paul Zindel, o autor disse ao jornal que a história de amor de Elise (Sally Hawkins) e a criatura foi baseada na peça do seu pai de 1969, intitulada Let Me Hear You.

Fox Searchlight/Divulgação

"Estamos chocado que um grande estúdio pode fazer um filme obviamente derivado do trabalho do meu pai sem que ninguém o reconhecesse ou viesse até nós pelos direitos. Muitas pessoas estão impressionados com as semelhanças substancias. Somos muito gratos aos fãs de Paul Zindel que chamaram nossa atenção."

A peça acompanha uma zeladora chamada Helen que se apaixona por um golfinho, mantido prisoneiro em uma instalação do governo. Além de usar comida para conquistar a confiança do bicho, ela cria um plano para libertá-lo usando um carrinho da lavanderia e conta com a ajuda de uma amiga. No trabalho de Zinder, a protagonista não é muda, mas faz menção a isso em determinado ponto da peça ("Alguns humanos são mudos, você sabe. Só porque eles não podem falar, não os matamos", em tradução livre).

Já o filme tem o foco em Elisa (Sally Hawkins), uma zeladora muda que trabalha em um laboratório onde um homem meio anfíbio (Doug Jones) é mantido em cativeiro. Quando ela acaba se apaixonando pela criatura, começa a fazer um plano para ajudá-lo a escapar com a ajuda de seu vizinho (Richard Jenkins). O mundo fora do laboratório, no entanto, pode se provar mais perigoso para o homem anfíbio do que Elisa poderia imaginar.

Um representante da Fox Searchlight, estúdio por trás de A Forma da Água, negou as acusações, ressaltando que o diretor Guillermo del Toro nunca assistiu à peça de Zindel. "Sr. del Toro construiu uma carreira ao longo de 25 anos, na qual fez 10 filmes e sempre foi muito aberto sobre as suas influências. Se a família Zindel tem perguntas sobre esse trabalho original, estamos abertos para conversar." 

A estreia do filme no Brasil está marcada para 1 de fevereiro.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.