Filmes

Notícia

Avatar | James Cameron diz que produção criou nova tecnologia para cenas aquáticas

Diretor gravou uma cena com o elenco jovem do filme

21.11.2017, às 21H28.
Atualizada em 22.11.2017, ÀS 01H07

James Cameron falou sobre as filmagens de cenas aquáticas dos próximos filmes de Avatar. O cineasta explicou que a produção está fazendo algo inédito e precisou criar uma nova tecnologia para gravação de capturua de movimento debaixo d´água (Via Collider).

“Da mesma maneira que a maioria dos sistemas desse tipo faz, trabalhamos com uma base óptica, que significa que o ator usa marcadores que são fotografados com diversas câmeras. O problema não é gravar debaixo d´água, mas sim a interface entre o ar e a água. A superfície cria uma espécie de espelho que se mexe, fazendo várias marcações falsas. É tipo um avião de guerra soltando pedaços de metal para confundir o radar de um míssil. São vários pontos falsos e precisávamos solucionar esse problema. E conseguimos. Basicamente, sempre que você coloca água em algum problema, ele se torna dez vezes mais difícil. Então trabalhamos pesado, inovamos e desenvolvemos uma nova tecnologia. Tudo isso levou um ano e meio”, afirmou.

Após diversos testes, o cineasta explicou que no último dia 14 de novembro eles conseguiram filmar uma cena aquática inteira com seu elenco jovem. Segundo Cameron, seis adolescentes e uma criança participaram da gravação.

“Passamos seis meses treinando todos eles, especialmente como segurar o fôlego, e eles conseguem ficar entre dois e quatro minutos na água. Eles conseguem atuar debaixo d’água tranquilamente enquanto seguram a respiração. Não estamos fazendo isso com equipamento de mergulho, estamos realizando diversos movimentos belos com uma ótima captura de performance facial”, finalizou.

James Cameron dirigirá todos os longas, que contarão com Zoe SaldanaSam WorthingtonSigourney WeaverStephen LangCCH Pounder Joel David Moore de volta. O ator neozelandês Cliff Curtis, de Fear the Walking Dead, será Tonowari, o líder dos Metkayina, um clã dos arrecifes. Oona Chaplin também está no elenco.

Avatar 2 estreará em 18 de dezembro de 2020 e Avatar 3 chegará aos cinemas em 17 de dezembro de 2021. Com um curioso hiato de três anos, Avatar 4 só poderá ser visto em 20 de dezembro de 2024 e a última parte da franquia, Avatar 5, chega em 19 de dezembro de 2025. 

Os roteiros serão assinados por Cameron junto a Josh FriedmanRick JaffaAmanda Silver e Shane Salerno.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.