Filmes

Notícia

Cientistas descobrem as bases para o sabre de luz

Espadas de luz de Star Wars seriam possíveis depois de pesquisa voltada à computação quântica

26.09.2013, às 16H10.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Um time de cientistas, formado por profissionais do MIT e da universidade de Harvard, publicou na revista Nature os resultados de uma pesquisa científica que conseguiu o que parece ser as base para a criação de um sabre de luz.

Uma arma elegante para dias mais civilizados

None
Uma arma elegante para dias mais civilizados

O grupo liderado pelos físicos Mikhail Lukin e Vladan Vuletic conseguiu manipular fótons (partículas emitidas pela luz) para que eles se unissem em uma nuvem de átomos superfrios de maneira a criar moléculas, gerando um estado de matéria considerado até recentemente puramente teórico.

O resultado seria a base para um sabre de luz, como os de Star Wars.

Os cientistas usaram uma câmara de vácuo com átomos de átomos de rubídio para facilitar a formação da chamada "matéria fotônica". A nuvem de gás dentro da câmara foi resfriada com lasers - que depois foram utilizados para lançar fótons individuais dentro da nuvem, que perderam energia lá dentro e desaceleraram na saída da nuvem. Os pesquisadores notaram então que se dois fótons fossem lançados ao mesmo tempo, perdiam tanta energia que se fundiam em uma única molécula.

A aplicação está sendo estudada para o campo da computação quântica, que que estuda as aplicações das teorias e propriedades da mecânica quântica visando o desenvolvimento de um hiperveloz computador quântico. Imediatamente, porém, a ideia de "luz sólida" lembrou as criações icônicas de George Lucas. Obviamente ainda há muito caminho a ser percorrido depois da união de apenas dois fótons, mas a "Galáxia Muito, Muito Distante" parece um pouco mais próxima...

Comentamos a notícia no Omelete Hyperdrive, confira:

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.