Filmes

Artigo

Os 30 anos de De Volta para o Futuro

No começo de tudo, Marty McFly não era Michael J. Fox, a máquina do tempo não era um DeLorean e Einstein era um chimpanzé! 

03.07.2015, às 19H38.

A primeira cena de De Volta Para o Futuro é uma verdadeira aula de cinema. Logo depois dos nomes do produtor Steven Spielberg, do diretor Robert Zemmeckis e do título do filme, um plano sequência mostra dezenas de relógios sincronizados (tem cuco, rádio relógio, animais que mexem os olhos, etc.).

None

Aparece ali um recorte de jornal sobre a destruição da mansão Brown, fotos de renomados cientistas, e então os relógios vão ligando um a um os eletrodomésticos da casa: rádio, cafeteira, TV (que mostra a notícia de um carregamento de plutônio roubado), torradeira e um braço robótico que abre uma lata de comida de cachorro e despeja num prato ainda cheio da refeição passada.

A porta é aberta e a câmera continua focando na altura do joelho de um jovem, que entra no local chamando um tal de “Doc”. Acompanhamos seus tênis nike branco com swoosh vermelho e calça jeans e um skate, que é empurrado para baixo da cama onde está um… carregamento de plutônio. Um amplificador é ligado e os botões vão todos sendo girados para o volume máximo. Um cabo é ligado a uma guitarra amarela e a câmera finalmente abre mostrando o tamanho da caixa de som, mas o tal rapaz está de costas para a câmera e óculos escuro.

Ele pega uma reluzente palheta e bate no instrumento. A potência do som o catapulta para longe, batendo em uma prateleira que cai sobre o jovem. E só então vemos a cara do protagonista, Marty McFly (Michael J. Fox), que recebe uma ligação do seu amigo Doc Brown (Christopher Lloyd), descobre que está atrasado para a escola e vai, ao som de “The Power of Love”, de Huey Lewis and the News, pegando rabeira nos carros enquanto vamos conhecendo a pequena cidade de Hill Valley.

Tudo o que é mostrado nestes primeiros minutos será importante para a trama em algum momento, mas você só vai saber disso quando assistir ao filme pela segunda, terceira ou décima vez. E isso só torna De Volta para o Futuro cada vez melhor - mesmo hoje, 30 anos depois do seu lançamento! 

Separamos abaixo alguns fatos curiosos sobre o filme:

Assista no Prime Video

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.