Filmes

Notícia

Depois do casamento

Melodrama sem apelação, à moda dinamarquesa

14.06.2007, às 17H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H25

Conhecida no Brasil por Corações livres (2002) e Brothers (2004), que inclusive lhe abriram as portas de Hollywood, a cineasta dinamarquesa Susanne Bier abraça o melodrama sem medo em seus filmes. Em Depois do casamento (Efter brylluppet, 2006) não é diferente.

A sem-cerimônia nórdica no trato de pesados conflitos pessoais e familiares ganha tons sociopolíticos na trama. Mads Mikkelsen (o Le Chiffre de Cassino Royale) interpreta Jacob, dinamarquês que escolheu viver na Índia, onde leciona inglês em um orfanato prestes a ser fechado. Quando um milionário dinamarquês oferece uma verba para manter o lugar funcionando, impõe uma condição: quer conhecer Jacob pessoalmente.

2

None

4

None

3

None

É com dificuldade que ele deixa os seus meninos indianos para se encontrar com Jørgen (Rolf Lassgård), mas é com pesar ainda maior que viaja para Copenhague. A ostentação e a frieza o incomodam. Não bastasse o retorno à capital dinamarquesa, Jacob descobre que precisará comparecer ao casamento da filha do milionário antes de fechar o patrocínio do orfanato.

No casamento, o choque: a esposa de Jørgen é uma antiga namorada de Jacob, de quem ele se separou dramaticamente há duas décadas. Segundo choque: a menina que está casando não é filha de Jørgen, mas sua enteada, e acaba de chegar aos 20 anos...

Epidérmico

Susanne Bier monta o conflito em pouco mais de três minutos - na cena em que descobrimos que a garota é filha de Jacob - com toda a dramaticidade a que se permite. Não há close-ups no cinema de hoje tão agressivos como os do diretor de fotografia de Susanne, Morten Søborg: câmera epidérmica na mão trêmula de Jacob, depois nos seus olhos, lente quase encostada na pele do ator, no seu rosto.

O que torna os filmes da diretora não apenas suportáveis, como também magnetizantes, é que essa hiperdramatização resiste ao sensacionalismo. Quando a câmera invade o espaço e a intimidade de Jacob, ou de qualquer outro personagem, não faz isso para expô-los, com a covardia de um Uma lição de amor, por exemplo. Faz isso para compreendê-los, em tom de urgência, como se fosse absolutamente momentânea e decisiva a abertura que estes personagens dão para serem entendidos.

Depois do casamento, então, pede que o espectador atente para esses instantes de contato. O momento definidor do milionário Jørgen, por sua vez, não causou boa impressão: dirigindo um jipe caro, de óculos escuros, ouvindo "It's Raining Men". A pose de Jørgen, por si só, já nos leva à antipatia, mas há o componente político: o milionário, pai por questão de bondade, simboliza o capitalismo, a benemerência, enquanto Jacob, que era pai sem saber, representa os excluídos, os incompreendidos.

Nem tudo é o que parece

O maniqueísmo parece decidido até a metade do filme. Acontece que entra uma sacada aí. A caracterização dos dois e o primeiro olhar sobre Jørgen não são definitivos. Quando achamos, no meio de tantos closes, que conhecemos os personagens, é que se dá a virada. A câmera se aproxima dos personagens, mas ainda assim não nos permite decodificá-los por inteiro - é a lição que aprendemos do meio para o fim da metragem.

Depois do casamento não é impecável. Há ali algumas soluções de roteiro (como a traição do moleque) que entram apenas para facilitar as decisões de Jacob, banalizando-as. Mas, dos três filmes de Susanne Bier que chegaram recentemente a nós, este se revela o mais cerebral justamente pela reflexão acerca do olhar. Reconhecer e discutir os seus próprios limites, enquanto linguagem, tateando para saber até que ponto a câmera-espectador tem o direito (ou o poder) de devassar personagens, é o que faz deste um melodrama único.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.