Filmes

Notícia

Diretor japonês Seijun Suzuki morre aos 93 anos

Autor inspirou nomes como Quentin Tarantino e Jim Jarmusch

22.02.2017, às 07H26.
Atualizada em 22.02.2017, ÀS 09H07

O diretor japonês Seijun Suzuki morreu no último dia 13 devido a uma doença pulmonar crônica, aos 93 anos. A notícia de sua morte foi publicada nesta quarta-feira (22) pela emissora pública japonesa NHK.

Seijun Suzuki

Suzuki é conhecido por filmes como Tóquio Violenta (1966) e Branded to Kill (1967). Seu estilo visual inspirou nomes como Quentin Tarantino Jim Jarmusch.

Nascido em 1923 como Seitaro Suzuki, o cineasta lutou na Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, ele iniciou a carreira na indústria cinematográfica com um emprego de diretor assistente na Shochiku Company. Em 1954, ele mudou para o estúdio Nikkatsu e adotou o pseudônimo de Seijun.

Na Nikkatsu, ele produziu cerca de 40 filmes em 12 anos, mas acabou sendo demitido por que o presidente do estúdio, Kyusaku Hori, porque "seus filmes eram incompreensíveis" e que "o estúdio não poderia bancar longas ruins que eram compreendidos por uma audiência seleta".

As declarações e a demissão levaram Suzuki a uma briga judicial com a Nikkatsu e Hori, que se arrastou por dez anos e colocou o cineasta em uma lista negra, afastando-o da direção de filmes por dez anos. Seu último filme antes desse hiato, Branded to Kill, é considerado por muitos o maior de sua carreira.

Após uma década produzindo comerciais e filmes para a TV, Suzuki voltou ao estrelato com Zigeunerweisen (1980), escolhido como melhor filmes japonês dos anos 1980 e nomeado com uma menção especial do juri no Festival de Berlim.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.