Filmes

Dunkirk | “Não é um filme de guerra, é uma história de sobrevivência”, diz Christopher Nolan

Diretor explicou a classificação indicativa do filme
-

Em entrevista para a Associated Press (via /Film), Christopher Nolan explicou a classificação indicativa de 13 anos de Dunkirk:

"Todos os meus blockbusters tiveram a censura de 13 anos. É uma classificação que eu estou totalmente confortável. Dunkirk não é um filme de guerra, é uma história de sobrevivência e principalmente um filme de suspense. Então, apesar de ter uma grande intensidade, não há uma preocupação grande com os aspectos sangrentos do combate, que já foram muito bem abordados em vários filmes. Nós realmente estamos tentando uma abordagem diferente e atingir a intensidade de um modo diferente. Eu realmente quero que pssoas de todos os tipos consigam ter alguma coisa dessa experiência".

Além disso, ele afirmou que a trama em si é maior do que a história de um personagem específico: "Sinto que Dunkirk é um evento tão universal, que envolve tantas pessoas, que colocar isso no detalhe específico da vida de um personagem não era a forma certa de fazer. O que decidimos fazer é tentar viver o momento de cada experiência... o momento imediato e humano de tentar sobreviver. É o filme mais humano que já fiz por conta desse desejo de sobrevivência. Queríamos abordar isso e fazer o que chamo de narrativa no tempo presente, em que você está naquele momento com o personagem. Você não passa muito tempo discutindo quem eles foram e quem serão depois daquilo".

O longa é baseado na história da Operação Dínamo, que conseguiu resgatar mais de 330 mil homens da cidade que dá nome ao filme, durante a Segunda Guerra Mundial. A operação envolvia a retirada da Força Expedicionária Britânica e de outras tropas aliadas do porto de Dunquerque, cercado pelas forças nazistas, que naquele começo de guerra já invadia os Países Baixos e o Norte da França.

Enquanto a liderança do exército inglês calculava que apenas 25% da FEB conseguiria sair do cerco, a operação conseguiu tirar a salvo de Dunquerque mais de 330 mil homens das forças da França, do Reino Unido, da Bélgica e da Holanda. A Operação Dínamo e a Batalha de Dunquerque ocorrida entre maio e junho de 1940.

O lançamento de Dunkirk está previsto para julho de 2017.

Leia mais sobre Dunkirk

Dunkirk
(Dunkirk) Direção: Christopher Nolan Estreia em 20/07/17
sobre o filme
Galeria de imagens (64)

Entendi. Mesmo o Fincher foi abandonando essas características mais de videoclipe em Benjamin Button, A rede social. Ele é um cineasta mais dramático e sabe compor como poucos uma cena. É um dos melhores. Do Snyder, não gosto muito da câmera lenta em 300, que é excessiva, e um pouco em Sucker Punch, mas em Watchmen, pela lentidão da narrativa, proposital, parece se encaixar melhor. Em BvS há momentos pontuais de slow motion. Em MoS também. De modo geral, só veremos se ele tem outros elementos como diretor quando dirigir um filme mais dramático, sem estar ligado à fantasia ou universo de super-heróis. O que ele não fez até agora.

claro que não, não me confunda com a turminha do deus Nolan.

concordamos em discordar então, no final das contas a melhor série de comédia de todos os tempos nos fez chegar a um consenso.

Não tenho problema com a linguagem de Videoclipe, como você mesmo disse, o Fincher também tem essa pegada, mas o ao meu ver o diferencial do Fincher é que ele tem mais maturidade ao lidar com esse tipo de estilização, é aí que entra a sofisticação, tudo nos filmes do Fincher é milimetricamente calculado, cada movimento de câmera, a simetria, tudo. O problema do Snyder ao meu ver é o visual pelo visual, as vezes ele esquece de fazer o visual contar a história, além de ser muito excessivo, slow motion é legal, mas tinha uma hora em Watchmen que eu já tava de saco cheio disso, parecia que só tinha câmera lenta no filme, inclusive acho esse o único problema do longa. Falta ao Snyder um pouco mais de equilíbrio.

Essa notícia me animou bastante em ver o filme, prevejo originalidade no gênero.

Eu acredito que o Snyder ajudou a estabelecer um estilo de fotografia, embora o crédito possa ser dado também ao Larry Fong. O visual dos filmes dele é incrível, mesmo que tenha técnicas de videoclipe (algo que Fincher também tem, embora não tanto, em Clube da luta, O quarto do pânico e Seven, por exemplo), o que não acho demérito. Um clipe não tem a densidade de um Watchmen ou Homem de aço e BvS (isso, claro, na minha opinião). Já os filmes do Nolan são realmente muito belos, e o Pfister é uma de suas descobertas.

Acho o visual do Snyder legal, estilizado, mas pouco maduro, claramente um cara com linguagem de videoclipe que sabe fazer umas coisas bem legais, mas ao meu ver não sabe tratar a fotografia com mais sutiliza. Os filmes do Nolan tem fotografia linda, não atoa o Pfister foi indicado várias vezes ao oscar, mesmo por filmes de heróis ou menos badalados(como o subestimado o grande truque) e ainda venceu por Inception(mesmo que o Deakins merecesse um pouco mais).

pegada do Snyder? Assistimos os mesmos filmes, o filtro nem é o mesmo, o filtro dos filmes do Snyder são estilizados, super dessaturado, além dele utilizar muito Slow Motion(Nolan só utilizou isso em inception) e CGI a rodo(que o Nolan evita ao máximo). Além disso os filmes do Nolan tem um roteiro super bem amarrado, personagens complexos e etc. O visual também difere no uso de lentes, Nolan usa muitas lentes Grande angulares, mesmo em internas, e filma em película. Comparar Os filmes do Nolan Com Apocalypse Now, Cidadão Kane e era uma vez no oeste é sacanagem, mas quero ver você dizer daqui ha algumas décadas que o único filme ótimo dele foi amnésia, pois com certeza ele vai cravar o nome dele na história do cinema, já que a mesma está sendo feita a todo momento e ele é um dos diretores mais aclamados da atualidade.

Pdc. Se eu pudesse e o dinheiro desse queria ter feito meus curtas em filme mesmo...

Mas vc gravou em digital e emulou película de alguma forma? Tipo o meu colega fez um curta com esse aspecto mas gravou em video digital em 30 quadros... Nem precisa dizer q ficou fraco... Tem esse video pra q eu veja?

Fotografia Noir é a coisa mais linda do mundo...

Essa notícia não me animou muito, mais gosto dos filmes do Christopher Nolan e vou assistir Dunkirk também.

Que filtro? Vc acha que o trabalho de fotografia do cinema se resume a esse filtro que vc usa em suas fotos no Facebook? Tem todo um trabalho em cima da foto imagem que vai desde saber qual a intensidade da cena até a ação ocorrida... Tanto que Os filmes de Nolan já ganharam e foram indicados ao Oscar nessa categoria... Não existe essa de filtro, não fale como se cinema fosse essa massa idiota de fotos artificialmente criadas por filtros por pessoas desprovidas de capacidade técnica e criativa...

Vc tem razão. Nunca usou o mesmo filtro de Snyder. E o Pfister usava filtro bem diferente deste fotógrafo que trabalha com Nolan desde Interestelar, Hoyte Van Hoytema. Só discordo do visual: acho que o de Snyder é tão sofisticado quanto o de Nolan, mas este gosta mais de efeitos práticos e cenários reais.

Prevejo muita reclamação pq não vai ter tantas cenas de ação. Eu já imaginava isso pelo trailer. E prevejo tb que vai ser o primeiro filme do Nolan que o Hessel vai dar 5 ovos. Aguardem!

três ovos no omelete não necessariamente bom, embora tenha ao lado da nota a palavra "bom" todos sabem que filmes que recebem 3 ovos são tratados como medianos pelo site, o Hessel inclusive deu 3 ovos para jurassic world e já declarou num omeleteve odiar o filme.

você ta falando do filtro da fotografia? Porque se for o Nolan nunca usou o mesmo filtro do Snyder, além de ter um visual muito mais sofisticado.

Resumindo todo o texto: $$$$$$. Mas não faz mal Nolan, vou assistir mesmo assim.

Pô Nolan, drama de guerra sem guerra é estranho hein.

Omelete nunca desgosta dos filmes do cara, sempre acha bom, o problema é que os fãs do cara sempre acham que tudo o que ele faz é obra prima, melhor filme da face da terra já feito pelo ser humano.

Dunkirk - Crítica Christopher Nolan complica a estrutura trivial dos filmes de guerra por Marcelo Hessel

O que me faz ter expectativa é o Nolan na direção. Depois de Interestelar, muita expectativa. Mas o trailer não empolgou e se for uma história nesse estilo, depende muito de ele ter acertado em apostar nesse ator no papel central. O Interestelar tinha o McConaughey para sustentar a parte dramática. E filmes de guerra importantes sem violência... complicado, difícil lembrar.

todos os filmes de guerra são histórias de sobrevivências né não

Sei não hein...

Um modo diferente de ver a guerra, sem sangue. O que mais interessou foi ele dizer que não irão focar em nenhum personagem em particular, já que todos estão sobrevivendo ou tentando, pelo menos. Fiquei curioso ainda mais. :)

Merchan nenhum vão fazer eles gostarem do Nolan.

A não ser que role um merchan...

AAAAAAAAAAHH infelizmente não é o que eu esperava :(

A única certeza é que o omelete não vai gostar.

Ainda não me convenceu a assistir esse filme.

nolan é god, vou morrer sem ver filmes ruins dele.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus