Filmes

Artigo

Dunkirk | Vimos uma prévia do novo filme de Christopher Nolan

Prólogo em IMAX impressiona pela grandiosidade

31.12.2016, às 11H23.
Atualizada em 31.12.2016, ÀS 12H04

Em algumas sessões de Rogue One: Uma História Star Wars estão exibindo um prólogo de Dunkirk, novo filme de Christopher Nolan. Impactante e todo rodado em IMAX, o trecho de aproximadamente oito minutos mostra a ambição do novo projeto do diretor de Interestelar e Batman: O Cavaleiro das Trevas.

None

Sem explicações prévias, o vídeo começa com cenas de soldados da Operação Dínamo, empreitada que conseguiu resgatar mais de 330 mil homens da cidade que dá nome ao filme, durante a Segunda Guerra Mundial. A tarefa envolvia a retirada da Força Expedicionária Britânica e de outras tropas aliadas do porto de Dunkirk, cercado pelas forças nazistas, que naquele começo de guerra invadia os Países Baixos e o Norte da França.

As cenas se dividem entre o agrupamente de soldados em um barco prestes a partir para a batalha e uma perseguição entre três aviões. Na terra, Nolan parece focar mais no impacto das locações grandiosas e no aspecto morto das paisagens que escolheu. A paleta de cores pastel e os jovens melancólicos que compõem o exército dão o tom dramático necessário para construir a tensão da guerra que está por vir.

Para balancear a evidente inexperiência nos olhos dos recrutas, os personagens de Kenneth Branagh e Mark Rylance surgem como veteranos - nenhum dos dois diz mais de duas falas na prévia, mas vêem a ameaça, olham para o alto e apontam a chegada dos inimigos em um momento que os jovens apenas se preocupam em sobreviver.

No alto, Tom Hardy surge como um destemido piloto de caça que vai atrás do inimigo. Sem trilha sonora e com os motores do avião explodindo nas caixas do cinema, a sequência de perseguição lembra a cena do sequestro do avião de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Câmeras no cockpit e outras acopladas ao teto do avião dão vertigem e exploram ao máximo as possibilidades do IMAX - do som à imagem. A cadência de diálogos e o ritmo acelerado dos momentos de ação parecem dar um tom interessante ao filme.

Pelos poucos minutos mostrados dá pra notar que Nolan levará sua grandiloquência para a Segunda Guerra Mundial sem concessões. Conhecido por adotar efeitos práticos ao invés da computação gráfica, o cineasta parece ter aproveitado toda a intensidade que o combate de Dunkirk pode render nas telonas - afinal, toda a campanha na cidade durou apenas dos meses. Aliado a essa estética crua e cheia de suspense, o primeiro drama de guerra de Christopher Nolan pode ser uma das boas surpresas do ano que vem.

O lançamento de Dunkirk está previsto para julho de 2017.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.