Filmes

Festival de Berlim 2012 | Urso de Ouro vai para o italiano César Deve Morrer

Curta brasileiro Licuri Surf ganhou menção especial do júri
-
Festival de Berlim
Festival de Berlim

Cesar Deve Morrer
Cesar Deve Morrer

Acabou neste sábado, com vitória dos italianos Paolo e Vittorio Taviani, o Festival de Berlim 2012. Os irmãos Taviani levaram o Urso de Ouro com seu filme Cesare deve morire (Caesar Must Die), um docudrama que acompanha um grupo de detentos de uma prisão de segurança máxima de Roma encenando um clássico de William Shakespeare.

O Urso de Prata e Grand Prix do júri ficou para o drama húngaro Csak a szél (Just The Wind), baseado no caso verídico do assassinato de uma família cigana.

Christian Petzold levou o prêmio de melhor diretor pelo drama da guerra fria alemã Barbara, que dividia com César Deve Morrer o favoritismo ao prêmio principal.

Os Ursos de Prata de atuação ficaram com a congolesa Rachel Mwanza, por seu papel de menina soldado no filme Rebelle (War Witch), e o ator dinamarquês Mikkel Bos Fosgaard, pelo drama de época En Kongelig Affære (A Royal Affair), que rendeu também o prêmio de melhor roteiro para Nikolaj Arcel e Rasmus Heisterberg.

Lutz Reitemeier ficou com o Urso de Prata de conjunto artístico pela direção de fotografia no épico drama chinês Bai lu yuan (White Deer Plain) e L'enfant d'en haut (Sister), de Ursula Meyer, sobre um jovem menino que rouba equipamentos de esqui de uma sofisticada estação de esqui Alpina para pagar suas contas, ganhou um Urso de Prata especial.

Tabu, uma coprodução Portugal, Brasil e França, rendeu ao diretor português Miguel Gomes o prêmio Alfred Bauer, em memória do fundador do festival. O Brasil esteve representado também na premiação dos curtas-metragens, com Licuri Surf, de Guile Martins, que mostra a relação de um índio pataxó com o surfe, e também ganhou uma menção especial do júri.

Presidido pelo cineasta britânico Mike Leigh, o júri oficial tinha ainda o diretor iraniano Asghard Farhadi, a atriz e cantora francesa Charlotte Gainsbourg, o fotógrafo e designer holandês Anton Corbijn, o cineasta francês François Ozon, o escritor argelino Boualem Sansal, a atriz alemã Barbara Sukowa e o ator estadunidense Jake Gyllenhaal.

Apenas o Vento
(Csak A Szél) Estreia em 16/08/13
sobre o filme

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus