Filmes

Festival de Berlim | Com Cauã Reymond, Não Devore Meu Coração é recebido com protesto político

Felipe Bragança fala sobre sua "América do Sul sob um olhar adolescente"
-

Embora não tenha comparecido à capital alemã por compromissos com os sets do longa-metragem pernambucano Piedade, Cauã Reymond aqueceu a libido germânica na projeção de Não Devore Meu Coração, fora da competição do 67º Festival de Berlim, sob os olhares atentos de um júri de adolescentes da mostra paralela Generation 14 Plus.

Mais fabular das 13 produções nacionais de passagem pela Berlinale 2017, com um roteiro lotado de falas poéticas, o filme do carioca Felipe Bragança (de A Alegria) é uma mistura de Meu Primeiro Amor com O Selvagem da Motocicleta, temperado a litros de catuaba. Numa reinvenção de seu arquétipo de galã, o atual astro rei da TV brasileira vive o motociclista Fernando a.k.a. Dezembro, integrante mais explosivo de uma gangue na fronteira entre Brasil e Paraguai.

"Este filme está na mostra Geração por abordar a América do Sul sob um olhar adolescente", explicou ao Omelete o diretor, que, em janeiro, exibiu Não Devore Meu Coração no Festival de Sundance, nos EUA, onde a nada convencional e pouco realista fotografia de Glauco Firpo foi um ímã de elogios.

Na trama baseada em contos de Joca Reiners Terron, o jovem de 13 anos João Joca Carlos (Eduardo Macedo), irmão de Fernando, é apaixonado por uma menina índia, por quem é capaz de tudo, sobretudo depois que encontra uma espada da Guerra do Paraguai. "Joca é um pouco como o Brasil de hoje: faz parecer como se tudo fosse ficar bem, mas a vida mostra a ele que é mais dificil do que ele pensa", diz Bragança, que fez um inflamado discurso sobre a realidade brasileira no palco, denunciando o sucateamento das instâncias políticas de cultura no atual Governo Temer, que classificou de golpista, sob aplausos da plateia.

Foi calorosa a acolhida a Não Devore Meu Coração, com interesse especial do público alemão para a sofisticada estrutura em atos (espelhados pelas memórias da Guerra do Paraguai) do roteiro. Também chamou atenção o surpreendente desempenho de Eduardo Macedo como Joca. Outro filme brasileiro presente na seção Geração foi exibido no domingo: o curta de tintas líricas e veredas etnográficas Em Busca da Terra Sem Males, de Anna Azevedo, sobre uma tribo nas imediações do Rio de Janeiro.

Além de uma esquadra de longas e curtas, da qual No Intenso Agora, de João Moreira Salles, é o filme mais aclamado, a presença brasileira no festival alemão se estende também pelo território da teledramaturgia, com a exibição de dois produtos da TV Globo na seção Berlinale Series. Nesta segunda, Berlim projeta episódios de Os Experientes, feita sob a supervisão de Fernando Meirelles, e a versão hispânica de SuperMax, dirigida pelo argentino Daniel Burman (de O Abraço Partido).

"Berlim abrir as portas para as séries televisivas é o sinal de que a tal aclamada era de ouro da TV está só no seu começo. E duas séries da Globo fazerem parte desse princípio é um orgulho tremendo e prova que nossos projetos têm qualidade para brigar em qualquer lugar do mundo", afirma Gustavo Gontijo, Gerente de Desenvolvimento de Séries da Rede Globo.

O Festival de Berlim segue até o dia 19.

Informe partidário? Humm... acho que a Indústria Cultural produz muitas coisas, mas fiquei curioso sobre esse informe. Você poderia nos esclarecer como essa notícia é um informe partidário, bem como recomendar uma fonte jornalistica de renome, já que eu concordo que esse jornal é completamente comprometido com interesses de classe.

Qual denúncia? Aquela escrita pelo Anastasia? Bem imparcial, né.

Achei que num site de cultura pop, as pessoas entenderiam de onde vem meu nome.

psé... legal é a certeza que eles têm tirando informações diretamente dos blogs que eram financiados pelo pt...rsrs q cousa não?

Ok, "red leader"...rsrs.. que nome hein... Bem.. vermelhos sempre tem o mesmo discurso... "não concorda comigo então está errado"... como sempre, a loucura desvairada do pt gerando loucos desvairados na internet.

É um absurdo alguém dizer que não houve um golpe, dado por um parlamento de corruptos e achacadores, sob a covardia do STF que tolerou a criação de um parlamentarismo inconstitucional. Houve uma traição do Golpistemer, que mudou completamente a plataforma que foi eleita, uma plataforma socialdemocrática, para uma plataforma neoliberal que nunca seria eleita.

Começa pela estupidez de me chamar de petista. E pela estupidez das generalizações. É claro que não merece respeito quem comete esses erros.

Blz colega.... Volte a chupar as bolas do Lula, esse sim deve ser seu mentor.

Você defende Olavo de Carvalho e eu que tenho que buscar tratamento? Muito bom amiguinho!

Eu não critico o uso do termo "presidenta", eu sei que seu uso é correto. Mas quem o utiliza, o faz por sujeição ao protocolo determinado por ela quando no cargo. Acho ridículo por causa disso.

Vc é louco e ignorante. Estude e procure ajuda, menino Talvez vc ainda tenha tempo

Ele com certeza não é o dono da razão (ninguém é). Mas tem uma visão muito maior e bem esclarecida do que se passa pelo país. A pessoa que não consegue enxergar isso, tem sérios problemas mentais. Seria interessante vc se tratar.

Rafael ignorância e burrice são coisas distintas...no momento te acho apenas ignorante, pois acha que ter opinião é "burrice"... E a opinião dele está certa... Roubaram a cultura na cara dura e agora ficam fazendi discursinho no exterior... Bandidos e aproveitadores.

Como não tem mais financiamento público para esses filmecos, se não tiver público logo os esquerdopatas retardados ficam sem dinheiro e percebem que cultura é diferente do que pregam... ignorância é achar que liberdade de consumo é negativo... Isso beira ao fascismo.

Aff, o cara citando folha de são Paulo como se fosse jornal... Isso é informe partidário, filho....

E por acaso o respeito vindo de petistas vale alguma coisa? Vcs só respeitam bandidos, drogados ou incultos... Não sou nenhum desses então vc não me respeitaria nunca

Tc, essa galera vive em fóruns e facebook. De lá vem o "conhecimento" e "argumento". Acha mesmo que já leram Machado de Assis? Se bobear não sabem nem que é.

Ah sim, pq delírios de um astrólogo que é uma piada deixa as pessoas mais inteligentes e de olho aberto para a verdade. Ah vá!

Os decretos são ilegais na visão do TCU e da perícia do Senado, já foi comprovado por vários especialistas. As pedaladas foram confirmadas como operação de crédito pelo tcu e pela perícia também. O procurador (única pessoa) não entendeu as pedaladas como operações de crédito (analisando o âmbito penal, que nada tem a ver com crime de responsabilidade) mas entendeu como improbidade administrativa. Você é mais um exemplo de pessoa que nunca leu o texto do impeachment na vida e afirma sem nenhum embasamento constitucional que o Impeachment é golpe

ainda isso gente?? 2017.... Machado de Assis já usava presidenta...

pedaladas fiscais??? vc ta de sacanagem né

2017 dc e o ser humano esquizofrenico ainda vê comunista na própria sombra.

Ata. https://theintercept.com/2017/02/13/globo-e-folha-sofrem-censura-de-temer-e-juiz-e-apagam-reportagens-nos-publicamos-o-que-foi-proibido/

Em sua defesa essa suposta operação de crédito foi totalmente derrubada, mas o Golpe já estava consumado e em nenhum momento ela foi acusada por condescendência criminosa. O UNIVERSO SABE QUE NÃO HOUVE CRIME DE RESPONSABILIDADE.

Quando um sujeito critica o verbete "presidenta", já sabemos de antemão que ele nunca abriu um dicionário na vida.

essa é a democracia de esquerda ,eu escuto suas ideias somente se ela for igual a minha,se não chuva de cuspi fascista golpista frentista kkkk mimimi por que ele não fala o motivo que foi um fim da tetinha do governo, e tem gente que acha que opinião de (artista) e querer o bem do povo e não o deles mesmo!

Essa é a democracia de esquerda ,eu escuto suas ideias somente se ela for igual a minha,se não chuva de cuspi fascista golpista frentista kkkk mimimi por que ele não fala o motivo que foi um fim da tetinha do governo, e tem gente que acha que opinião de (artista) e querer o bem do povo e não o deles mesmo!

Caro Renato, Discordo da sua posição em alguns aspectos. Primeiro, a frase é burra mesmo. Uma análise pífia, quando não medíocre, sobre como funciona a cultura em um Estado de direito, baseada em um senso comum que vêm sendo desenvolvido pela grande mídia de grupos monopolistas, que como você deve saber, é insalubre para o próprio capitalismo. Como monopólio ela, não permite a diversificação do conteúdo, se tornando um veículo que não precisa ter compromisso com a verdade, mas com os interesses de seus donos, tais como familia Marinho, Civita, Frias, Saad, etc... O oligopólio familiar que impera nas comunicações no Brasil permite uma circulação de informações que funciona pelo interesse desses grandes latifundíarios da comunicação. Observe a frase: "É SÓ CORTAR A MAMINHA QUE COMEÇA OS ESQUERDOPATAS A FAZER DISCURSO NO EXTERIOR DIFAMANDO SEU PAIS COM O QUAL ELES NÃO TÊM NENHUM COMPROMISSO". Se vc acha essa frase esclarecida, algo que possuí em si um argumento, então tudo bem. Mas é burra mesmo, e ainda por cima faz alusão a um suposto nacionalismo que, convenhamos, governo que privatiza empresa nacional não tem nacionalismo nenhum. Agora, seu argumento é que eu ofendi esta pessoa por chama-la de burra. Pode ser, não discordo. Mas se vc acha normal essa pessoa caracterizar outras pessoas que não concordam com ela de "esquerdopata", é ofensivo e intolerante também, concorda? Porque as pessoas de esquerda são associadas a um tipo de psicopatia, desclassificando-as? Esse era o objetivo do comentário. Dito isso, se vc achar que só as pessoas que concordam que houve golpe que ofendem, então devo acreditar que você não lê o que as pessoas do MBL escrevem, por exemplo. E se vc acha também que não foi golpe, você poderia explicar o atual caso do Moreira Franco, comprovadamente investigado, obter um cargo nesse governo que isenta de um processo? Ou a indicação de Alexandre de Moraes como ministro do STF? Ou a reeleição de Rodrigo Maia? O pior cego é aquele que não quer ver, e pior que isso, é ver a ignorância das pessoas transformada em qualidade.

Não digo que discordo ou concordo com o colega, mas vc chega aqui e chama o camarada de "burro", sei lá... Vc parece com todo mundo que grita que teve golpe: chega ofendendo, principalmente quando a pessoa não concorda com vc.. Ao menos diga o motivo do rapaz ser burro e eu tb, afinal, tenho certeza que vc fará isso se vier a responder meu comentário, não?

Politico não, corrupto mesmo.

Adimitindo, então, que sua arma é a ignorância. Muito bem. O primeiro passo para a cura é admitir que tem uma doença.

Só me explica onde a economia parou de piorar?

Cara, você é muito burro mesmo. Dá pra ver com que tipo de jornalismo você se informa. Aqui vai um link muito interessante pra você, que olha o PT como coisa do demônio, mas a falta de crítica ao PMDB beira a imbecilidade. Já que vc é não consegue nem perceber que Temer, Renan, Eduardo, Rodrigo Maia, Alexandre Moraes, Aécio Neves e tantos outros corruptos como culpa do PT, aqui vai o link e, mais uma vez desculpe, você é burro mesmo. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/redesocial/2017/02/1858198-bela-animada-e-da-balada-como-a-sogra-de-michel-temer-se-diverte.shtml

Caro Márcio, não mesmo. E se vc concorda com o tipo de discurso acima, desculpe, mas você é burro também.

[...] fez um inflamado discurso sobre a realidade brasileira no palco, denunciando o sucateamento das instâncias políticas de cultura no atual Governo Temer, que classificou de golpista, sob aplausos da plateia. Um discurso para Alemão ver, ele acusa o atual governo! Eu pergunto qualquer brasileiro do leigo ao mas instruído, foi o Temer que levou a esse tal sucateamento do Brasil? O Temer não é nada mas do que consequência, se ele é consequência não é a causa! Eu fico preocupado com o futuro do Brasil, os que tem o poder da voz, gritam para defender suas causas próprias, adestrado por uma ideologia politica ultrapassada, ineficiente a curto prazo é capaz de levar uma nação as ruínas, não vejo ninguém pedir pelo fim de reeleições no Executivo, e no Legislativo esse é um caso vergonhoso, onde um parlamentar fica 40 anos ou mais no poder, onde ideias novas seriam fundamental para modernizar e evoluir o país. A verdade é que não querem perder o "apadrinhamento" e o Brasil vai de mau a pior, e se é para defender o meu, eu quero chegar no meu final de vida e poder ter meu dinheirinho da aposentadoria, não gostaria de saber que ele foi gasto em um filme de 90 minutos, não só o meu de centenas de pessoas um filme, não fica por menos de 3 ou 4 milhões. Se esse pessoal do Cinema tivesse afim de cobrar alguma coisa, eles cobraria do governo uma linha de credito para financiar produção de filmes, com o dinheiro das bilheterias do Cinema e venda de direitos para TV eles pagavam o financiamento..............

Artistas vivem no mundo da lua preocupados em como entreter o povo. Estao longe da realidade do povo. Só pesquisar quantos querem a Dilma devolta.

Não Rafael.... o burro aqui, é vc!

Interessante é ver todo tipo de mídia se negando a fazer propaganda do filme "O Jardim das Aflições", "somente" porque foi escrito pelo Olavo de Carvalho. O mesmo também, acredito que farão com "Bonifácio - O fundador do Brasil". Com certeza dois filmes que acrescentarão algo de valor e verdadeiro. Por isso o boicote. Para a mídia, o que importa é contribuir com o governo, mantendo o povo retardado e anestesiado. Como esse artista e tantos outros fazem.

Quando o sujeito começa com "presidenta", já sabemos o que vai vir.

Agora virou mania isso, artista ficar choramingando no exterior, tentando fazer colar uma narrativa do "golpe". Não que alguma coisa esteja às mil maravilhas neste país, sabemos que não está. Mas se tem uma turma que não tem do que reclamar é a classe artística. Tanto que esse Bragança está lá em Berlim, com certeza não com o dinheiro do próprio bolso.

Silvio Santos é Judeu. Chatô trabalhou com famílias de banqueiros judaicos a partir do Nordeste. Parte da grana do Masp veio de transações com ricos empresários do ramo, também parte do braço direito do grupo Civita - Editora Abril - e família Lemos, possuem relações judaicas. Vai estudar.

Falou "presidenta" já sei que é retardado e tem político de estimação!!!

Acrescente o grupo liderado pelo "partido Teflon corrupção" e derrotado em 04 eleições justamente pela pauta que está sendo aplicada agora com rapidez "épica".

Mas... Não seria ele & Cia os próximos da "limpeza ética contra a corrupção" a serem varridos pelos panelaços - aços - aços ?!?! He he he...

Brasileiro jamais vai gerar uma guerra civil porque é um povo passivo e medíocre. Hipócrita, alienado e conservador (vota-se sempre nos mesmos) também porque os políticos vem da sociedade, a qual é tão corrupta quanto eles. Não se investe em Educação porque o povo, no geral, burro e babaca, acha que não é importante e não entende que a Economia, a Saúde e a Segurança Pública depende dela. Se houvesse pena de morte e prisão perpétua no Brasil, 95% da população estaria morta ou encarcerada,

Pena que não tem como curtir duas vezes.

Midiota robotizado .

Gente, mas isso tá causando muita polêmica em Berlim. Ainda tem o filme da Maria Ribeiro, Como Nossos País.

Não houve crime de responsabilidade????? Você ao menos sabe o que são pedaladas fiscais? Aqui vai uma breve explicação: Em um quadro normal os Bancos Públicos são contratados para realizar os pagamentos dos programas sociais do governo como Bolsa Família, Seguro-Desemprego e etc, eles são ressarcidos pelo Tesouro Nacional. No (des)governo da Dilma, os Bancos Públicos não receberam o dinheiro do Tesouro e estes acabaram por financiar toda a campanha da Dilma durante o ano de 2014, o governo acabou por tomar empréstimos destes bancos o que caracteriza operação de credito, tomar empréstimos de Bancos Públicos É PROIBIDO pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o valor das Pedaladas Fiscais somou mais de 40 BILHÕES só no ano de 2014 segundo o TCU. E você ainda vem me dizer que não ouve Crime de Responsabilidade Sobre a Improbidade Administrativa da uma olhada na Lei 1079 no Art.9 "Não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados", FOI EXATAMENTE ISSO que a EX-PRESIDENTE fez ao não demitir e punir os envolvidos no escândalo do petrolão. Antes de sair falando idiotices, se informe melhor antes

Não merece nenhum respeito quem pensa como você.

Amigo, quem disse que sou "fan" de Lula? Sou antilulista, pois sou comunista.

Absurdo é essa leva de pessoas se dividindo entre "esquerda" e "direita" passando o dia discutindo isso no facebook, quando deveríamos estar unidos discutindo sobre desenvolvimento social e tantas outras coisas. A galera ainda insiste que a briga lá em é cima é entre partidos, isso não existe, lá eles só negociam. Vai chegar o ponto do brasileiro se polarizar e gerar uma guerra civil, enquanto lá em cima eles vão assistir comendo pipoca.

Cara, você é mesmo burro.

ja li e é uma bosta, abraços e voce leu ?

Claro que é golpe, a presidenta foi eleita de forma democrática. Sem contar que não há nenhum crime de responsabilidade, essas pedaladinhas não são crime, sem contar também que não houve improbidade administrativa e não há provas do envolvimento da presidenta com o petrolão. Vai estudar antes de falar besteira

aushuhauhauh temernecos choram

Um povo q n tem saneamento básico, a pior educação e uma saúde pública necrosada....e o q dizer da segurança! !!!sem palavras.....vergonha alheia !!! Discurso sobre Cultura. ...sendo q o básico está falido!!! Cada um quer ter o seu pra viajar...conhecer o mundo ....e o Povo q se dane!!!!

Mas não mudou nada. Quem governa o pais é o mesmo grupo politico que era braço direito do PT. Mudou só os nomes, mas os princípios são os mesmos.

FOI...NO COLOR

GOLPE LEGÍTIMO.

VOCÊ ESQUECEU DO LULADRÃO PRESIDENTE

COM CERTEZA NOSSA ARMA É IGNORAR COMPLETAMENTE ESTES FILMES.

LÓGICO, DEPOIS DE MOSTRAR OS ROUBOS DOS BENEFICIÁRIOS DA ROANET, AI SUCATEOU A CULTURA. É SÓ CORTAR A MAMINHA QUE COMEÇA OS ESQUERDOPATAS A FAZER DISCURSO NO EXTERIOR DIFAMANDO SEU PAIS COM O QUAL ELES NÃO TÊM NENHUM COMPROMISSO.

É, pelos comentários, essa geração já era.

Sabem sim, pois foram muito ativos no impeachment do Collor.

Golpe é fazer filme com artista milionário com incentivos estatais.

Não se esquecendo que o galã do filme é protagonista da rede que eles chamam de golpista ... povo seletivo....rsrs

Mais um torcedor do time político que se transformou o pt... vai no hospital público amigo.. qndo for vai perceber a diferença entre honestidade e lula (sim, minúsculo, pois ele não merece nenhum respeito)

Pois é.. a diferença está no nível intelectual.. quanto menor, mais tempo repetindo esse mantra de golpe.

Well, mais um filme nacional a evitar...

Amigo, não se trata de ódio, se trata de colocar as coisas nos devidos lugares, entendeu? Lula não é santo, tem nada de santo, por sinal, assim como todos os outros políticos. É hora de parar de ser fanboy de políticos e partidos, porque um político não deve ser tratado como uma banda, cantor, diretor, ator ou celebridade.

Vocês, comunistas, que estão descontentes só porque a economia do país parou de piorar, querem mudar para melhor? Simples. Coloquem de novo a Dilma no Planalto; a Graça Foster na Petrobras; o Renan no Senado; o Cunha na Câmara. Levem mais dinheiro público para Cuba, Angola ou Venezuela; enriqueçam o Eike Batista, o negociador de vento.. Essa foi a estratégia falida do PT, que graças a Deus jamais veremos de novo.

O impeachment sempre ganha essa narrativa de golpe, em QUALQUER lugar do mundo. Não foi diferente com o Collor e não é diferente em outros países que passaram por processos semelhantes. Os que sofreram o processo sempre formulam essa reclamação.

Você foi até generosa, devem nem saber o que é um Impeachment

O cinema brasileiro é dominado por um grupo com pensamento político único. Quem pensar diferente é excluído da panela.

98% das pessoas que dizem "É golpe", nunca pegaram na denuncia do Impeachment pra ler, não devem saber nem como funciona um processo de Impeachment.

Mais desonesto que Lula, só essa campanha de ó dio antiLula

Mas que foi GOLPE, isso foi!

tem alguém que ainda vai na onda dessas estoria da mídia?? "filme brasileiro tal e tal com chances de Oscar"...filme tal e qual "ovacionado" não sei onde...

Cultura é importante, mas em país economicamente destruído (lembram da "marolinha", que tanto foi desprezada?), com a política, toda ela contaminada e suspeita, é fato, mas usar o termo golpe para defender o seu quinhão, sem pensar no mundo real, no prato de feijão, em poder pagar as suas contas, é de uma canalhice sem tamanho.

Abaixo a lei Rouanet! Eu também sei protestar.

"Mas é que se agora Pra fazer sucesso Pra vender disco De protesto Todo mundo tem Que reclamar" Raul Seixas

Mais um "cineasta" de esquerda reclamando do governo atual sem se lembrar que o Desgoverno passado foi quem ferrou com tudo. Mas não defendo o atual que também tem contas a acertar com a Justiça mas quando todos da "cumpanheirada" afirma e prova que o anterior era uma corja de corruptos e ladrões não se tem do que reclamar, e vamos lembrar que a jararaca de nove dedos que diz ser humilde e do povo só viaja de jato particular e quando precisa de médico esquece os cubanos "especialistas" e corre pro Sírio Libanês ou pra o Albert Einstein.

ta mais pra asneira política

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus