Filmes

Notícia

Festival de Berlim seleciona faroeste gaúcho Rifle

Filme estará na mostra Fórum

18.01.2017, às 22H42.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Faroeste gaúcho ambientado nos dias de hoje e centrado na tensão territorial no interior do país, Rifle, de Davi Pretto, vai integrar a seleção brasileira no 67º Festival de Berlim (9 a 19 de fevereiro), em projeção paralela à disputa pelo Urso de Ouro. Laureado com o prêmio de melhor roteiro e o de melhor som no Festival de Brasília, em setembro, o novo longa-metragem do realizador de Castanha (2014) vai para a Alemanha na seção Fórum, dedicada a narrativas experimentais. A trama flagra o dia a dia de uma estância rural nos cafundós do Brasil que será palco de uma luta (armada) por posse. Violência se deflagra sob o local quando um fazendeiro rico esboça o desejo de comprar uma pequena propriedade cujo faz-tudo, Dione (vivido pelo ator não-profissional Dione Ávila de Oliveira), vai reagir ao assédio do poderoso potencial comprador com a arma do título. A narrativa, baseada em um processo observacional minucioso, cria um clima sufocante de tensão.

None

Desde 2008, ano da vitória de Tropa de Elite na Berlinale, não se via uma esquadra brasileira tão ampla no evento germânico. Até o momento, contando com Riflea participação brasileira inclui oito longas. Na competição oficial concorre Joaquim, de Marcelo Gomes, sobre os bastidores da Inconfidência Mineira. Na seção Panorama, ainda não completa, entraram Pendular, de Julia Murat, e Vazante, de Daniela Thomas. Na mostra Geração, estão A Mulher do Pai, de Cristiane OliveiraAs Duas Irenesde Fábio Meira; e Não Devore Meu Coração, de Felipe Bragança. E João Moreira Salles lançará o seu No Intenso Agora por lá no Panorama Dokumente, encerrando um jejum de dez anos sem lançar filmes depois da consagração de Santiago. Entraram ainda no festival os curtas Estás Vendo Coisas, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (este na briga pelo Urso de Ouro) e Em Busca da Terra Sem Males, de Anna Azevedo (que ficou na mostra Generation KPlus. Até o dia 25 ainda tem filme pra ser anunciado, incluindo na fornada em concurso.

Laureado no dia 8 com o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro por Elle, o diretor holandês Paul Verhoeven presidirá o júri da briga pelo Urso de longas. A seleção dos curtas a serem premiados será feita por um time de jurados composto por  Christian Jankowski, professor na Stuttgart State Academy of Art and Design, pela curadora do Metropolitan Museum of Art de Nova York Kimberly Drew e pelo pelo director artístico do SANFIC Santiago International Film Festival, o pesquisador Carlos Núñez.

Tendo como filme de abertura o drama musical Django, de Etienne Comar, sobre o jazzista Django Reinhardt (1910-1953), o Festival de Berlim já confirmou a exibição hors-concours de dois dos longas mais aguardados pelo filão pop do mercado cinematográfico em 2017: a terceira aventura solo do mutante WolverineLogan, de James Mangold, e T2 –Trainspotting, de Danny Boyle.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.