Filmes

Notícia

Festival de Berlim seleciona novo documentário de João Moreira Salles

No Intenso Agora resgata imagens de arquivo dos anos 60

17.01.2017, às 19H23.
Atualizada em 17.01.2017, ÀS 20H05

Num ano de grande participação brasileira em alguns dos mais importantes festivais internacionais, a Berlinale, cuja edição nº 67 vai de 9 a 19 de fevereiro na capital da Alemanha, selecionou No Intenso Agora, o novo filme de João Moreira Salles (Santiago) para integrar a seleção do Panorama Dokumente. Esta seção, paralela à briga pelo Urso de Ouro, é encarada pela crítica como uma das vitrines mais prestigiadas do festival. Construído a partir de imagens de arquivo se sua família, o filme de João resgata imagens de uma viagem de sua mãe pela China nos anos 1960, tendo como ápice o turbilhão político de maio de 1968.

None

Sem lançar filmes há dez anos, Moreira Salles apresenta agora uma produção narrada em primeira pessoa e com quatro acontecimentos relevantes do fim da década de 60 como fios condutores: os registros da revolta estudantil francesa em maio de 68; os vídeos feitos por amadores durante a invasão da extinta Tchecoslováquia em agosto do mesmo ano, quando as forças lideradas pela União Soviética puseram fim à Primavera de Praga; as filmagens do enterro de estudantes, operários e policiais mortos durante os eventos de 68 nas cidades de Paris, Lyon, Praga e Rio de Janeiro; e as cenas que uma turista – a mãe do diretor – filmou na China em 1966, ano em que se implantou no país a Grande Revolução Cultural Proletária.

Até o momento, contando com No Intenso Agora, a participação brasileira na Berlinale inclui sete longas. Na competição oficial concorre Joaquim, de Marcelo Gomes, sobre os bastidores da Inconfidência Mineira. Na seção Panorama, ainda não completa, entraram Pendular, de Julia Murat, e Vazante, de Daniela Thomas. Na mostra Geração, estão A Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira, As Duas Irenes, de Fábio Meira, e Não Devore Meu Coração, de Felipe Bragança. Entraram ainda os curtas Estás Vendo Coisas, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (este na briga pelo Urso de Ouro) e Em Busca da Terra Sem Males, de Anna Azevedo (que ficou na mostra Generation KPlus. Rifle, de Davi Pretto, pode aparecer na seção Fórum.

Premiado no dia 8 com o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro por Elle, o diretor holandês Paul Verhoeven presidirá o júri da briga pelo Urso de longas. A seleção dos curtas a serem premiados será feita por um time de jurados composto pelo professor Christian Jankowski, a curadora do Metropolitan Museum of Art de Nova York Kimberly Drew e pelo pesquisador Carlos Núñez.

Tendo como filme de abertura o drama musical Django, de Etienne Comar, sobre o jazzista Django Reinhardt (1910-1953), o Festival de Berlim já terá a exibição de Logan, de James Mangold, e T2 –Trainspotting, de Danny Boyle. Mais atrações serão anunciadas até o dia 20.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.