Filmes

Notícia

Festival de Búzios começa com premiados em Cannes e Veneza

Eu, Daniel Blake e Capitão Fantástico são alguns dos destaques

25.11.2016, às 10H09.
Atualizada em 25.11.2016, ÀS 11H03

Ganhador da Palma de Ouro em Cannes, Eu, Daniel Blake, de Ken Loach, é a cereja do bolo preparado pelos programadores do Festival de Búzios, localizado no estado do Rio de Janeiro, para atrair espectadores (com exibições a custo zero), em paralelo a reuniões nas quais exibidores, produtores e distribuidores discutem o futuro do cinema como atividade comercial no Brasil.

None

Realizada a partir desta quinta-feira (24), com a projeção da comédia argentina O Cidadão Ilustre (prêmio de melhor ator em Veneza para Oscar Martinez), até domingo, a 22ª edição do evento chega com o cardápio mais  pop e maior prestígio de toda a história do evento – que agendo o filme de Loach para sábado (26), às 19h. A prova do vigor com o qual o festival chega este ano é a escalação de títulos elogiados, como o drama Capitão Fantástico, com Viggo Mortensen, que deu a Matt Ross o prêmio de melhor direção na competição Un Certain Regard de Cannes, ou ainda o épico político chileno Nerudade Pablo Larraín, com Gael García Bernal na pele do agente da Lei responsável pela caçada a um dos maiores poetas do mundo. O primeiro passa na sexta, às 21h30, e o segundo, no domingo, 19h.

“Búzios é uma cidade de 30 mil habitantes que preserva um cinema de rua há 23 anos, com a maior elegância, servindo de espaço, anualmente, todo mês de novembro, a um encontro da classe cinematográfica, rodeado da exibição gratuita de filmes esperados por todo o público brasileiro”, explica a produtora Vilma Lustosa, diretora do evento. “Enquanto o público está vendo Ken Loach, os distribuidores estão conversando com os exibidores sobre novas tendências de mercado, sobretudo as plataformas digitais. Aqui, todo mundo fala e se conecta, para melhorar o cinema como negócio. E ainda serão exibidos trailers das maiores produtoras brasileiras para que os profissionais da exibição e da distribuição opinem sobre o futuro de nossos filmes”.

Entre os trailers de longas brasileiros que serão apresentados estão os das comédias Amor.Com, com Ísis Valverde; Minha Família, do cineasta campeão de bilheteria Felipe Joffily (Muita Calma Nessa Hora); e Não se Aceitam Devoluções, com Leandro Hassum. De Brasil ainda entrou no pacote de Búzios o drama O Filho Eterno, com o humorista Marcos Veras fazendo drama (passa sábado, 21h). Um dos longas mais esperados no balneários é o terror coreano Invasão Zumbi, agendado para sábado, às 22h30m.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.