Filmes

Notícia

Festival de Cannes | Brasileiro O Gabriel e a Montanha lota sessões e ganha elogios

Filme é dirigido por Fellipe Gamarano Barbosa

21.05.2017, às 15H08.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Ao esbarrar com o Omelete pelos corredores do Festival de Cannes, na manhã deste domingo, o decano da crítica francesa Michel Ciment cantou uma pedra das melhores para a autoestima do Brasil: "Preste bem atenção no filme brasileiro, Gabriel e a Montanha, que é muito impressionante".

Os conterrâneos do veterano editor da revista Positif (um das bíblias do pensamento cinéfilo) pareciam concordar com ele ao fim da projeção de gala do longa-metragem de Fellipe Gamarano Barbosa. Lotada de gringos, a sessão finalizou com quilos de aplausos, caras de choro e alguns olhos ainda esbugalhados pelos ângulos que o fotografo da produção, Pedro Sotero, arrancou das paisagens africanas. E tinha muito curioso a se perguntar: "Quem é esse ator?", em referência à transformação fisica e moral pela qual João Pedro Zappa passa ao reviver a historia real do economista Gabriel Buchmann, morto de hipotermia, em 2009, no Malauí, em uma de suas escaladas.

"Conheci Gabriel quando era garoto, aos 7 anos, e ele já tinha um sorriso que me perturbava. Espero que este sorriso apareça na tela, quando vocês olharem para o Gabriel nos olhos. Que se crie uma relação especular", disse Barbosa antes da projeção.

Seu filme começa com o achado do corpo de Buchmann. Em 2009, ele foi encontrado morto, em decorrência do frio, numa trilha no Monte Mulanje, no Malauí - um dos quatro países visitados. Tem ainda Quênia, Tanzânia e Zâmbia. Feito em coprodução com a França, o filme foge de padrões de National Geopraphic ou de deslumbres turísticos, a fim de falar de um processe de descobertas: do mundo e de seus povos. Para isso o diretor, aproveita em seu elenco de não atores uma série de pessoas que cruzaram o caminho de Buchmann em suas andanças por montanhas africanas.

Gosto do fato de o filme se chamar Gabriel 'e' a Montanha e não Gabriel na Montanha", destacou o delegado geral da Semana da Crítica Charles Tesson, curador da sessão competitiva paralela à briga pela Palma de Ouro. 'O 'e' dá uma ideia de alteridade, de olhar o outro".

Gabriel e a Montanha vai ser avaliado por um júri presidido pelo cineasta Kleber Mendonça Filho.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.