Filmes

Notícia

Festival de Cannes premia documentário brasileiro

Cinema Novo, de Eryk Rocha, levou o troféu L'Oeil d'Or

21.05.2016, às 11H02.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Composto como uma colagem de fragmentos de 130 clássicos brasileiros filmados entre 1955 e 1975, Cinema Novo, de Eryk Rocha, sai do 69º Festival de Cannes com o troféu L'Oeil d'Or, dado ao melhor documentário de todo o evento, incluindo seções oficiais e paralelas. A produção resgata, a partir de uma inventiva e poética técnica de edição, cenas que imortalizaram o movimento estético responsável por realizar uma revolução no audiovisual latino-americano, tendo a ditadura em seus calcanhares.

None

"Não quis fazer um filme historicista e sim uma busca por aquela energia criadora de uma geração que amava o cinema e amava o Brasil", disse Eryk, premiado por um júri que incluía o ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim deste ano, Gianfranco Rosi.

Neste domingo, serão divulgados os ganhadores da Palma de Ouro e demais prêmios da competição oficial, que tem o longa Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, e o curta A Moça Que Dançou Com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria, como concorrentes, representando o Brasil.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.