Filmes

Notícia

Festival de Cannes | Terry Gilliam fala sobre Don Quixote com Adam Driver

Diretor de Os 12 Macacos filma este ano, tendo o Kylo Ren de 'Star Wars' como Sancho Pança e Michael Palin no papel principal

18.05.2016, às 11H42.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Acalentada por mais de duas décadas, mas prejudicado por problemas de produção e baixas no elenco, a adaptação de Don Quixote, de Miguel de Cervantes, para o cinema, pelas mãos de Terry Gilliam, vai enfim sair do papel, conforme o aclamado diretor de 12 Macacos (1995) anunciou nesta quarta-feira no Festival de Cannes, agendando as filmagens para outubro.

O anúncio oficial do projeto, chamado The Man Who Killed Don Quixote e orçado em 17 milhões de euros, foi feito pelo diretor e por seu produtor, o português Paulo Branco (de Cosmópolis), numa coletiva num suntoso salão do Hotel Carlton, onde as filmagens foram agendadas psra começar no início de outubro. Adam Driver, o Kylo Ren de Star Wars - O Despertar da Força (2015), vai ser Sancho Pança no longa-metragem, cujo Quixote será o comediante Michael Palin, colega de Gilliam na trupe Monty Python. 

None

"Eu dei muita sorte de ter havido Star Wars, porque aí Driver virou uma grande estrela, o que me ajudou a levantar os recursos para filmar este ano e finalizá-lo para estrear aqui mesmo, em Cannes, em maio do ano que vem", disse Gilliam ao Omelete.

Aclamado como cineasta nos anos 1980 e 90 por longas como Brazil, o Filme e O Pescador de Ilusões, pontuados de ironia e surrealismo, Gilliam promete uma releitura bem livre da prosa de Cervantes. 

None

"Não vou ficar preso ao livro, enfatizando o tênue limite entre o real e o fabular trazendo o enredo de Cervantes para os nossos dias", promete o diretor, que tentou filmar o longa em 1998, com Jean Rochefort e Johnny Depp, mas não conseguiu, encarando contratempos de dinheiro, de mudanças climáticas e de azar. "Não acredito nesse papo de o projeto ser amaldiçoado. Isso é uma desculpa pra vender jornais. Una desculpa que fez desse meu sonho o 'Donald Trump dos projetos cinematográficos'. Mas agora ele sai". 

No Quixote de Gilliam, Driver vive um funcionário de uma agência de publicidade cuja vida vira do avesso após conhecer um ancião (Palin) que acredita ser um cavaleiro de armadura, em luta contra gigantes. Olga Kurylenko, a bondgirl de Quantum of Solace (2008), também estará no elenco do longa, a ser filmado em locações na Espanha, em Portugal e nas Ilhas Canárias.

"Quixote é um herói na medida em que desafia o conformismo para realizar seu sonho. Ele seria capaz de inventar um gigante se precisasse combater um", diz o diretor, que teve seu périplo para rodar a sags de Quixote registrada no documentário Lost in La Mancha. "Don Quixote é como uma doença que fica dentro de nós".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.