Filmes

Notícia

Filme de estrada capixaba à moda Irmãos Coen leva humor à Mostra de Tiradentes

Estrelado por músicos, Os Incontestáveis narra as aventuras de dois irmãos para reaver um carro raro

21.01.2017, às 18H18.
Atualizada em 21.01.2017, ÀS 22H07

Mal começou a 20ª edição da Mostra de Tiradentes – iniciada na sexta (20), em Minas Gerais - e um filme de CEP capixaba já começou a ser encarado por parte da crítica e pelo público como “o” achado do festival: Os Incontestáveis, um filme de estrada cujo combustível é o humor. Trata-se de um raro exemplar de longa-metragem feito no Espírito Santo, terra cujo cineasta mais famoso é o artesão do terror Rodrigo Aragão, de Mangue Negro (2008).

None

Num clima de loucuras cotidianas à la irmãos Coen, pautado pela ironia, pela sensualidade e por um tom místico, este road movie trapalhão, dirigido por Alexandre Serafini e estrelado pelos músicos underground Fabio Mozine e Will Just, esculhamba todos os padrões morais da sociedade brasileira e ri da correção política, de carona numa história sobre dois malandros em busca de um carro de estimação. Tonico Pereira é o nome mais famoso no elenco e encarna um fazendeiro poderoso sem uma gota de bondade no peito.

“Como o Espírito Santo fica eclipsado pelas nossas fronteiras geográficas, a baixa estima na qual vivemos gera humor”, provoca Serafini, em entrevista ao Omelete, explicando ter rodado o longa-metragem com R$ 1 milhão, numa jornada de cerca de 300 km pelo interior de seu estado.

Na trama de Os Incontestáveis, os irmãos Bel (Mozine) e Mau (Just) viajam de Vila Velha até Cotaxé num Opala 73 em busca de um Maverick raro que pertenceu ao pai deles. Mas o carro hoje pertence a um temido senhor de terras (Tonico) a quem eles precisam convencer a vender-lhes o veículo de volta. Mas no trajeto eles vão se meter nas mais loucas aventuras.

“Tem um pouco da estética do diretor Sam Peckinpah em Tragam-me a Cabeça de Alfredo García e de Corrida Sem Fim, de Monte Hellman, neste meu filme, mas a grande referência é a comédia épica italiana O Incrível Exército de Brancaleone, pela representação do patético”, diz Serafini.

Ainda entre as apostas de Tiradentes em 2017, vale um destaque para um filme goiano de vampiros, Terra e Luz, de Renné França, sobre um homem que luta para sobreviver numa terra onde o anoitecer é uma porta aberta para o Mal. Neste fim de semana, a mostra mineira, que termina dia 28, exibe dois premiados documentários: Pitanga, de Beto Brant e Camila Pitanga, e Martírio, de Vincent Carelli, sobre o genocídio das tribos Guarani Kaiowá.

A partir de segunda começam a ser exibidos – até sexta – os competidores da menina dos olhos do evento, a seção Aurora, na qual concorrem sete longas: Baronesa, de Juliana Antunes (MG); Corpo Delito, de Pedro Rocha (Ceará), Eu Não Sou Daqui, de Luiz Felipe Fernandes e Alexandre Baxter (MG); Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava, de Fernanda Pessoa (SP); Sem Raiz, de Renan Rovida (SP); Subybaya, de Leo Pyrata (MG); e Um Filme de Cinema, de Thiago B. Mendonça (SP).

Para seu encerramento, no próximo sábado, Tiradentes reservou A Cidade Onde Envelheço. Exibido na Europa em 2016, em mostras competitivas em Roterdã e em San Sebastián, esta produção luso-brasileira dirigida por Marília Rocha, contemplada com o prêmio de melhor filme no último Festival de Brasília, narra o reencontro de duas amigas portuguesas em Belo Horizonte, onde as divergências de comportamento entre as duas vai ameaçar aquela relação.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.