Filmes

Notícia

Interestelar | Christopher Nolan fala da influência de Stanley Kubrick [Atualizado]

Segundo o diretor, é inevitável pensar em 2001 quando se pensa em ficção científica espacial

08.04.2013, às 19H27.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

Em entrevista à EW, Christopher Nolan falou de seu próximo filme, Interestelar, que terá Matthew McConaughey como protagonista. O cineasta comentou a influência de Stanley Kubrick sobre a sua ficção científica espacial.

"Sempre que se pensa em ficção científica, há os marcos: Metrópolis, Blade Runner, 2001. Sempre que uma trama viaja para fora do planeta é inevitável pensar em 2001. Mas só existe um único 2001. É preciso manter uma certa distância [do filme de Kubrick]", diz Nolan.

2001

None
O corte de 2001 que liga o osso e a nave

"Pegue a cena do osso em 2001, por exemplo", diz Nolan, citando o salto temporal no filme em que um osso pré-histórico "se torna" uma estação orbital milênios depois. "A confiança que se exige para dar um salto temporal desses é enorme, na verdade. Se eu adoraria fazer coisas assim nos meus filmes? Sim. Mas eu não acho que eu tenha a confiança para fazer isso. E é por isso que só existe um Stanley Kubrick. Ele é inimitável. Mas você pode se inspirar [em Kubrick]. Você pode se inspirar a tentar ter esse tipo de confiança."

[Atualizado com Omelete Hyperdrive sobre o assunto]

2001 fez 45 anos nesta semana - leia nosso artigo sobre o aniversário.

A trama de Interestelar envolve viagens no tempo e realidades alternativas, com um grupo de exploradores que percorrem um "buraco-de-minhoca" no espaço e termina em uma realidade alternativa. O roteiro de Jonathan Nolan (irmão e parceiro do diretor em Amnésia, nos dois últimos filmes de Batman e em O Grande Truque) é baseado nas teorias científicas desenvolvidas por Kip Thorne, físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia especialista em Teoria da Relatividade.

Originalmente Steven Spielberg considerava dirigir o longa, mas passou o projeto para Nolan, que produz Interestelar ao lado de Linda Obst. A produção do sci-fi terá base na Paramount e na Warner Bros, que dividem os direitos de distribuição do longa. A estreia acontece em 7 de novembro de 2014, com lançamento no formato IMAX.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.