Filmes

Notícia

James Gunn comenta as críticas do Oscar aos filmes de super-heróis

Diretor defendeu a produção baseada em quadrinhos

Omelete
2 min de leitura
24.02.2015, às 11H29.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

Os filmes baseados em quadrinhos foram assunto no últimos dias da temporada de premiações. No sábado, durante o Independent Spirit Awards, Dan Gilroy, diretor e roteirista de O Abutre, disse que os participantes do evento haviam sobrevivido a um "tsunami de filmes de super-heróis". No domingo, o Oscar começou com Jack Black cantando sobre o excesso de filmes baseados em quadrinhos e terminou com a consagração de Birdman, um filme que critica as grandes produções. Ironicamente, nove dos 20 atores indicados nas categorias de atuação já participaram ou vão participar de um filme baseado em quadrinhos.

None

James Gunn comentou o assunto na sua página do Facebook, dizendo que não se ofendeu com a piada de Black, mas achou estranho o comentário de Gilroy, já que sua esposa, Rene Russo, esteve nos dois filmes de Thor. O diretor de Guardiões da Galáxia (filme que recebeu indicações ao Oscar por Melhores Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem) também defendeu a produção baseada em quadrinhos:

"Qualquer que seja o caso, a verdade é que a produção popular, em qualquer meio, sempre foi esnobada pela autodenominada elite. Ganhei mais prêmios do que esperava por Guardiões. O que me incomoda um pouco é que muitas pessoas assumem que se você faz filmes grandes, você trabalha com menos amor, cuidado e atenção do que as pessoas que fazem filmes independentes ou que fazem o que são considerados filmes mais sérios em Hollywood.

Já fiz filmes B, filmes independentes, filmes para crianças, filmes de horror e espetáculos gigantescos. Há muitas pessoas por aí fazendo filmes por um dólar ou para alimentar o próprio ego. E há pessoas que fazem o que fazem pois amam contar histórias, amam o cinema e querem retribuir ao mundo um pouco da mágica que eles aprenderam com o trabalho de outros. Honestamente, eu não encontro uma diferença significante na porcentagem de pessoas com e sem integridade em qualquer desses campos do cinema.

Se você acha que as pessoas que fazem filmes de super-heróis são burras, saia e diga que somos burros. Mas se você, enquanto cineasta independente ou um cineasta 'sério', acha que tem mais amor pelos seus personagens do que os irmãos Russo pelo Capitão Améria, ou Joss Whedon pelo Hulk, ou eu por um guaxinim falante, você está simplesmente enganado".

Leia mais sobre James Gunn
Leia mais sobre Oscar

 

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.