Filmes

Notícia

John Lasseter anuncia afastamento da Pixar depois depois de denúncia de má conduta

Diretor também deixará comando do departamento de animação da Disney

21.11.2017, às 18H13.
Atualizada em 01.02.2018, ÀS 15H52

John Lasseter, chefe criativo da Pixar e da Disney, anunciou o seu afastamento dos estúdios depois de acusações de má conduta reunidas pelo Hollywood Reporter

A matéria do site alega que Lasseter teria feito "avanços indesejados" que levaram à saída de Rashida JonesWill McCormack da produção de Toy Story 4. Oficialmente, os dois teriam deixado a produção por diferenças criativas e nenhuma das partes falou publicamente sobre o assunto. 

O caso não seria isolado e Lassater, conhecido por distribuir abraços publicamente, também seria conhecido internamente por "beijar, apertar e falar sobre atributos físicos". Ele também teria tocado funcionárias de maneira indiscreta. 

O animador, responsável por clássicos como Toy Story e Vida de Inseto e pelo renascimento do departamento de animação da Disney (com filmes como Frozen), revelou a sua saída em um comunicado interno:

"Sempre quis que nossos estúdios fossem lugares em que os criadores podem explorar suas visões com o apoio e colaboração de outros talentosos animadores e contadores de história. Esse tipo de cultura criativa precisa de uma vigilância constante para ser mantida. É construída com confiança e respeito e se torna frágil se algum integrante do time não se sente valorizado. Como líder, é minha responsabilidade garantir que isso não aconteça; e agora acredito que falhando nesse quesito. 

Recentemente tive diversas conversas que foram muito dolorosas para mim. Nunca é fácil assumir erros, mas é a única forma de aprender. Como resultado, tenho pensado muito no líder que sou hoje comparado ao mentor, defensor e exemplo que quero ser. Foi me dito que fiz alguns de vocês se sentirem desrespeitados e constrangidos. Essa nunca foi a minha intenção. Coletivamente, vocês são o meu mundo e me desculpo profundamente se os decepcionei. Quero me desculpar especialmente com qualquer um que tenha recebido um abraço indesejado ou qualquer gesto, de qualquer forma ou maneira, que pareça inapropriado. Não importa o quão benigna seja minha intenção, todos tem o direito de estabelecer os próprios limites e tê-los respeitados. 

Nas minhas conversas com a Disney, estamos unidos e comprometidos em sempre tratar as suas preocupações com a seriedade merecida, e distuti-las de maneira apropriada. Também compartilhamos o desejo de reforçar a vibrante e respeitosa cultura que tem sido a base do sucesso dos nossos estúdios desde o início. E concordamos que o primeiro passo nessa direção é que eu me afaste para refletir em como seguir em frente daqui. Por mais difícil que seja para mim me afastar de um trabalho que amo e de um time que tenho em alta consideração, não apenas como artistas, mas como pessoas, sei que isso é o melhor para todos agora. Minha esperança é que esses seis meses sabáticos me darão a oportunidade de me cuidar melhor, recarregar e me inspirar, voltando com discernimento e perspectiva que preciso para ser o líder que vocês merecem. 

Tenho imenso orgulho dessa equipe e sei que vocês continuarão a impressionar o mundo na minha ausência. Desejo a todos ótimas festas e aguardo ansioso para que voltemos a trabalhar juntos no próximo ano. 

John"

 

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.