Filmes

Notícia

Liga da Justiça terá deuses gregos e amazonas da Antiguidade

E ainda novidades no uniforme da Mulher-Maravilha

24.06.2016, às 13H07.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Dentre as artes conceituais a que o Omelete teve acesso durante a nossa visita ao set de Liga da Justiça em Londres, algumas das mais interessantes mostram as vestimentas e as armas dos três povos da Terra na Antiguidade que serão retratados no filme, os humanos, as amazonas e os atlantes. E esses povos virão acompanhados - numa cena que mostra que cada uma dessas raças mantém consigo uma caixa materna - de manifestações humanas de pelo menos dois deuses gregos, Ártemis e Zeus.

None

É possível que essa cena seja um flashback no início do longa, porque o figurinista Michael Wilkinson, durante a passagem com os jornalistas pelo seu departamento, quando iria explicar o visual da Antiguidade das amazonas, perguntou para a guia da visita se seria permitido comentar a cena de abertura do filme. Embora o pedido tenha sido negado - porque supostamente revelaria demais - a relação entre as duas coisas ficou clara.

Nas artes, humanos (retratados como vikings, com trajes e armas de pele e ossos) e amazonas são mais primitivos. Antes do seu visual helênico, dourado, as antepassadas de Mulher-Maravilha se vestiam com peles curtas de urso e metal prateado, nas ombreiras e nas armas. "As amazonas da Antiguidade eram mais tribais do que essa bela geometria que vemos hoje. [Os trajes] eram menos sofisticados, então coloquei muita pele, couro, penas", explica Wilkinson.

Das amazonas listadas no quadro de artes conceituais - Hipólita, Euríbia, Otrera, Serague, Antíope e Melanippe - três delas vêm desde a Antiguidade, a rainha Hipólita (Connie Nielsen), a general Antíope (Robin Wright) e Melanippe (Lisa Loven Kongsli). No traje da rainha chama atenção uma água prateada no centro do bustiê, enquanto Antíope tem um moicano pronunciado e rabo de cavalo de inspiração ameríndia.

O elemento mais interessante dentre os personagens da Antiguidade, porém, são os dois deuses. A negra Ártemis e o loiro Zeus - figuras essenciais da mitologia da Mulher-Maravilha - aparecem nas artes conceituais com tangas e pouca roupa, e o que chama atenção é que eles têm a pele "folheada" nos antebraços e nas mãos e na parte do rosto que pega os olhos e a testa. É como se essas partes do corpo emanassem poder; o folheado de Ártemis é prateado e o de Zeus, dourado. Enquanto a deusa da caça aparece com arco e flecha e um dente de chifre como prendedor de cabelo (parecido com a Pedrita dos Flintstones), Zeus tem o folheado dourado espalhado por seus longos cabelos desarrumados; penas douradas sobre o ombro esquerdo completam seu visual.

Falando sobre as amazonas, Wilkinson comentou que a única mudança notável no uniforme da Mulher-Maravilha (além da nova capa, usada eventualmente) é que o bustiê ficou mais vermelho, porque "ela usa essa roupa há milênios e talvez esteja só um pouco mais suja de sangue" e não vê necessidade de mudá-la.

Além disso, pudemos ver nas bancadas de Wilkinson um elmo de batalha dourado, que parecia feito de lâminas finas prensadas, que talvez será usado pela Mulher-Maravilha em ação (já que não aparece nas artes de nenhuma outra amazona). Já na sala onde estavam as armas do filme, um detalhe não passou despercebido: além da espada normal e do escudo, Diana usará também uma lança e uma segunda espada, maior e mais elaborada, com lâmina dupla e guarda em formato de caracol, a chamada Godslayer, cuja importância remete diretamente à trama do seu longa solo.

Flash surgirá no filme com roupa caseira e terá dois uniformes
Liga da Justiça terá Lobo da Estepe como vilão principal
Visual de Mera, Aquaman e dos soldados de Atlântida é revelado
Cenas comprovam que Flash será o alívio cômico
Conheça 25 segredos do set de Liga da Justiça
Crawler e Flying Fox são os novos veículos de Batman no filme
"O mais sombrio ficou para trás", diz Deborah Snyder
Filme ganha sua primeira sinopse oficial
Personagem de Willem Dafoe é oficializado

Liga da Justiça tem no elenco Ben Affleck (Batman), Gal Gadot (Mulher-Maravilha), Henry Cavill (Superman), Jason Momoa (Aquaman), Ray Fisher (Ciborgue), Ezra Miller (Flash), Amber Heard (Mera), Willem Dafoe (Vulko), J.K. Simmons (Comissário Gordon), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Jeremy Irons (Alfred) e Amy Adams (Lois Lane), entre outros.

Afinal, o que são as Caixas Maternas?

Com direção de Zack Snyder, Liga da Justiça tem estreia prevista para 16 de novembro de 2017.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.