Filmes

Notícia

Oscar 2017 | Asghar Farhadi anuncia que não irá à cerimônia e condena veto de Trump

Cineasta iraniano não quer receber permissão especial para entrar nos EUA

29.01.2017, às 14H51.
Atualizada em 29.01.2017, ÀS 16H05

O diretor iraniano Asghar Farhadi, cujo filme O Apartamento é um dos indicados ao  Oscar 2017 de Melhor Filme Estrangeiro, declarou em entrevista ao jornal New York Times  que não irá comparecer à cerimônia da Academia no próximo mês mesmo se ele receber uma exceção ao veto feito pelo governo Trump na última sexta-feira de impedir a entrada nos Estados Unidos para iranianos e cidadãos de outros seis países de maioria muçulmana.

Farhadi disse que ele tinha planos de ir comparecer ao evento que será realizado no dia 26 de fevereiro em Los Angeles, mas que a ordem executiva assinada pelo presidente Trump é "injusta" e que a possibilidade de sua presença na cerimônia está dependendo de permissões que "não são aceitáveis".

"Escrevo aqui minha condenação das condições injustas impostas a alguns de meus compatriotas e cidadãos de outros seis países que tentam entrar legalmente nos Estados Unidos da América e espero que a situação atual não aumente a divisão e separação entre as nações", disse Asghar em parte do comunicado.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou um comunicado neste sábado comentando sobre as notícias de que o cineasta poderia ser impedido de entrar nos Estados Unidos e ir à cerimônia do Oscar 2017.

"A Academia celebra as conquistas na arte da realização de filmes, que busca transcender fronteiras e alcançar audiências ao redor do mundo, independente de nacionalidade, etnia ou diferenças religiosas. Como apoiadores de cineastas e defensores dos direitos humanos de todos, recebemos com bastante preocupação a notícia de que Asghar Farhadi, o diretor do ganhador do Oscar com um filme iraniano, e o elenco e produção de seu indicado O Apartamento, poderiam ser barrados de entrar nos Estados Unidos por motivos religiosos ou de nacionalidade"

A decisão de Donald Trump de impedir por 3 meses a entrada de cidadãos de sete países (Irã, Iraque, Síria, Yemen, Somália, Sudão e Líbia) e o bloqueio por 120 dias de refugiados de todo o mundo e indefinidamente os da Síria provocou reações duras de diversos membros de Hollywood.

None

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.