Filmes

Oscar | Ministério da Cultura muda a seleção de filmes nacionais

Academia Brasileira de Cinema será a responsável pela escolha
-

O Ministério da Cultura mudou a forma de seleção dos filmes nacionais para o Oscar (via Folha de São Paulo). Antes feita pela Secretaria do Audiovisual (SAv), a seleção fica agora por conta da Academia Brasileira de Cinema (ABC).

As inscrições serão totalmente online e acontecem até o dia 31 de agosto para a próxima edição do evento. Podem concorrer filmes que foram lançados em circuito comercial pelo menos por sete dias, no período entre 1 de outubro de 2016 e 30 de setembro de 2017.

Em 2016, uma polêmica aconteceu após Pequeno Segredo ser escolhido como o representante brasileiro no Oscar, embora Aquarius fosse mais cotado, por sua exibição e premiação em festivais internacionais. Alguns fãs consideraram que a escolha foi uma represália política, após o diretor Kleber Mendonça Filho fazer um protesto no Festival de Cannessaiba mais.

Leia mais sobre Oscar

Na verdade Tropa de Elite critica não só a juventude burguesa de "esquerda", como também os próprios policiais e o Cap Nascimento com problemas psicológicos. Não acho que o filme se encaixe numa ideologia conservadora, basta conhecer o Padilha e compreender bem a mensagem do filme.

Na minha opinião eles estão pouco se importando pra opinião publica hoje em dia, agora que eles se tornaram uma das principais formas de noticia da cultura pop; eles só querem saber de ficar mandando essas para serem considerados jornalismo que engloba mais de uma área!

não estevão lopes, suas presunções sobre mim (ou "nós" ) estão completamente equivocadas. eu Gosto de tropa de elite, e não gosto do filme dos pais que sairam de férias. Assim como tropa, Aquarius foi um filme realmente bom, e mais digno de oscar a contar pelo histórico da premiação que valoriza filmes drama e não ação. Tropa também foi injustiçado, sem nenhuma mordida.

"Comprometam o nosso cinema?" A classe intelectual de esquerda recebe milhões em incentivo do governo para produzir algo de bom e de vez em nunca produzimos filmes realmente bons. E o que fizeram com "tropa de elite" não foi prejudicar o cinema nacional, né? Mandaram "o ano em que meus pais saíram de férias" pro oscar no mesmo ano em que "tropa" ganhou berlim. Isso nao foi manipulaçao da classe intelectual esquerdista ne? Eu entendo, vcs devem se morder que um filme "conservador" foi sucesso inconteste de público e crítica.

Nada. O cara só quer chamar atenção e é só uma vítima da idiotização causada pela polarização. Pobre alma.

Aquarius é o melhor filme brasileiro em muitos anos! Realmente foi uma injustiça o que fizeram com ele no ano passado. Espero que esta mudança esteja ocorrendo para corrigir isso, e que não comprometam o nosso cinema por conta de birra de senhores brancos e ricos que se acham donos do país.

Seja que órgão for, o Brasil NUNCA ganhará um Oscar... anotem isso e me cobrem no futuro!!!

Eu acho que se eles não possuem competência para dar determinada notícia, nem deveriam tentar, pois fica feio.

...E o que isso têm a ver com a notícia acima?

Entendo, sei como é, por isso que gando escrevo um comentário enorme eu dou um ctrl+C e deixo num .txt, assim caso o comentário não seja publicado por algum motivo, o backup dele está lá, depois eu jogo fora o txt kkkk

Não faço ideia, mas ele sumiu :(

Tudo bost@...

em tese

omelete arrumou uma cambada de socialista de iphone recém saídos da faculdade, fãs de aquarius...publicação do emicida,...q decadência. Vai demorar para o brasil voltar ao normal, cagaram com a educação.

Pessoal fala que foi mancada escolher "pequeno segredo" ao invés de "aquarius". E quando escolheram "o ano em que meus pais saíram de férias", filme que tratava da época da ditadura, ao invés de "tropa de elite", que ganhara o prêmio máximo em berlim?? hein?? aí não é lobby político né? escolher um filme que fala da ditadura ao invés de um filme em que a polícia enquadra um monte de vagabundos. Qual a dúvida que foi uma escolha ideológica?

Escola com partido significa educação tendenciosa. Educação tem que ser livre, sem partido nem religião.

Cara; eles são mais informados sobre filmes de Cultura Pop, já até faz parte, melhor ir procurar mais a fundo por aí pq é sempre assim no Omelete mesmo

Chegou a mula petista.

Pode acontecer ein

kkkkk nossa

Espero que agora a seleção de filmes melhore, porque do jeito que tava o Brasil nunca ia chegar nem entre os 5 indicados.

A "verdade" pra você né? Pq é por quem você pode falar.

Em tese, o ministério da cultura não existe para administrar, mas para fomentar cultura. O que pra mim é um problema igual ou maior.

Obrigado por comentar isso! Uma pessoa sã. Fico pensando, como uma pessoa pode legitimar uma entidade que administra cultura?

no meu caso quando comento alguns comentários grandes e outros não....quando aperto publicar, aparece dizendo q o Omelete tá avaliando meu comentário demorando mais de 1hora e ainda ainda verificando lá resumindo no fim q não foi enviado...tentei varias vezes no mesmo artigos e em outros e não dava certo...então desistir...e era um comentário tão massa q eu fiz....fiquei até decepcionado com isso. : (

não sabia q isso era possível....mas quem exclui? O próprio omelete ou o Disquis?

Meu comentário foi excluído só porque falei a verdade sobre o filme Aquarius? Falo de novo, Aquarius é uma B#$%@!

Aquarius estava recebendo aclamação da crítica, foi premiado em diversos festivais e recebeu destaque em Cannes, que foi onde ocorreu o protesto do diretor a favor de Dilma. Aí ocorre aquilo tudo e na gestão de Temer indicam Pequeno Segredo, que não chegava nem perto do destaque de Aquarius e não conseguiu nem fazer parte da lista de pré-indicados do Oscar e vocês insinuam que é conspiração dos fãs de Aquarius?! Acho que qualquer que souber dos fatos percebe que foi uma represália politica. Vcs dão a noticia atrasada, de maneira superficial e ainda tendenciosa.

Né?

Talvez o Lobby fique entre o filme da polícia federal ou o do plano real

Melhor a escola sem partido. Ou fábrica de coxinhas

Ministerio da Cultura não deveria nem existir.

Não sei opinar sobre isso....só sei de uma coisa...acho q vou viver minha vida toda até ficar "véinho" e morrer sem ver um filme brasileiro levar um Oscar. : l

Filme superestimado shushushususus E pau no cu de fanboy cagador de regra que vier encher meu saco shushushususus

Irrelevante shushushususus E quem não gostou q se entenda c/ meus dragões de estimação shushushususus

Se tem algum filme a concorrer fica a globosta a fazer figa e o resto da midia a torcer como se fosse copa do mundo a tentar algum Oscar. Ridiculo isto. Consigo me entreter hoje mais com a netflix e series como GOT e TWD do que qualquer filme que tenha no circuito. Esqueçam essa neura de correr atras do coelho branco Oscar para o cinema brasileiro ser de fato bom.

O site poderia informar melhor sobre o assunto. faltou deixar claro que parte da mudança veio da indicação equivocada de um filme que nem tinha estreado em circuito nacional ao invés de um filme que despontava internacionalmente em críticas positivas...se não foi represália, como muitos dizem, foi no mínimo duvidoso. Se parte dos investimentos, vindos do Estado, para incentivar a cultura dependem do retorno que a obra beneficiada gera é no mínimo sem sentido escolherem um filme sem expressão para isso. O Estado sendo Estado novamente.

Passa a ser porque esse dinheiro não entra nos cofres do governo...Veja dessa forma.. o governo abre mão de digamos 10 milhões.. dinheiro que iria para saúde.. educação e etc... este dinheiro que ele abriu mão.. entrará de outro jeito através de impostos que eu, vc .. todos pagam.. Eu não concordo porque nesse meio tem muito artista e diretor conhecido que deveria colocar a cara a tapa para conseguir financiamento através de empresas..mostrando que tem um bom produto que irá dar retorno para as empresas se apoiarem o projeto...Tenho certeza que deixariam de fazer muita bomba..

"Alguns fãs" é diminuir muito a polêmica ocorrida, soa até tendencioso. E Kleber Mendonça Filho não protestou sozinho.

Não é dinheiro público. Nem tecnicamente, nem juridicamente nem na prática. O modelo de renúncia de receita tributária é usado amplamente por tudo que é país. A ideia é desonerar iniciativas para que mais receita seja gerada. Explicando melhor: a grana que vem dos ingressos gera mais impostos que a grana investida pelas empresas nos filmes. O que devemos criticar é a forma como isso é feito. A curadoria está sendo cooptada, aprovando projetos sem os requisitos legais e sem viabilidade comercial só para molhar o bolso de apadrinhados.

recurso fruto de abatimento de imposto....sim é dinheiro público.

E como acontece a seleção em outros países? Sempre quis saber as diferenças pra saber se o Br só faz m... mesmo ou em outros países segue a mesma linha...

Imagine se pela Lei o governo destinasse dinheiro público para um filme mesmo rsrs

Caramba, Omelete. Dá a notícia direito. Afinal, qual a diferença entre as duas composições? Como isso afeta diretamente a seleção? Tenho a impressão que vocês são mais informados sobre a estrutura de cinema dos EUA do que do Brasil, o que diz muito sobre a qualidade do site.

"Também entra como fator determinante a exclusão de um filme brasileiro a concorrer ao Oscar os seguintes critérios segundo a Academia Brasileira de Cinema (ABC) - Ser da Globo Filmes - Ter a presença de Leandro Hassum - Se animação, ser dublada por Luciano Huck - Presença de qualquer cantor modinha do momento." Agora sim Brasil ganha :)

Sou muito fã do filme e não mamei em lei nenhuma :( A mensagem política do filme é super forte e ele teria muito mais chances no Oscar

Concordo!

O Brasil só vai ser sério quando deixar de mamar nas tetas do estado

"Alguns fãs" kkkkk fã de Aquarius é o pessoal q mamou na lei rouanet

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus