Filmes

Notícia

Star Wars Celebration | Digno da saga, painel de 40 anos tem leveza, descontração e emoção

Evento acontece até domingo (16)

13.04.2017, às 15H30.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45

Um talk show apresentado por Warwick Davis, o painel de 40 anos de Star Wars na Celebration de 2017 foi digno da saga: leve, descontraído e emocionante. Passaram pelo palco os nomes que fizeram e fazem a história da franquia, começando com a atual presidente da Lucasfilm Kathleen Kennedy. Depois vieram George Lucas, ovacionado, Hayden Christensen (Anakin/ Darthvader) e Ian McDiarmid (Palpatine/Imperador), Anthony Daniels (C3PO), Billie Dee Williams (Lando), Peter Mayhew (Chewbacca), Mark Hamill (Luke Skywalker), e Harrison Ford (Han Solo), que chegou a negar que participaria do evento e assim fez a alegria dos fãs. Liam Neeson (Qui-Gon Jinn) e Samuel L. Jackson (Mace Windu) mandaram bem-humorados recados em vídeo.

As conversas foram leves, anedóticas, sem nada de novo para quem acompanha a saga há anos e já viu todos os extras possíveis nos DVDs e Blu-rays ou leu todos os livros já publicados sobre a produção. Vê-los todos no mesmo palco, porém, é emocionante. Trata-se do criador de uma história que influenciou gerações e dos atores que deram vida a personagens cuja importância supera a tela, a narrativa, e fazem parte das vidas de milhões de fãs. Ver Mark Hamill dando um abraço em Harrison Ford é um pouco como ver Luke Skywalker abraçando Han Solo.

A apresentação seguiu com uma homenagem a Carrie Fisher, que contou com depoimentos emocionados de Lucas, Kennedy e de Billie Lourd, filha da atriz, que recitou o pedido completo de Leia para Obi-Wan Kenobi. Ao som de “Rebel Rebel”, um vídeo fez uma ainda mais emocionante homenagem à atriz, sem esquecer do senso de humor pelo qual ela era conhecida. Entre cenas de arquivo, um breve trecho da última participação da Fisher como a General Leia em Star Wars: Os Últimos Jedi, com a atriz caminhando no set ao lado do diretor Rian Johnson - veja aquiKenny Baker, que também faleceu em 2016, não ganhou um tributo tão visceral, mas foi lembrado antes por Warwick Davis, que prometeu novas celebrações para o eterno R2D2 ao longo do fim de semana. 

Para finalizar, John Williams. Ver o “molho secreto de Star Wars” (definição do próprio George Lucas) conduzir ao vivo é uma experiência difícil de descrever. É como se fosse possível ultrapassar a barreira da tela que separa o público daquela galáxia muito distante. Por alguns segundos, Star Wars não é mais ficção, mas uma memória vívida - “Eu estava lá enquanto Luke contemplava os dois sóis de Tatooine”.

Star Wars é uma franquia sem igual, capaz de lucrar quantias astronômicas, ao mesmo tempo em que toca a vida dos seus fãs em profundidade. O painel de 40 anos foi só o começo de uma festa que deve seguir até maio - afinal, Uma Nova Esperança chegou aos cinemas em 25 de maio de 1977 - e além. Em dezembro, estreia Os Últimos Jedi, continuando a narrativa de Luke, Leia e Cia. Uma história que vai continuar emocionando por por muito, muito tempo.

Confira também o nosso live tweet:

A Star Wars Celebration é realizada em Orlando, EUA, até domingo (16). Amanhã o painel principal é o de Star Wars: Os Últimos Jedi, que será exibido por streaming na CCXP Tour Nordeste. Acompanhe a nossa cobertura no site e nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram).  

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.