Filmes

Notícia

Star Wars - Rogue One será um filme de guerra realista; trama e personagens são revelados

Plano de roubar o projeto da Estrela da Morte é mesmo o mote do primeiro longa derivado

19.04.2015, às 15H39.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

O painel de encerramento do Star Wars Celebration neste domingo tratou dos filmes derivados da saga - ou, como a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy chamou, "filmes de antologia". "Esses filmes são essencialmente Star Wars, mas com tons e escalas diferentes, para explorar histórias em locais e tempos diferentes dentro do universo", diz.

None

Gareth Edwards, o diretor do primeiro longa derivado da saga principal, Star Wars - Rogue One, foi chamado ao palco e apresentou cenas de testes do filme que estreia em 16 de dezembro de 2016. Como as filmagens ainda não começaram, o material mostrado se resume a computação gráfica - mas já revela bastante.

Começa com a voz de Alec Guinness, o Obi-wan: "Cavaleiros jedi foram os defensores da galáxia por gerações, antes das trevas, antes do império", diz o texto tirado de Uma Nova Esperança. A câmera passa por uma mata cerrada, lá em cima passa um caça Tie-Fighter, a câmera sobe e revela a Estrela da Morte no céu azul, como uma lua gigantesca.

Como se especulava, a trama de assalto do filme vai, de fato, tratar da tentativa de roubo dos planos da Estrela da Morte. Um grupo de pilotos enfrenta a missão de suas vidas a tentar buscar o projeto da arma espacial; não há jedis no filme, que se passa pouco antes da trama do Episódio IV.

Os jedis ainda estão supostamente extintos nesse filme. "A ausência dos jedi é sentida o tempo todo porque pessoas comuns precisam obter esses planos e devolver a esperança à galáxia", diz Edwards. Existe a possibilidade de essa trama conversar com Star Wars Rebels, com membros da Aliança Rebelde em formação. "Nosso filme é o cinza que leva à luta do Bem contra o Mal, o branco e o preto, no Episódio IV", diz Edwards.

A protagonista Felicity Jones viverá uma soldado rebelde. Artes conceituais mostram soldados correndo na chuva e vestimentas de rebeldes. A palavra de ordem é realismo, no retrato da vida dos soldados, com emoções "reais" e nada de "gente durona o tempo todo, mas soldados com medo e senso de humor", explica o diretor. Um teaser encerra o painel com um áudio de rádio, com gritaria, tiros e gente morrendo.

O diretor de fotografia será o mesmo A Hora mais Escura, para emular o visual de filme de guerra. Integrantes das equipes de efeitos visuais de O Resgate do Soldado Ryan e Falcão Negro em Perigo fazem parte da produção, assim como "o cara de som que fez Além da Linha Vermelha", diz Edwards.

A ideia do filme foi sugerida por John Knoll, diretor criativo da Industrial Light & Magic, e é um dos primeiros projetos tocados por Kathleen Kennedy depois de ter assumido a presidência da Lucasfilm. Infelizmente, a presença de Josh Trank, diretor do segundo longa de "antologia" da saga, previsto para 2018, foi cancelada no último instante na Celebration porque Trank estaria doente. Assim, o painel ficou mesmo só com informações de Rogue One.

No universo de Star Wars, Rogue 1, ou Líder dos Rogues, era o piloto mais habilidoso do Esquadrão Rogue (também chamado Esquadrão Desordeiro no Brasil), a equipe de elite de pilotos da Aliança Rebelde. Ao longo dos anos, vários personagens ocuparam o posto de Rogue 1; os mais famosos são os dois primeiros, Luke Skywalker Wedge Antilles (piloto que deu o disparo que destruiu a segunda Estrela da Morte). Antilles é celebre por ser o único piloto da Aliança a sobreviver aos ataques às duas Estrelas da Morte.

Filme terá tom sombrio, segundos artes conceituais

Antes de Rogue One, Star Wars - O Despertar da Força será lançado em dezembro de 2015, com direção de J.J.Abrams e a volta de John Williams na trilha sonora.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.