Filmes

Notícia

Valerian | “A história é sobre um garoto e uma garota”, afirma Luc Besson

Diretor e autor da HQ falaram sobre filme na New York Comic-Con

10.10.2016, às 11H10.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 04H10

Durante painel na New York Comic-Con via (via THR), Luc Besson e o autor da HQ Jean-Claude Mézières falaram sobre Valerian and the City of a Thousand Planets:

None

“Eu li os livros desde os meus 10 anos. Naquela época, soltavam duas páginas toda semana em uma revista. Basicamente você esperava seis meses para ler a história completa. Na França, naquela época, tínhamos dois canais de TV, um em preto e branco e outro colorido, e a única forma de escapar disso eram esses quadrinhos. Provavelmente a primeira mulher pela qual eu me apaixonei foi a Laureline, quando tinha 10 anos”, disse Besson.

O diretor também comentou como conheceu Mézières e disse que a ideia de adaptar Valerian surgiu em 1997, com O Quinto Elemento:

Nos conhecemos em O Quinto Elemento, quando o chamei para participar. Ele foi o único que me falou: ‘por que você não faz o Valerian ao invés dessa porcaria de Quinto Elemento?’. Na época, para ser honesto, não dava para fazer. Existem cinco ou seis humanos, e o resto são alienígenas. Realmente precisávamos ver Avatar  e pensar, ok, a imaginação é o limite. Agora podemos fazer qualquer coisa”.

Já o autor da HQ falou sobre as questões da adaptação e disse que o filme deve ter um pouco de várias histórias:

“O que eu gostei não foi ‘ah, olha isso, é o que desenhei’. Para mim, o importante é não me sentir traído. É importante para mim que a base seja a mesma, exceto que o Luc fez um filme, é claro. Acho que uma boa história em quadrinhos deve levar algumas ideias para os leitores, e isso é uma ótima surpresa. Se a HQ for como um storuboard do filme, não há necessidade de um filme. Existe um volume que inspirou o filme, que é o The Ambassadors of Shadows, mas você consegue ler em 30 minutos, então pegamos elementos de cinco ou seis álbuns diferentes, não que esse seja um processo fácil”.

Para finalizar, o diretor comentou sua vontade de “ vingar” O Quinto Elemento e disse que a trama de Valerian tem muitos contrastes e isso a torna interessante:

“Eu fiquei realmente frustrado quando O Quinto Elemento saiu. Eu sempre disse para mim mesmo que iria vingá-lo, e agora eu fiz isso [...]. Valerian é sobre um garoto e uma garota. Eles se divertem, se apaixonam, mas não querem admitir. Ele é um cachorrinho – sempre olhando as garotas, e ela é bem antiquada. Para ele, você se apaixona por um homem, se casa e tem filhos. É como nos dias atuais, mas com alienígenas e lutas. Eu amo o contraste disso, é muito humano. Isso era o que eu queria manter desde o começo. Basicamente a história se o garoto vai conseguir conquistar a garota”. 

O filme adapta a HQ de ficção científica francesa Valerian: O Agente Espaço-Temporal. Criadas em 1967, as aventuras de Valerian foram publicadas brevemente no Brasil nas páginas d'O Globinho. Nelas, o durão Valerian (Dane DeHaan) e sua companheira ruiva Laureline (Cara Delevingne) usam tecnologia do século 28 para viajar pelo espaço e pelo tempo e proteger os planetas que formam o Império da Terra contra bandidos que planejam criar paradoxos e romper o continuum espaço-tempo.

O elenco tem ainda Clive Owen (The Knick), Ethan Hawke (Boyhood: Da Infância à Juventude), John Goodman (O Natal dos Coopers), Rihanna (Battleship: A Batalha dos Mares) e Herbie Hancock (Garota Conhece o Mundo). O filme tem previsão de lançamento para 21 de julho de 2017.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.