Filmes

Valerian | Luc Besson critica Capitão América e filmes de super-heróis: "estou cansado"

Diretor afirmou que se empolgava com gênero há 10 anos
-

Em entrevista ao CinePop (via CBM) para divulgar Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, Luc Besson criticou os filmes de super-heróis:

“Estou totalmente cansado disso. Era legal há 10 anos, quando vimos o primeiro Homem-Aranha e o Homem de Ferro. Mas agora, é tipo o quinto, sexto, sétimo filme; o super-herói está trabalhando com outro, mas não são da mesma família. Estou perdido”.

“Mas o que mais me incomoda é eles existem para mostrar a supremacia da América e como eles são incríveis. Quero dizer, que país do mundo teria a coragem de chamar um filme de ‘Capitão Brasil’ ou ‘Capitão França’? Nenhum! Ficaríamos com vergonha e diríamos ‘qual é, não podemos fazer isso’. Eles podem. Eles podem chama-lo de Capitão América e todos acham que é normal. Não estou aqui para fazer propaganda, estou aqui para contar uma história”.

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas está em cartaz nos cinemas - confira aqui a nossa crítica.

Leia mais sobre Valerian

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
(Valerian and the City of a Thousand Planets) Direção: Luc Besson Estreia em 10/08/17
sobre o filme
Galeria de imagens (87)

ranger verde, todo lugar tem suas vantagens e desvantagens (desconsiderando as zonas de conflito como coreia do norte e etc.). voce nao pode ter o melhor de todos os mundos em um lugar apenas. paz.

Tem muitos filmes de ação e ficção cientifica sendo feitos em Hollywood .E Fulmes de Super Herois sempre existiram no cinema americano .e se existem é porque tem público ,até gosto dos filmes do Besson ,apesar de muitos deles não terem muita substância a não ser que efeitos especiais seja tudo pra ele .

cansado é esse Valerian, fazia tempo que um filme não me dava sono no cinema, só não fui embora antes do fim, pq sou teimoso kkkk

Não assisti o filme justamente por quê o aranha que conheço rala na vida privada e heróica. Por isso eu e muitos nos identificávamos com ele.

Esse é meu ponto e seu comentário o ilustra bem. Essa pieguice de ser protegido do Tony tira o elemento do sacríficio do herói que é a maior marca do personagem. Além de dar margens pra a existência de outras breguices, como carro-aranha(!) e moto-aranha(!!). Pra que diabos uma moto pra escalar arranha-ceus se voce pode projetar seu corpo acrobáticamente usando a densidade da teia pra te arremeçar rapidamente a distancias inalcançaveis com aquela bugiganga cafona? Os brinquedos de Tony Stark são ótimos no arco dele. Aranha tem sua humanidade heróica, que é maior que tudo.

Agora eu nunca vi tanta babaquice junta numa declaração. E se for pra cansar, é pra cansar do carnaval cromático que esse metido a visionário faz em todo filme dele, desde O Quinto Elemento.

Já exisitiu um Capitão França, ele se chamava Napoleão. E adivinha o que ele queria? A supremacia da França sobre o resto do mundo.

Olha... UM F O D A - S E para o que ele pensa. Cansou? Não assista.

alguém tinha mesmo que meter política no meio do assunto...

O que me deixa cansado são esses "filminhos" de ação que esse diretor faz desde 1994 rsrsrs. Ahh faz o favor, o que esse diretor fez de bom??? Qual a moral ele tem??? Se fosse um cara como R. Scott, J. Cameron, Coppola, mas Luc Besson criticando rsrs!!!! Que venham mais e mais filmes de heróis, muito mais importantes do que os filminhos desse aí!! E essa tal de Valerian rsrs, que isso, é filme??? Marca de perfume??? Pornô soft rsrs??? Tome um Semancol Sai pra lá!!!!

Quando o gênero de super-herois estiver em baixa, os piratas dominarão o mercado! (Olha Watchmen, aí!)

ba verdade é de 6 a 7 por ano, de 3 estudios diferentes, mas com tendencia a aumentar... quando vai saturar só o público poderá dizer

Eu lembro de uma história do Homem Aranha, que depois de passar a noite lutando contra o crime, estava morrendo de fome e ele tinha que ir a um casamento, se não me engano cobrir tirando umas fotos. Quando ele pegou um petisco pra comer, bandidos invadiram o casamento e ele teve que soltar o petisco e se vesti pra lutar contra eles. Eu pensei: - Sempre passa perrengue, luta á favor dos outros, se sacrifica, sofre como toda pessoa normal, mas está sempre de bom humor pra lutar contra o crime.

Mas Capitão Brasil existe, só não é conhecido. O que não existe é Capitão França... Kkkkkkkk http://virgula.uol.com.br/inacreditavel/capitao-brasil-e-outros-super-herois-brasucas-que-voce-precisa-conhecer/#img=1&galleryId=1023780

Não perdeu nada, é mais do mesmo.

refilmagem da refilmagem da adaptação

Concordo plenamente.

Ah ok, popularizou para alguns dessa geração que nunca viram concordo e como virou padrão e as vezes é mais interessante que o próprio filme, pois cena pós crédito sempre existiu e é muito mais comum do que se pensa. Me lembro até da cena do curtindo a vida adoidado o ferris mandando o pessoal embora do cinema, ou a maioria das animações(pixar faz cenas pos em seus filmes bem antes de ser comprada) com um cena extra mostrando algum personagem que não morreu no final ou uma piada extra. Com relação a ganchos para próximos filmes James bond cansou de fazer isso, até mesmo o jovem sherlock teve uma cena revelando o moriarty, isso há mais de 25 anos.

belo texto. melhor que muitos criticos por ai

Ele está certo em partes, na minha concepção. Mas a Europa não escapa. Obelix e Asterix é uma narrativa de orgulho Gaules e Tim-tim não deixa de ser uma réplica do modo de ser belga, circulando com liberdade por todas as colônias a serviço do Estado. A verdade é que desde os antigos gregos e em narrativas de todo o mundo, os mitos heróicos tem um elemento de aristocracia. Em algumas ocasiões, a aristocracia espiritual é confundida com a aristocracial formal. Creio que vivemos em uma época como esta. A superioridade do elemento humano, geralmente traduzida pela aspiração do herói à nobreza e ao autos ideais, acaba se confundindo com a superioridade desta ou daquela nação ou modo de vida. Por isso que incomoda ver o homem-aranha -- que sempre foi um pobre honrado, lutando para superar suas próprias condições precárias de existência através dos estudos, do conhecimento e do trabalho -- ganhando tudo de mão beijada de um ricaço. O homem-aranha é um heroi classico. Ele cresce em direção ao ideal humano justamente por ser um cara quebrado, estar lutando contra isso e, ainda assim, sem ter nada a oferecer, oferece tudo o que tem!

Já encheu mesmo. O Pior é que os estúdios não apostam mais em ideias originais. É adaptação, refilmagem, adaptação...

Que isso, fera? E The Wall? E Yellow Submarine?

Vergonha não é o "Capitão Brasil". Vergonha é o Capitão B0Isonaro. KKKK!

que massa eim cara parabens

Eu não sabia que tinham feito, mas depois que vc disse resolvi pesquisar....E não é que o Brasil é pioneiro nesse novo ramo cinematográfico!?! Mas a boa noticia é que tem centenas de discos e músicas que se tornariam ótimos filmes!!!

James Bond já vai pro Bond 25 e é uma franquia de mais de 50 anos. realmente, bem diferente do caso dos filmes de heróis

Filmes do Burton tão mais é pra filmes carnaval isso sim, acho que vc não viu os mesmos filmes que eu.

Até concordo com ele. Os filmes de super-herói hoje sofrem do mesmo mal dos jogos da franquia Assassin's Creed: isoladamente são muito bons, mas, levando em consideração a frequência com que são produzidos, tornam-se cansativos e repetitivos. Aí ninguém aguenta mais. Agora, faz tempo que o Luc Besson são dirige um filme bom. Os melhores foram aqueles da década de 90. 'O profissional' é uma obra-prima. Mas o recente 'Lucy', pra mim, foi uma bomba. Ô filme sem pé nem cabeça. Começa até bem, mas depois vira uma bobagem sem fim.

Lucky one. Não só pela Netflix, mas por tá fora do Brasil nesse momento mesmo. ...Espero que não seja Venezuela...

desculpinha de diretor indie

Aqui o que está sendo discutido é inovação para não desgastar o gênero e nesse quesito Fox e Sony foram mais além que a Marvel.

O público médio aguenta mais uns bons anos desses filmes, se nem os com criticas negativas geram prejuízo.

eu nao vi essas. eu lembro que tava vendo dirk gently's no comeco do ano no brasil. quando voltei, cade? tinha "sumido" um monte de series e filmes que tinha favoritado na minha lista.

cara, achei nos USA melhor, tem algumas séries que não tem no Brasil, que curti muito como as da AMC sobre a criação das Ferrovias, a série do Atirador e algumas outras

aqui na Holanda tbm

tem na netflix aqui da Holanda tbm

dr estranho tb ta. mas o conteudo fora dos usa é muito melhor. qdo vou no brasil aparece um monte de filmes e series que sao de outros servicos, mas a netflix tem os direitos de transimitir em outros paises.

e agora Dr Estranho tb no netflix usa

Civil war está no NetFlix dos USA tb

Mas 20 filmes em mais de 40 anos. Super Herói tem quase uns 10 por ano.

Concordo. Tem um filme do David Cronenberg que eé baseado em quadrinhos, acho que é Uma História de Violência o título e Ghost World se não me falha a memória. Os dois fogem dos super heróis de sempre. E são filmaços!

Tem diversas histórias em quadrinhos boas para virar filme. Não pode-se ficar só nos super-heróis vestidos com as cores dos EUA.

Imagino que adaptação de mangás/jogos, até lá eles vão ter mais tecnologia e aprendido lidar com o material original.

Eu moro fora do Brasil. Guerra Civil tá na Netflix desde o final do ano passado.

Eu moro fora do Brasil. Guerra Civil tá na Netflix desde o final do ano passado

Disse o diretor do mais recente filme flopado.

Tipo... mimimi... mimimi... invejinha...etc Tivemos mais de 20 filmes do 007 e não cansou... já vai pro 10 da franquia Harry Potter. Star Wars tambem, com os derivados... sendo bons filmes nao tem problema e como tudo vai do gosto de cada um

Mas o Brasil já vanguarda amigo, não se esqueça do Faroeste Caboclo.

Espero que sim,eu realmente gosto desse gênero de filme.

Capitão Brasil? Não precisamos... temos o Capitão Nascimento!

Esse ? https://web.archive.org/web/20110218052841/http://www.internationalhero.co.uk/c/capcana2.htm

mas isso vai demorar pra caralho

neh

Ironia bro...ironia. :)

Por isso não conseguiu ver. Guerra Civil não tá na Netflix.

2 acertos em dezenas de fracassos...

e porque isso chama gente e são bons filmes claro que de vez em quando sai umas desgraças como quarteto e esquadrão suicida porem e o que ta dando dinheiro e o cara reclama disso deve ser porque o filminho dele anda mau das pernas e ta com inveja que um homem aranha da vida depois de 2 reboots ainda da dinheiro e o dele não

rsrsrsrsr eu não duvido,já fizeram filme até de um aplicativo de celular então tudo é possível.

Provavelmente vão adaptar discos de músicas, rs Afinal, se pegar pra ver (ou ouvir), alguns tem estórias bem complexas que giram em torno de todas as musicas do album. Um bom exemplo é o disco Stream Of Consciousness da banda Vision Divine, sobre um homem preso numa cela de um manicômio tem a dizer sobre sua vida, seus medos, sua mente atormentada.....Então, é bem capaz de partirem pra isso.

Acho pouco provável,é difícil ver uma adaptação de video game que se saia bem nos cinemas.Na questão de super heróis eles poderiam investir nos chamados elseworld,seria bem interessante e fugiria totalmente do convencional.

Concordo. Também cansei. Senti o cansaço ano passado. Fui ver Guerra Civil e no caminho fui pensando no filme e vi que naão existia mais expectativa. Eu jaá sabia que o homem-aranha ia tá lá, Que ele tinha uns 20 minutos de cena e tal... Chegando no cinema, decidi ver Two Nice Guys, que achei super divertido. Até hoje não vi Guerra Civil. Comecei na Netflix uma vez, mas parei antes de 20 minutos. Deu a sensacao de ja ter visto tudo antes.

adaptaçoes de videogames?

Capitão América era parte de uma propaganda anti-nazista, então pra mim tá de boa... Já repararam nas cores dos principais heróis, tanto da MARVEL quanto da DC?!? Os mais famosos remetem as cores da bandeira norte-americana: - Super-Homem - Mulher Maravilha - Homem Aranha

Não consigo discordar dele. O gênero está estufado demais muitos filmes por ano. Não sou contra os filmes de herói, mas eles são muitos e sempre a jornada do herói parece as animações da Disney na faz pré Pixar. Não sou o único a pensar assim quando um filme como Deadpool surge é um sucesso justamente por não ser igual a fórmula Marvel. O pior que a DC que parecia seguir um caminho diferente desistiu e tá fazendo um produto igual a Marvel só que com menos organização e qualidade. O ruim disto é que não consigo me imaginar indo cinema ver vingadores 6 e liga da justiça 6.

Eu vi essa entrevista na Cinepop Renato Marafon sempre trazendo boas entrevistas.

Exatamente. Acho que depois de Guerra Infinita, poderiam fazer uma pausa. Mas isso é algo que não vai acontecer mesmo!!!

Fico pensando se um dia o cinema de heróis vai saturar,e qual sera o novo estilo que ira dominar o mercado depois disso.

Kkkkkkkkkkkkkkkk gostei do que ele disse e respeito isso huahuahua!

Hahahahaha

Ele tá certo. Tá cansando mesmo. Eles poderiam dar uma pausa de alguns anos antes dos próximos. Mas sabemos que isso não vai acontecer né...

Capitão Brasil! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Honestamente falando, sempre houve um patriotismo exagerado nos super-heróis e que também é visto em várias outras histórias americanas. Até em Planeta dos Macacos (o último, que vi essa semana) há momentos em que fica a imagem de que "se os Estados Unidos perderem, o mundo acabou".

Nolan também é um ótimo criador! Inception, Interstellar, (E o Batman). A propósito, eu adoraria que Nolan transformasse o livro '1984' em filme, onde este seria semelhante o 'V de Vingança' (pq tem a ver com o livro. LEIAM O LIVRO 1984. É essencial hj em dia). E até tenho o elenco que seria: Matthew McConaughey como o protagonista, Winston Smith; Olivia Cooke como Júlia; Leonardo DiCaprio como O'Brien; e Jeremy Irons como Emmanuel Goldstein; Teria ainda Joseph Gordon-Levitt; Tom Hardy; Cillian Murphy; Michael Shannon; e Scarlett Johansson. Com trilha de Hans Zimmer, usando a escala de Shepard nos efeitos! OMFGD. Seria o filme!

até onde sei, america chaves vende muito lá fora.

A parte que ele fala do nome do capitão eu até concordo, embora o nome venha com um contexto por trás, o da guerra. Ele se cansar dos filmes de heróis é normal, muita gente se cansa, nem todos são aficionados por quadrinhos, mas blockbursters estão ai pra fazer grana e os quadrinhos hoje rendem demais. Pra mim essa época é perfeita, visto que eu curto o gênero.

concordo...james Wan como vc disse acima eh um dos diretores da atualidade que mais me agrada pq ele tenta sempre fazer generos diferente e com sua pegada...agora tem muito diretores que sentam em cima do sucesso passado e quer nos massacrar com as mesma coisas de anos atras.. ex em o Burton que eu gosto pacas mas eh complicado assistir as produções dele recente parece sempre a mesma coisa.

Os EUA são, sempre fora e sempre serão patriotas! Não é que o mundo engoliu, pois se seguir essa lógica, o mundo teria que engolir que só o Brasil teve Carmem Miranda! E é claro que as editoras tem coragem de lançar HQ's com personagens patriotas. A única limitação das editoras hoje em dia, PRINCIPALMENTE DA MARVEL, é que elas estão sendo levadas a "lançar" somente HQ's Po1itic@ment3 Corretas! Quem não lembra da tal "AMERICA" a personagem baseada na Bionce que iria dar uma lição nos cis e blá blá blá... O que aconteceu com ela mesmo? Ah é! Fracasso total de vendas!

Sabe um outro diretor menor que também parece gostar de ficção científica? Duncan Jones, o filho do David Bowie. Ele dirigiu E escreveu o filme Lunar ("Moon"), um filme de relativo sucesso. E ele também sabe fazer filmes baseados em franquias da cultura popular, ele fez o filme do Warcraft (mesmo que tenha sido um fracasso total de crítica).

mais um diretor com dor de cotovelo por causa de filmes de heróis...

<i>“Mas o que mais me incomoda é eles existem para mostrar a supremacia da América e como eles são incríveis".</i> SIM! O Capitão América nasceu na 2ª Guerra Mundial com essa missão! Em que mundo esse diretor vive? Claro que o Brasil, a França e até o Cambodia podem ter seu Capitão com o nome de seu país para dar-lhes ânimo e vontade de vencer, assim como o Capitão América! E o que ele deveria criticar é a falta de produções que não sejam de heróis. Pois os filmes que mais me levaram ao cinema foram filmes de heróis. Precisamos é de mais BONS FILMES além dos de heróis! Temos o James Wan com seus filmes do Invocação e da Boneca, em breve vira o da Freira e tem o IT ai também, veja só! O diretor está numa bolha! Precisa sair dela para ter um pouco mais de conhecimento e ter uma opinião mais coerente!

bom parto do principio... o cinema ta apostando em filme de heróis é pq não ta tendo outros gêneros fazendo bons filmes, teve uma época que o cinema vivia de animação e ai ninguém reclamava, tivemos momento abarrotado de filmes de morte gratuita estilo jogos mortais e ninguém falou nada...... Estamos tendo oportunidade de ter bons filmes de heróis e por mim pode continuar assim....

Isso é um fenômeno que eu sinto que parece acontecer muito com vários cineastas mais velhos no final de suas vidas e carreiras: eles parecem que começam a perder interesse pelo cinema depois de te-lo feito por tanto tempo.

O nome "Capitão América" foi criado numa época em que os Estados Unidos estava mega patriota, por isso todo mundo engoliu. Hoje, nenhum quadrinho, mesmo americano, teria coragem de ter uma herói com esse nome. Todo mundo engole hoje porque é tradição, fazer o quê - Não que "Valerian" seja um nome incrível.

Infelizmente o sucesso de um cineasta no passado não mantem o mérito dele eternamente em toda a sua carreira. Ridley Scott foi um gênio quando fez Alien e Blade Runner, mas atualmente ele amarga em um limbo de criatividade com títulos infelizes como Êxodo: Deuses e Reis.

Ta saindo anuncio de datas de vários filmes hoje, vamos acordar Omelete, aqui até agora não saiu nada.

Concordo parcialmente com ele. Filme de super-herói é legal mas convenhamos, ultimamente há um excesso de filmes assim nos últimos anos. Hollywood praticamente só virou isso, e, pelo menos pra mim, isso cansa.

Tem, mas não no nível dos filmes do Nolan. A quantidade de prédios e pessoas que o Coringa do Nicholson, a Mulher-Gato da Pfeiffer e o Penguim do DeVito explodiram não se comparam as que o Ra's al Ghul e o Coringa do Ledger explodiram. A violência nos filmes do Burton eram mais pessoais e diretas como dos filmes noir.

Nada. Eu costumo fazer umas perguntar aleatórias ao post o tempo todo kk é o meu jeito

O profissional é tão bom quanto, mas eu tenho uma queda por ficção científica então eu acabo preferindo o quinto elemento, e sim ele ta um tempo sem fazer filme bom

Eu penso isso de O profissional. Mas tem um bom tempo que o cara não faz um filme legal. isto é, não serei injusto com Valerian, pois ainda não assisti.

Faz sentido o que ele diz...

Mas o quinto elemento é um dos melhores filmes que ja assisti

Olha o Luc Besson passando recibo...

Guardiões 2>>valerian

Que tem a ver? pq a pergunta?

Off topic. Gata negra e Sabre de prata ganharam data de estréia, 8 de fevereiro de 2019.

Meio que concordo com ele

Perguntar sobre filmes de heróis para cineastas e igual perguntar sobre Trump para artistas, só pra fazer polêmica.

Podia pelo menos fazer um comentário que não se contradiz, e por acaso os filmes do Batman do Burton não tem muita ação? E ter ou não ter cenas de ação não faz um filme se tornar ou não um filme noir, "gênia".

Cala a boca mano, acho que vc não entendeu bem o que ele falou

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus