Filmes

Crítica

O Diário de Tati | Crítica

Não importa se é 1994, 2006 ou 2012, a aborrescente criada por Heloísa Périssé vai ser sempre coisa de gente velha

23.08.2012, às 19H10.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H44

A adolescente Tati, personagem criada pela humorista Heloísa Périssé, surgiu na Escolinha do Professor Raimundo em 1994, mas se popularizou entre 2002 e 2003, quando estrelou o quadro "Papo Irado" do Fantástico. Popularizou-se não só por conta da exposição maior na TV, mas também porque estava em sintonia com as lições de moral sobre as relações de pais e filhos que o programa faz, em linguagem "jovem", para a Família Brasileira nas noite de domingo.

diário de tati

None

diário de tati

None

Se o filme O Diário de Tati parece terrivelmente datado, não é só porque já faz seis anos que foi rodado (dá pra imaginar a vergonha que hoje, na estreia, devem sentir os integrantes do elenco que eram pouco conhecidos em 2006, como Marcelo Adnet). Soa datado, principalmente, porque Tati, enquanto projeção de adultos do que é ser adolescente, sempre foi um anacronismo. Não são suas gírias de prazo vencido ou seu computador com monitor de tubo que a tornam deslocada, mas sua própria natureza.

Enquanto mantida no tempo suspenso da realidade idealizada que é o Projac, Tati tinha o seu nicho. No cinema, onde as exigências são outras, especialmente para o público desta Geração Z que faz, consome e renova um zeitgeist a cada momento, o filme do diretor Mauro Farias não deve dizer muita coisa... Na trama, muitos ao redor de Tati cumprem o roteiro da revolta jovem - formam uma banda - enquanto sobra para a protagonista a lição de ser responsável, passar de ano etc. O caso é que hoje em dia até esse ideal de formar uma banda deve parecer uma velharia para muito adolescente.

Ironicamente, a atuação de Heloísa Périssé é o elemento menos caduco ou estranho. A atriz se entrega tão naturalmente à caricatura da aborrescente que vê-la interpretando Tati passa a ser um dos poucos prazeres que a comédia proporciona, uma vez que a premissa absurda - a ideia de ver uma mulher que hoje tem 46 anos se passar por uma menina de 15 - só realça a irrealidade de O Diário de Tati, um raro longa-metragem sobre jovens feito para gente velha.

O Diário de Tati | Cinemas e horários

O Diário de Tati | Trailer

Nota do Crítico
Regular
O Diário de Tati
O Diário de Tati
O Diário de Tati
O Diário de Tati

Ano: 2007

País: Brasil

Classificação: LIVRE

Duração: 90 min

Direção: Mauro Farias

Elenco: Heloísa Périssé, Marcelo Adnet, Louise Cardoso, Marcos Caruso, Maria Clara Gueiros, Pedro Neschling, Thais Fersoza

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.