Filmes

Crítica

O Dom da Premonição | Crítica

O dom da premonição

30.08.2001, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12

Os enredos sobrenaturais levam uma pequena vantagem em relação a outros subgêneros do suspense. Afinal, fica mais fácil provocar sustos com cenas bizarras, fantasmas e situações pouco verossímeis. Repleto de estrelas, em aparições que variam do amplo destaque às pontas inexpressivas, O Dom da Premonição (The Gift, 2000) utiliza como mote exatamente esses aspectos que fogem da compreensão humana. E recebe o gerenciamento de um expert do horror, o cineasta norte-americano Sam Raimi.

Depois de um começo surpreendente, com o terror escrachado de A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1982) e A Morte do Demônio 2 (Evil Dead 2, 1987), Raimi ganhou respeito como um criativo comandante de cenas e câmeras. Nos anos noventa, dirigiu os médios Darkman (1990) e Rápida e Mortal (The Quick and the Dead, 1995). Atingiu então o ponto máximo da notoriedade. Foi convidado a comandar o esperadíssimo longa-metragem do Homem-Aranha, previsto para maio de 2002. Antes disso, Raimi já havia trabalhado com o ator Billy Bob Thornton em Um Plano Simples (A Simple Plan, 1998). Também um roteirista, Thornton - famoso por ser o marido de Angelina Jolie - presenteou o diretor com um roteiro cheio de mistério e intrigas. E daí surgiu a idéia de O Dom da Premonição.

Conexão sinistra

O poder da vidência, a capacidade de visualizar acontecimentos futuros, ajuda a jovem viúva Annie Wilson (Cate Blanchett) a cuidar dos três filhos pequenos. Em troca de algum dinheiro, ela utiliza as cartas para desvendar o destino de seus clientes. Um deles, o mecânico Buddy Cole (Giovanni Ribisi), procura ajuda para se livrar dos pesadelos de infância, a influência maligna do pai. Outra visitante, Valerie Barksdale (a vencedora do Oscar Hilary Swank) busca uma solução contra as agressões do marido, o destemperado Donnie Barksdale (Keanu Reeves). Até agora, a prática se mostrou realmente um dom especial. Depois que Annie começa a ter visões estranhas e a sofrer com a perseguição paralela de Cole e Donnie, o dom vira maldição.

Em meio ao seu terror pessoal, a vidente recebe um pedido desesperado do professor Wayne Collins (Greg Kinnear). Dias antes de seu casamento, Collins assistiu ao desaparecimento de sua noiva, Jessica King (a gracinha Katie Holmes, do seriado Dawsons Creek). As investigações não alcançam resultado. Assim, Annie acaba envolvida em uma terceira trama, graças aos seus poderes especiais. Cabe a ela auxiliar Collins na busca de Jessica. As aparições sombrias e os sonhos de Annie exibem uma conexão sinistra entre os casos distintos. E o suspense se mantém do início ao fim.

Pena que os anseios mercadológicos prejudiquem boa parte da produção. Os indicados ao Oscar, Cate Blanchett e Kinnear, brilham. Ribisi convence, apesar do histrionismo. Mas o acúmulo de celebridades compromete o desempenho dos coadjuvantes Reeves e Hilary Swank. Ele, definitivamente, é incompetente no papel do vilão. Ela luta para se livrar do estigma do Oscar precoce. Por sua vez, a nudez de Katie Holmes deve convencer dezenas de cuecas a migrar aos cinemas, mas não soma nada à integridade da obra. No fim, apesar das arestas exageradas, o filme se sustenta com as surpresas do script, reforçadas pela criatividade de Raimi. Só é preciso alguma boa vontade da audiência. Aliás, para aqueles fãs do Cabeça-de-Teia que viram em Raimi uma incógnita, pode ficar a certeza de boas sacadas visuais e alguns momentos de antologia. O personagem cuida do resto.

Nota do Crítico
Ótimo
O Dom da Premonição
The Gift
O Dom da Premonição
The Gift

Ano: 2000

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 106 min

Direção: Sam Raimi

Elenco: Cate Blanchett, Giovanni Ribisi, Keanu Reeves, Katie Holmes, Greg Kinnear, Hilary Swank, Gary Cole, Rosemary Harris, J.K. Simmons, Chelcie Ross, David Brannen, Michael Jeter, Kim Dickens, John Beasley, Lynnsee Provence, Hunter McGilvray

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.